Battleship: Batalha Naval – Blu-ray em análise

 

Título original: Battleship

Realizador: Peter Berg

Atores: Taylor Kitsch, Alexander Skarsgård, Rihanna, Liam Neeson

Universal | 2012 | 2.40:1 | DTS-HD Master Audio 5.1 | 131 min

Classificação:

[starreviewmulti id=3 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

 

Em 2005 a NASA descobriu um planeta semelhante ao nosso capaz de suster vida e decidiu construir um satélite que os permitisse enviar um sinal para esse planeta. No local em que se dava um exercício de combate cinco naves caiem na Terra. O desconhecimento em relação àquelas máquinas é um motivo de preocupação para todos, até para a NASA que acabou por receber a sua tão ansiada resposta.

Este filme é inspirado num jogo conhecido por todos e que não tem nenhuma história de fundo. Fazer um filme, ou melhor, fazer um bom filme a partir desse jogo é um grande desafio e algo que não joga a seu favor.

Inserir num filme naves e extraterrestres, tecnologicamente mais avançados, contra a marinha, que tem como arma navios grandes e pesados, e que apesar do seu grande poder de fogo não é nada comparado com o dos seus inimigos, parece um pouco desequilibrado. Mas no final a história está bem construída, não tendo favoritismos, chegando a pôr em causa o sucesso dos nossos heróis.

O argumento podia ser melhor, tendo aspetos que nos fazem desconfiar da seriedade do filme, como por exemplo, a NASA mandar um sinal para o espaço à espera de ter uma resposta, mas quando ela chega ficam todos aterrorizados… Para a próxima fiquem sossegadinhos.

Peter Berg consegue captar a essência humana que o argumento lhe proporciona e os fantásticos navios da marinha americana são captados na sua magnificência.

O elenco não se portou mal, mas podia ter dado muito mais. Taylor Kitsch faz um bom trabalho, mas o sarcasmo não é o seu forte. Alexander Skarsgård desilude um bocado – quem vê “True Blood” sabe que Skarsgård consegue muito melhor do que isto. A personagem de Brooklyn Decker foge ao tipo de personagens femininas que se espera num filme destes, uma personagem forte e que se sabe desenvencilhar sozinha, não sendo preciso estar sempre a gritar “Alex!”. Este filme marca a estreia de Rihanna no cinema. Dêem-lhe mais uns aninhos e ela passa a fazer isto com uma perna às costas.

As semelhanças com o jogo aparecem em algumas partes, mas apenas para dar razão ao título do filme.

Em Blu-ray o filme encontra-se em alta definição 1080p, com o aspect ratio de 2.40:1, com mais detalhe e cores vivas e vibrantes, dando ao mar um tom de azul brilhante que é tão apelativo como irritante.

O som do filme é fantástico, estando no formato 5.1 DTS-Master, que nos permite ouvir o fundo relaxante do mar e os estrondos de destruição de forma bem nítida.

 

Os EXTRAS abundantes valem a pena ver, mas são um pouco repetitivos:

– “Final Alternativo”, que tal como o nome indica dá-nos a conhecer outro possivel final para o filme;

– “VIP ao USS Missouri” leva-nos numa visita pelo ícone da marinha americana;

– “Preparação para a Batalha” fala-nos da pré-produção do filme;

– “Todos a Dar No Duro: O Elenco” ouvimos as experiências do elenco durante as filmagens;

– “Entrar na Batalha” que mostra como foi gravar no mar e no Mighty Mo;

– “Comandante Pete” experiência de trabalhar com Peter Berg;

– “Os Efeitos Especiais de Battleship – Batalha Naval” é nos explicado a evolução dos efeitos especiais do filme;

– “Trailer do Jogo BattleshipTM”, trailer do jogo do filme.

É impossível não ser comparado com “Transformers”. Ambos têm robôs gigantes vindos do espaço que só sabem provocar destruição, só que desta vez têm de enfrentar a marinha americana que não vai entregar o nosso planeta de mão beijada. “Battleship” distingue-se, do seu semelhante, pela humanidade do seu argumento. Com uma versão em blu-ray que realça o que o filme tem de melhor, proporcionando duas horas de entretenimento espectaculares.

Versões disponíveis: 

Battleship – Batalha Naval  (DVD | Trailer do Jogo BattleshipTM)

Battleship – Batalha Naval (Blu-ray | todos os extras)

 

RM