"The End of Vacation" © BEAST IFF

BEAST IFF 2021 apresenta cinema de Leste em Lisboa

Depois da edição presencial na cidade do Porto, o BEAST IFF chega a Lisboa em parceria com a Galeria Zé dos Bois e o Cineclube Aparição. 

O BEAST IFF: ON-TOUR continua do dia 7 de junho até ao dia 28 de junho de modo a apresentar o melhor da cultura contemporânea da Europa Central e de Leste ao público português. Segundo a organização deste festival:

[…] Para encerrar a sua programação de 2021 com “chave de ouro”, o BEAST IFF, em parceria com o Cineclube Aparição, agora promove uma edição pocket do festival na conceituada Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Denominada BEAST IFF: ON-TOUR, esta breve edição propõe trazer os destaques da programação online e on-site às audiências lisboetas, enquanto promove o melhor da cinematografia do Novo Leste.

O BEAST IFF chega a Lisboa depois da edição on-site que decorreu entre 29 de abril e 3 de março, que por sua vez se sucedeu a uma bem sucedida edição online que decorreu em março, e através da qual foram apresentadas mais de 60 curtas e médias metragens.

BEAST IFF
“Today Is 11th June 1993” © BEAST IFF

As sessões do BEAST IFF em Lisboa iniciam-se a partir do dia 7 de junho, acontecendo semanalmente sempre às segundas-feiras, às 21h na Galeria Zé dos Bois. A entrada custará 3€, e os bilhetes já estão disponíveis online na página da Galeria.

BEAST IFF: Programa Completo em Lisboa

● 7 de Junho

Shorts from Mirages of Freedom

A secção retrospectiva The Mirages of Freedom homenageia as curtas experimentais da Ucrânia Soviética. O programa é uma parceria com o Dovzhenko Center, na Ucrânia, e foi um dos destaques da edição online do festival, realizada no começo deste ano.

Kyiv Frescos” (Sergei Parajanov, RSS Ucraniana, 1966, 15′, LEG. EN): Filme incompleto de Sergei Parajanov. O estúdio de cinema decidiu suspender a produção deste “filme basicamente impressionista impregnado de pacifismo”. Tudo o que restou foram 15 minutos de filmagens de teste.

Asphaltotronic” (UPV Art Group and Viacheslav Buhaevskyi, RSS Ucraniana, 1967, 4′, LEG. EN) Um conhecido professor do Instituto de Cibernética é vítima de um ataque armado, que foi imediatamente noticiado nos jornais centrais. Suspeita-se que esta seja uma operação especial da CIA, para sequestrar os “cérebros” mais poderosos do país.

Water Supply” (ADA KVIRAIA, RSS Ucraniana, 1987, 16′, LEG. EN): Uma câmara portátil leva o espectador pelos cantos de uma cidade da costa da Abecásia até à sala do personagem principal. Este filme é uma parábola que dá continuidade à tradição da escola georgiana de cinema poético, com a sua alegoria e reflexão sobre a natureza humana.

The End of Vacation” (SERHII LYSENKO, RSS Ucraniana, 1985, 29′, LEG. EN): Este filme é dedicado à icónica banda de rock Kino. É composto por quatro videoclipes da banda que estão conectados por um único enredo. O filme conquistou seguidores de culto e influenciou a subsequente carreira do vocalista da banda, Viktor Tsoi.

● 14 de Junho (SEG)

As Far As I Know” (NÁNDOR LÕRINCZ AND BÁLINT NAGY, Hungria & Roménia, 2020, FIC, 117′, LEG. PT/EN): “Tanto quanto eu sei” é baseado numa história real e fala sobre o complicado processo
penal, iniciado devido a uma violação, na perspectiva do cônjuge da vítima, Dénes. Na ausência de quaisquer ferimentos trágicos e evidências reais, Dénes tem uma sensação cada vez mais profunda de que a reclamação de sua esposa é mais um grito desesperado por ajuda. Esse é o início de uma busca agudamente tensa pela verdade no trilho das suspeitas, ao longo da qual os preconceitos do público também são mapeados de forma incisiva.

● 21 de Junho (SEG)

The Distance Between Me and Me” (MONA NICOARĂ, DANA BUNESCU, PROD. ADA SOLOMON, Roménia & EUA, 2018, DOC., 89′, LEG. PT/EN): Poetisa judia romena de vanguarda, música, artista visual, femme fatale, bebedora prodigiosa e fumante terminal, Nina Cassian tinha mais do que a maioria para lutar. O seu refúgio na clandestinidade comunista durante a década fascista de 40 colocou-a pela primeira vez numa proximidade cúmplice do regime estalinista da década de 50. Em seguida, foi impelida em rota de colisão contra o regime de Ceaușescu na década de 70, que eventualmente a obrigou a um exílio indesejado em Nova York em 1985, quando os seus poemas levaram a um assassinato pela polícia secreta. Um filme intensamente pessoal sobre arte, crença e política, baseado num arquivo rico de filmes, músicas, poemas, aparições oficiais na televisão, gravações privadas nunca antes vistas e materiais de vigilância da polícia secreta.

● 28 de Junho (SEG)

Shorts from The Experimental EAST

Dedicado às curtas experimentais, o programa Experimental EAST serve de plataforma para
obras e cineastas com foco na narrativa, conceitual, técnica e experimental. O programa apresenta uma liberdade de jogo em termos de estética, limites técnicos e fronteiras semióticas, enquanto quebra o discurso padrão popular.

Today Is 11th June 1993” (CLARISSA THIEME, 2018, Bósnia e Herzegovina & Alemanha, EXP/DOC., 13’, LEG. PT/EN, Winner BEAST IFF 2018): Durante a guerra da Jugoslávia, um grupo de jovens imagina a fuga de uma cidade cercada de Sarajevo com a ajuda de uma máquina do tempo. Thieme activa o encanto do passado com a ajuda da tradutora/oradora Grace Sungeun Kim, abordando o futuro de novo. Como eles irão reagir?

Maternity” (NATALIYA ILCHUK, 2019, Ucrânia, EXP./DOC, 17’, LEG. PT/EN): Maternidade é um filme sobre o cansaço de uma mãe com dois filhos pequenos. O acto de auto-sacrifício em prol de uma criança que absorve todo o tempo e não deixa espaço nem para o consumo, nem para satisfações ou vaidades, torna-se numa oportunidade para uma mulher devotada, em estado de exaustão física e emocional, atingir um estado transcendental próximo a um êxtase espiritual. Na falta de recursos para um funcionamento adequado, o seu organismo começa a desassociar informações e entra numa aparente loucura. Quando o cérebro é incapaz de controlar o processo de pensamento como de costume e, devido ao foco total apenas nas crianças, todo o resto do mundo deixa de ter qualquer importância, fazendo-a libertar-se de tudo que é excessivo e supérfluo.

The Close River” (MARTA HRYNIUK, 2020, Polónia, EXP., 27′, LEG. PT/EN, Winner BEAST IFF 2021): Filmado ao longo de três semanas, em vários locais do oeste da Ucrânia, O Rio Perto é uma investigação poética de uma região com múltiplas temporalidades sobrepostas de colonização e exploração. O filme traça fronteiras mutáveis e marcadores de poder, explorando como as histórias de coexistência, violência e resistência são esculpidas na paisagem e na cultura da região e, em última análise, como moldam os modos de vida contemporâneos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *