Antes de Adormecer, em análise

 

Antes de Adormecer-poster
  • Título Original: Before I Go to Sleep
  • Realizador: Rowan Joffe
  • Atores: Nicole Kidman, Colin Firth, Mark Strong
  • NOS | 2015 | Mistério | Thriller | 92′

[starreviewmulti id=11 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

“Antes de Adormecer” corria o risco de ser apenas outro “Memento”, ou uma versão inferior do mesmo. Contudo, tem o seu próprio ponto de vista original, ainda que tenha alguns defeitos na execução.

Christine (Nicole Kidman) acorda dia após dia sem qualquer memória recente devido a um violento ataque que ocorreu no seu passado. No entanto, desconhece a existência deste evento, e todos os dias descobre informação que a leva a desconfiar de todos à sua volta, inclusivamente o seu marido Ben (Colin Firth) e o seu psiquiatra (Mark Strong).

beforeigotosleep2

O facto de existir um filme com um tema semelhante que foi tão bem recebido pela crítica faz com que a decisão de produzir “Antes de Adormecer” seja ambiciosa, uma vez que é impossível não os comparar. No entanto, a comparação não faz sentido neste caso, pois há uma diferença enorme no que diz respeito, principalmente, à atmosfera que rodeia o enredo, que é fria e distante de uma forma distintiva.

O sucesso do filme deve-se maioritariamente à representação, que é subtil e adequada, especialmente da parte de Nicole Kidman e Colin Firth. Kidman mostra-nos uma Christine fragilizada e insegura, que ainda assim luta consigo própria para reter e recuperar memórias vitais para a sua sobrevivência, enquanto que Colin Firth apresenta-nos uma personagem misteriosa e infeliz na sua rotina diária.

beforeigotosleep

O enredo é também interessante, e cria-se uma necessidade intensa de saber quem foi o responsável pela perda de memória de Christine que agarra a audiência até ao fim, onde somos presenteados com um sentimento de resolução e de catarse.

As falhas de “Antes de Adormecer” residem maioritariamente numa falta de complexidade ao nível do desenvolvimento das personagens e também da atmosfera. O psiquiatra de Christine acaba por ser uma personagem algo desnecessária porque existem aspectos inexplorados na relação entre ambos que tornariam o enredo bastante mais interessante, fazendo com que Dr. Nasch pareça apenas uma estratégia para criar avanços na acção. O facto da atmosfera ser algo árida faz com que haja uma falta de empatia por Christine que só se ultrapassa nos últimos minutos do filme.

beforeigotosleep4

O importante é que os aspectos positivos são superiores aos negativos, e “Antes de Adormecer” apresenta de facto uma perspectiva original dentro do género.

SL

One thought on “Antes de Adormecer, em análise

  • Sinceramente foi uma desilusão… É muito previsível. Estava curioso para ler o livro, mas depois de ver o filme… Nha…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *