Apple deixa importante aviso sobre novo iOS
A Apple lança iOS 18.4.1 com correções críticas para falhas de segurança já exploradas. No entanto, deixa um aviso antes de instalares.
A Apple lançou uma atualização urgente do iOS — a versão 18.4.1 — para corrigir duas falhas de segurança graves que já estão a ser exploradas em ataques reais. Nesse sentido, a empresa norte-americana apela aos utilizadores para atualizarem os seus dispositivos imediatamente.
A atualização iOS 18.4.1 surge fora do calendário habitual, o que evidencia a gravidade das vulnerabilidades corrigidas. As falhas afetam componentes essenciais do sistema e podem permitir que atacantes assumam o controlo total do dispositivo.
iOS 18.4.1 vem corrigir duas falhas muito graves
A primeira vulnerabilidade, identificada como CVE-2025-31200, afeta a framework CoreAudio do iOS. A falha permite a execução de código malicioso através de um ficheiro de áudio manipulado. Assim sendo, a Apple, em colaboração com o Google Threat Analysis Group, confirmou que esta vulnerabilidade já foi explorada em ataques sofisticados direcionados.
A segunda falha, CVE-2025-31201, na componente RPAC, contorna o mecanismo de Pointer Authentication — um sistema que protege a memória do dispositivo contra modificações maliciosas.
Especialistas em cibersegurança, como Paul Ducklin, alertam para o potencial uso destas falhas na instalação de spyware altamente intrusivo. Nesse sentido, uma vez comprometido, um dispositivo pode expor comunicações privadas, incluindo conteúdos de apps encriptadas como WhatsApp e Signal.
O iOS 18.4.1 está disponível para os modelos a partir do iPhone XS. Como também em vários modelos de iPad, incluindo iPad Pro, iPad Air (3.ª geração ou superior), iPad 7.ª geração ou superior, e iPad mini (5.ª geração ou superior). A Apple lançou ainda atualizações de segurança para os restantes sistemas operativos: macOS Sequoia 15.4.1, tvOS 18.4.1, visionOS 2.4.1, watchOS 11.4 e Safari 18.4, abrangendo o ecossistema Apple.
Já tens a versão mais recente do iOS?