Anime da Semana: Monthly Girls’ Nozaki-Kun

Se gostas de paródias não podes perder esta série. Monthly Girls’ Nozaki-Kun foca-se na paródia do género shoujo e o resultado é hilariante!

Clichés. Quantos de nós, meros espectadores, já não se cansaram de ver a repetição contínua dos mesmos estereótipos em filmes ou séries? É um descontentamento universal e que também atinge os espectadores de animes. Aliás, é possível que estes últimos ainda sofram mais com este problema. Assim, é sempre com grande agrado que vemos novos projectos a oporem-se à utilização destes clichés. Mas ainda dá mais satisfação quando existem filmes/séries que têm como único objectivo parodiar esses estereótipos. Este é o caso da série anime Monthly Girls’ Nozaki-Kun.

Lê mais: Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

monthly girls' nozaki-kun

Monthly Girls’ Nozaki-Kun é facilmente uma das melhores séries anime de comédia dos últimos tempos. No âmago da série está a subversão do género shoujo, algo muito bem trabalhado e conseguido em todos os episódios. Para nosso espanto, o anime concentra-se de tal maneira nesta ideia que chega a ser um exagero. Mas se não tivesse sido assim, Monthly Girls’ Nozaki-Kun perdia o seu carisma. Ora, numa explicação muito rápida, o que a série faz inúmeras vezes é agarrar naquilo que seria uma cena banal de uma manga shoujo e torná-la numa piada hilariante.

Consulta ainda: 12 locais que inspiraram obras do Studio Ghibli (parte 1)

Monthly Girls' Nozaki-kun

Gekkan Shoujo Nozaki-kun começa a sua história com a protagonista, Sakura Chiyo, a ganhar coragem para confessar os seus sentimentos ao rapaz de quem ela gosta, Nozaki. Porém este confunde-a com uma fã da sua manga shoujo. Eventualmente, ela acaba por se tornar sua assistente na criação da manga. A história acompanha os protagonistas na sua vida escolar, enquanto trabalham na manga e conhecem outros colegas da escola que os vão ajudar nas histórias da banda desenhada ou servirão de inspiração para as mesmas.

Lê Também:   Animal Crossing sai da Nintendo Switch para se transformar em LEGO (é melhor que o jogo)

Vê também: E se as princesas Disney fossem personagens anime?

A série não tem uma narrativa contínua. Em vez disso, apresenta-se no formato de sitcom. Cada episódio tem um determinado tema ou uma determinada situação, que vai sendo desenvolvida e que é concluída no respectivo episódio. Graças a esta estrutura os episódios são sempre uma lufada de ar fresco e apresentam um bom ritmo, visto que não há necessidade de apressar ou atrasar a história.

Lê mais: Os 10 principais géneros de animes

Monthly Girls' Nozaki-kun

Como a série é sobretudo sobre o gozo e a paródia em torno dos clichés do género shoujo, a visualização deste anime será muito mais proveitosa e agradável se o espectador já estiver familiarizado com os tais estereótipos. Isto não quer dizer que não seja possível ver esta série sem conhecer os clichés que ela ridiculariza, ou que o anime não seja divertido. Embora a série tenha o cuidado de explicar brevemente os clichés, todas as piadas vão fazer mais sentido e ter o dobro da graça para quem já está cansado de ver certos estereótipos a serem repetidamente usados.

Lê Também:   Corsair M65 Ultra Wireless, a Crítica | Um tiro certeiro para os gamers

Vê ainda: Your Lie in April, em análise

Monthly Girls' Nozaki-kun

Uma boa comédia precisa sempre de um bom elenco. Felizmente, Monthly Girl’s Nozaki-kun conta com um excelente grupo de personagens. Dando continuidade à ideia de subverter e parodiar todos os estereótipos do género shoujo, os personagens desta história são mais uma prova do grande trabalho da série na abordagem deste conceito. Para além disso, cada um tem direito ao seu “tempo de antena” na série. Ao contrário do acontece em muitas séries, o foco não reside apenas em Nozaki e Sakura. Também é de louvar a capacidade que a série teve de desenvolver cada um dos personagens sem deixar o humor de lado.

Consulta também: Kimi no Na wa | Filme será qualificado para os Óscares

Monthly Girls’ Nozaki-kun é uma comédia notável e muito bem conseguida. Este resultado final só é possível porque a série foca-se sempre, do início ao fim, nos seus pontos fortes e nos objectivos que pretende atingir. Com personagens engraçados e com as situações hilariantes em que eles se encontram, temos em Gekkan Shoujo Nozaki-kun uma série anime que nos oferece uma comédia fantástica. Vai ser difícil chegar ao último episódio sem um personagem favorito ou sem uma boa gargalhada!


Monthly Girls' Nozaki-kunTítulo Original: Gekkan Shoujo Nozaki-kun
Realizador: Mitsue Yamazaki
Doga Kobo | Comédia | 2015 | 12 episódios

[starreviewmulti id=26 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’] 


Filipa Machado