Análise à Banda Sonora de Os Miseráveis

 

Os Miseráveis é o filme que marca uma nova era do género musical neste abrir de ano.

Nunca, na História da Sétima Arte, um filme tinha sido assim produzido. Normalmente, nos filmes musicais, os atores gravam as músicas que compõem a banda sonora muito antes da gravação do filme em si. Com Os Miseráveis, o mítico musical composto por Claude-Michel Schönberg em 1980, com libreto de Alain Boublil e letras de Herbert Kretzmer, foi diferente. Tom Hooper, o realizador, optou por todo o filme ser gravado ao vivo, o que implicou uma maior preparação por parte dos atores. Outro aspecto que destaca este filme é que todo ele é composto por música, ou seja, não há diálogos ou falas entre as várias músicas como estamos habituados a ver noutros musicais.

miserables2

Os célebres temas como “I Dreamed a Dream”, “On My Own” ou “Bring Him Home” tiveram, neste filme, uma abordagem completamente diferente do que conhecíamos. O facto de o filme ter sido gravado ao vivo faz com que o público se envolva profundamente com a história. As respirações e a forma como os temas são interpretados ajudam a que se sintam as emoções das personagens.

miserables5

 

Esta opção deu aos atores liberdade para serem eles próprios a elaborarem os temas e conforme essas opções a orquestra tocou os instrumentais. Isto implicou novos arranjos como avanços, atrasos, pausas, etc.

Para esta adaptação ao cinema do musical baseado na obra de Victor Hugo, foi composto um novo tema, “Suddently”, interpretado por Jean Valjean (Hugh Jackman), que retrata o impacto de Cosette na sua vida.

samantha barks les miserables

A banda sonora de Os Miseráveis revela, acima de tudo, emoções e essas contagiam o público, fazendo-o sentir também as emoções das personagens.

Assim, Os Miseráveis destaca-se como uma mudança no género musical da Sétima Arte.

 

NOTA: nao percas o Passatempo MHD a decorrer, onde estamos a oferecer esta magnífica banda sonora Les Misérables - Highlights From The Motion Picture Soundtrack

 

Les Misérables: Highlights From The Motion Picture Soundtrack
Em CD dia 7 Janeiro

“Suddenly”, da banda sonora do filme, distribuída em Portugal pela Universal Music, está entre o lote de favoritas para a melhor canção original, na corrida aos Globos de Ouro.

Título Artista Dur.
1. Look Down Hugh Jackman 2:23
2. The Bishop Colm Wilkinson 1:34
3. Valjean’s Soliloquy Hugh Jackman 3:18
4. At The End Of The Day Hugh Jackman 4:27
5. I Dreamed A Dream Anne Hathaway 4:38
6. The Confrontation Hugh Jackman 1:55
7. Castle On A Cloud Isabelle Allen 1:11
8. Master Of The House Sacha Baron Cohen 4:52
9. Suddenly Hugh Jackman 2:32
10. Stars Russell Crowe 3:01
11. ABC Cafe / Red And Black Eddie Redmayne 4:21
12. In My Life / A Heart Full Of Love Amanda Seyfried 3:12
13. On My Own Samantha Barks 3:11
14. One Day More Les Misérables Cast 3:39
15. Drink With Me Eddie Redmayne 1:41
16. Bring Him Home Hugh Jackman 3:37
17. The Final Battle Les Misérables Cast 3:17
18. Javert’s Suicide Russell Crowe 3:00
19. Empty Chairs At Empty Tables Eddie Redmayne 3:13
20. Epilogue Les Misérables Cast 6:20