Anel permite aos cegos “lerem” um livro

Os avanços tecnológicos cruzam-se com a responsabilidade social e o resultado é um gadget que permite os cegos “ler” um livro sem ser em braile.

Um grupo de investigadores do MIT desenvolver o FingerReader, um anel inteligente que reconhece texto impresso e o converte em audio. Desta forma, basta que alguém coloque o wearable ( anel) no indicador e seguir as linhas do texto para  consumir o livro ao estilo “audiobook em directo” O objectivo deste equipamento é poder auxiliar as pessoas com dificuldades visuais e cegas a consultar os mesmos livros que as outras pessoas.

O anel é capaz de emitir vários tipos de vibração para que conduza o dedo do utilizador pelo livro, ou seja, uma pessoa invisual conseguirá seguir perfeitamente as linhas de um texto, mesmo não tendo noção das mesmas.

Lê também: Camiões sem condutor chegam à Europa

Um certo tipo de vibração avisa quando se está no início de uma linha e outra diferente avisa quando se chegou ao fim. Há também outras tipos de vibrações que notificam quando é necessário subir o dedo ou baixá-lo para ser feita uma leitura correcta da linha.

Através de uma câmara que é incorporada no FingerReader, a ferramente sabe  qual a ordem certa do texto – com base no que já foi lido e com base no que ainda falta ler.
O vídeo a seguir mostra como o FingerReader funciona.

https://www.youtube.com/watch?v=HBLIWpdDySo

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *