Anel permite aos cegos “lerem” um livro
Os avanços tecnológicos cruzam-se com a responsabilidade social e o resultado é um gadget que permite os cegos “ler” um livro sem ser em braile.
Um grupo de investigadores do MIT desenvolver o FingerReader, um anel inteligente que reconhece texto impresso e o converte em audio. Desta forma, basta que alguém coloque o wearable ( anel) no indicador e seguir as linhas do texto para consumir o livro ao estilo “audiobook em directo” O objectivo deste equipamento é poder auxiliar as pessoas com dificuldades visuais e cegas a consultar os mesmos livros que as outras pessoas.
O anel é capaz de emitir vários tipos de vibração para que conduza o dedo do utilizador pelo livro, ou seja, uma pessoa invisual conseguirá seguir perfeitamente as linhas de um texto, mesmo não tendo noção das mesmas.
Lê também: Camiões sem condutor chegam à Europa
Um certo tipo de vibração avisa quando se está no início de uma linha e outra diferente avisa quando se chegou ao fim. Há também outras tipos de vibrações que notificam quando é necessário subir o dedo ou baixá-lo para ser feita uma leitura correcta da linha.
Através de uma câmara que é incorporada no FingerReader, a ferramente sabe qual a ordem certa do texto – com base no que já foi lido e com base no que ainda falta ler.
O vídeo a seguir mostra como o FingerReader funciona.
https://www.youtube.com/watch?v=HBLIWpdDySo