As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes | O melhor som europeu

 

O filme de Miguel Gomes entrou na corrida para os Prémios EFA, ao ganhar a categoria técnica de Melhor Som.  Elogiado amplamente pela crítica europeia a trilogia ‘As Mil e uma Noites’, é um dos favoritos pelo menos às nomeações de Melhor Filme dos Prémios EFA, que serão anunciadas no a 7 de Dezembro no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

Com tem sido habitual nos últimos anos e para agilizar o anúncio das nomeações no Festival de Sevilha, a European Film Academy, apresentou já os vencedores às categorias técnicas, dos 28.º Prémios EFA (European Film Awards), do Cinema Europeu (os correspondente aos Óscares na indústria europeia). Das seis categorias e vencedores anunciados (Direcção de Fotografia, Montagem, Design de Produção, Desenho de Figurinos, Banda Sonora e Som) a trilogia portuguesa, ‘As Mil e Uma Noites’, de Miguel Gomes, foi considerada com o Melhor Som Europeu, um trabalho da autoria da dupla Vasco Pimentel e Miguel Martins.

Segundo o júri composto por alguns dos melhores técnicos e diretores de som europeus: o desenho de som de ‘As Mil e Uma Noites’ possui uma forte identidade, que combina documentário e estilos de ficção. Cada sequência de som desenvolve um ponto de vista original que corresponde de forma muito próxima à narração. O resultado é uma poesia brilhante, cheia de vida e ousadia. ‘As Mil e uma Noites’, é aliás um dos favorito às nomeações de Melhor Filme Europeu.

Lê Também:  As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro

Quanto aos restantes vencedores, o Prémio de Melhor Direcção de Fotografia, foi atribuído ao filme austríaco ‘Goodnight Mommy’, de Severin Fiala e Veronika Franz. O filme polaco ‘Body’, de Malgorzata Szumowska, foi distinguido na categoria de Melhor Montagem, e ‘The Brand New Testament’,  do belga Jaco Van Dormael, foi reconhecido na categoria de Melhor Design de Produção. O EFA para os melhores figurinos foi atribuído ao filme grego ‘The Lobster’, de Yorgos Lanthimos, ao passo que a Melhor Banda Sonora foi ganha por ‘The Duke Of Burgundy’, do realizador britânico Peter Strickland. Os nomeados nas categorias de Filme Europeu, Melhor Comédia, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Actriz e Melhor Actor serão revelados a 7 de Novembro (sábado), no decorrer do Festival de Cinema Europeu de Sevilha.

A cerimónia dos 28º European Film Awards, que anunciará e premiará todos os melhores do Cinema Europeu, vai realizar-se em Berlim (Alemanha), no próximo dia 12 de Dezembro.

As Mil e Uma Noites

 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *