Melhores Anime de 2018

Os Melhores Anime de 2018

[tps_header]

Acabou recentemente um dos melhores anos para a indústria de Anime e a MHD dá-te uma compilação dos títulos que não podes deixar de ver.

[/tps_header]

A quantidade de Anime lançados tem aumentado bastante ano após ano e há quem diga que, para além disso, eles têm demonstrado um maior nível de qualidade e distribuição. Com a Crunchyroll Anime Awards já ao virar da esquina, a MHD prepara uma lista com o propósito de filtrar os melhores dos melhores de 2018. Embora o factor subjectividade seja uma realidade, o que se segue é apenas uma lista dos animes mais aclamados do ano passado.

DEVILMAN CRYBABY

Melhores Anime de 2018

Há quem diga que uma boa adaptação de anime baseia-se exclusivamente na fidelidade da fonte original mas Devilman Crybaby foi um projecto ambicioso com conteúdo extra para além do Manga. Muitos pontos do Manga como as personagens, temas, cenas e arte são fieis ao trabalho original mas certas alterações e adições à história tornaram a experiência muito mais coesiva e interessante para o espectador. A arte de Masaaki Yuasa é rapidamente reconhecida nos primeiros momentos do Anime, o realizador optou por mudar o design das personagens resultando num aspecto mais coerente em relação ao ambiente onde estão presentes. Toda a acção têm um ritmo perfeito, cada movimento das personagens causa um enorme impacto e contêm um certo peso para o desenvolvimento das mesmas. Dizer que o ambiente de Devilman Crybaby é dos mais únicos da industria não é exagero, a escolha de cores juntamente com a excelente banda sonora tornam o Anime numa viagem sendo que mudam dinamicamente perante a situação. As batalhas são muito fluídas e bem realizadas porém existe certas alturas que torna-se difícil de compreender visualmente o que está a acontecer.

Devilmam Crybaby é uma experiência única que toca em temas de enorme maturidade. Embora não seja um anime perfeito devido à confusão visual em certas batalhas, alcança uma experiência muito “fora da caixa” e um art-style muito minimalista mas impactante.




VIOLET EVERGARDEN

Melhores Anime de 2018

Violet Evergarden representa o ser humano a encontrar-se a si mesmo. É uma batalha constante de sentimentos contraditórios apresentados por uma animação lindíssima e um dos melhores design de personagem dos últimos anos. À medida que a história se desenvolve, um sentimento de aproximação e intimidade surge perante o espectador e a protagonista, Violet. Embora existam momentos de enorme impacto, algumas cenas são demasiado alargadas e causam um ritmo lento perante o desenvolvimento da história. Violet Evergarden brilha verdadeiramente no desenho e simbologia de muitos momentos da aventura. É um Anime muito ambicioso que será lembrado não pela história mas sim pela sua parte estética. Muitos dos entendidos dizem que o desenho de Violet Evergarden é impossível na atualidade.

É uma experiência muito dependente do visual da mesma mas que conta muito lentamente a história de Violet a encontrar o significado da sua vida de uma forma que certamente muitos espectadores se identificam.




A PLACE FURTHER THEN THE UNIVERSE

Melhores Anime de 2018

O estúdio Madhouse sempre foi considerado uns de topo de produções Anime, será A Place Further Then The Universe mais um na lista de Anime excelentes da produtora? A resposta é simples, SIM! O senso de aventura neste Anime é algo perto do real, conta com um enorme foco em exploração, amizade e emoção. As personagens principais são muito bem escritas e as origens das mesmas são histórias bastante complexas e credíveis que deixam o espectador realmente investido de inicio ao fim. A banda sonora deste Anime foi de longe a nossa preferida de 2018, assemelha-se à do aclamado Anime “Made in Abyss” no sentido de demonstrar mistério e expectativa. O Anime não têm nenhum ênfase em especifico, é em geral uma experiência muito bem realizada ao ponto de não haver nenhuma falha que se destaque durante a aventura. Nenhuma das várias personagens principais perde tempo de ecrã ao longo do anime o que é uma surpresa agradável no género em que se baseia.

A Place Further Then The Universe é a representação perfeita de Aventura e descobrimento, toca em assuntos sérios mas de forma amigável e positiva. É uma experiência que realmente aquece o coração.




MEGALO BOX

Melhores Anime de 2018

Uma mistura de desporto,nostalgia e acção, Megalo Box é uma caixa de surpresas que engloba várias vertentes pouco exploradas na indústria resultando numa experiência inesquecível. Megalo Box é uma celebração dos animes clássicos como Cowboy Bebop e Samurai Champloo. Tem uma estética inspirada nos anos 80 e é inclusive distribuído numa resolução de 480p para maximizar o efeito. Conta com a evolução do protagonista principal, Joe, a subir nos ranks de MegaloBox, um desporto muito semelhante a Boxe mas cada lutador usa uma espécie de Membros mecânicos como forma de aumentar a velocidade e força dos seus movimentos. É um conceito muito arriscado mas a sua execução é exemplar, neste desporto de luta cada encontro é acompanhado de musica Rap muito bem interligada com cada movimento das personagens, embora existe pouco variedade no elenco, cada personagem tem aspecto,origem e movimentos únicos. As personagens são apresentadas durante as lutas através de flashbacks, estes que demonstram os motivos e objectivos das mesmas. As cores mantêm-se coerentes durante a experiência toda, sendo que mantêm um contraste bastante baixo o que resulta num ambiente pesado.

Megalo Box é um anime de acção extremamente bem realizado. O conceito é uma surpresa agradável ao género de luta e é uma verdadeira homenagem a vários clássicos do género.




 

BANANA FISH

Melhores Anime de 2018

Banana Fish é, para nós, o melhor Drama de 2018. O Anime revive um Manga muito antigo e tal como Devilman Crybaby, adiciona conteúdo bastante bem realizado e coerente perante a obra original. O Nome “Banana Fish” representa de forma anónima o enredo todo do Anime, este situa-se em vários estados diferentes dos EUA e a história é dividida em 2 vertentes, uma vertente superficial e simples e outra vertente complexa e matura. O Anime toca em várias falhas da sociedade real e explora os desejos “proibidos” do ser humano. Banana Fish é uma obra que obriga-nos a reflectir sobre as nossas acções do quotidiano e assemelha-se ao clássico “Ergo Proxy” devido a ter musica e ambiente com um tom pesado. Durante o enredo exploramos as mentes de vários antagonistas de forma a manter o interesse nas mesmas. A animação falha ao inovar mas excede-se em manter o aspecto bastante realista.

É sem duvida um anime abstracto e que pretende dar muito de pensar ao espectador. O ritmo mantêm-se coerente de inicio ao fim e não desilude na sua conclusão.




GRAND BLUE

Melhores Anime de 2018

Categorizar Grand Blue é uma tarefa difícil, há quem diga que seja um Seinen, uma comédia ou até mesmo Slice of Life. Esta dificuldade representa o que Grand Blue realmente é, uma mistura de emoções e storylines que oferecem de tudo um pouco ao espectador. Por norma, Anime com foco em adolescentes tende a expor o lado escolar das personagens porém este foge um bocado à regra assim tornando-o algo diferente dos géneros onde se identifica. Grande Blue pretende tocar em assuntos sérios do quotidiano com humor estereotipado mas imprevisível. As personagens são bastante distintas o que resulta numa variedade enorme de discussões, mal entendidos mas sobretudo gargalhadas. A animação destaca-se exclusivamente nos elementos mais presentes do Anime com um design de personagens bastante simples e realista.

Grand Blue é um Anime bastante casual com nenhum tipo de profundidade na história do mesmo. É um espetáculo de comédia bastante acessível a não perder.




3-GATSU NO LION (2ª Temporada)

Melhores Anime de 2018

3-Gatsu no Lion ou March Comes in Like a Lion é um anime que se excede em vários elementos e supera por uma margem enorme a sua primeira temporada. Enquanto que a primeira temporada tem como foco o personagem principal Rei e a sua saúde mental, esta tem como objectivo demonstrar as mentalidades diferentes do elenco que rodeia Rei. A segunda temporada toca em assuntos mais abrangentes da nossa sociedade sendo bullying o tópico principal. É uma apresentação de emoções bastante forte e uma das melhores caracterizações de um antagonista que já vimos. Todas as personagens são escritas de forma a iludirem mentalmente o espectador que são reais. Muitos dos diálogos entre as personagens são feito através de metáforas complexas e movimentos característicos das mesmas, sendo que só se destacam durante os jogos de Shogi. O estúdio SHAFT cria mais uma vez uma experiência inigualável de emoções que conta com um desenho bastante único e uma excelente banda sonora de tons melancólicos que intensificam bastante cada momento desta temporada.

A segunda temporada de 3-Gatsu no Lion é sem duvida uma das melhores sequelas de 2018. Pega em todos os pontos positivos da primeira temporada e leva-os a novas alturas. É um Anime que consideramos ser muito perto de perfeito e que realmente deixou a sua marca em 2018.




CELLS AT WORK!

Melhores Anime de 2018

Cells at Work! é um estudo de tudo o que nos rodeia, desde civilizações antigas até à actualidade tecnológica. Este tem como objectivo mostrar a evolução física e mental do ser humano e discutir o ciclo de evolução no futuro. o Anime, assim como o nome diz, é sobre as células do nosso corpo e exibe um estudo alargado sobre as mesmas. As personagens são caracterizadas sendo cada uma delas um órgão diferente do corpo humano e servem como um “módulo” para o espectador. Visto que o anime baseia-se no corpo humano e as personagens são caracterizadas sendo órgãos do mesmo, variedade é um dos mais fortes de Cells At Work, cada uma das personagens têm uma função única e expõem as suas relações umas com as outras. A melhor forma de descrever Cells at Work é proclamando-o um documentário cómico surpreendentemente acessível para todas as idades.

É acessível,engraçado e educativo. Não há nenhuma razão que consigamos encontrar para evitar Cells At Work.




SSSS.GRIDMAN

Melhores Anime de 2018

Gridman é um mix estranho de temas,num momento estamos a ver as personagens a passar um dia normal na escola e num ápice apercebemo-nos que estamos no meio de uma luta de Mechas. Embora seja um anime com acção em CGI de topo, a introdução das personagens nos primeiros episódios é muito alargada o que faz muitos espectadores desistirem antes da história desenvolver-se. Porém, Gridman aumenta o ritmo tão rapidamente que até nos deixou estupefactos. Mas o Anime é só explosões e lutas frenéticas sem sentido? Não! SSSS.Gridman segue uma abordagem que é muito presente em Anime Shounen, esta sendo um conflito entre uma amizade entre o protagonista e o antagonista. O forte de Gridman é sem duvida a atmosfera, por vezes o Anime mostra planos em primeira pessoa, câmara lenta, pausas enormes que causam desconforto e até mudanças de cor repentinas que tornam as batalhas muito dinâmicas. Trigger volta mais uma vez com o seu estilo de animação anteriormente usado em anime como Kill la Kill e Kiznaiver, é um desenho único do estúdio e achamos que Gridman foi até à atualidade, o melhor desempenho do estúdio em termos de Animação.

SSSS.Gridam tem muitos fortes apesar de igualmente ter uma boa quantidade de fraquezas. Mas face ao que o estúdio fez de excepcional, é difícil de criticar Gridman.




ATTACK ON TITAN (3ª Temporada)

Melhores Anime de 2018

A temporada anterior de Attack on Titan não terá sido a melhor recebida pelos fãs da série, os estúdios WiT reconheceram as suas falhas e prometeram melhorias no futuro, e melhorias foi o que trouxeram em 2018. A terceira temporada começa mesmo após os eventos da segunda mas rapidamente nota-se que apresenta uma atmosfera muito mais adulta e misteriosa. Attack on Titan, como o nome diz, baseia-se em redor de titãs, a nova espécie no mundo do Anime que vamos conhecendo através das personagens. Porém, o enredo desta temporada tem como foco expor as relações e confusões entre os humanos dentro das muralhas. A temporada começa com muita acção e raramente reduz o ritmo desde o primeiro episódio ao ultimo. O desenvolvimento de personagens supera tudo o que vimos até agora e apresenta de uma forma bastante misteriosa o objectivo dos “recentes” antagonistas.

É uma continuação excelente de uma série de enorme prestígio. Mantêm-se fiel à fonte original e eleva expectativas para o futuro da animação.

Qual é o teu Top 10?

[tps_footer]
[/tps_footer]


Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *