Benjamin Clementine vence o Mercury Prize

Benjamin Clementine venceu o Mercury Prize, o prémio que homenageia o melhor álbum britânico do ano passado, pelo o seu álbum de estreia “At Least From Now”. Um prémio dedicado às vítimas dos violentos atentados em Paris.

De sem-abrigo nas ruas de Paris a vencedor de um Mercury Prize. É assim a vida de Benjamin Clementine que inicia em Portugal uma pequena tour que irá passar a 22 de Novembro pelo Theatro Circo de Braga, a 24 em Aveiro pelo Teatro Aveirense, a 25 na Casa da Música no Porto e a 28 no Teatro das Figuras, em Faro. Isto sem esquecer o Vodafone Mexefest a 27 de Novembro.

No seu Facebook oficial, Benjamin agradeceu a todos os que o apoiaram ao longo destes últimos anos que transformaram um verdadeiro auto-didata que tocava no metro em Paris por uns euros, num músico comparado a Nina Simone. “Este prémio vem num momento onde todos nós podemos estar tristes e de luto pela perda dessas pessoas inocentes que morreram em Paris, mas eu diria que ele deve ser encarado antes como um triunfo.”, disse o cantor, compositor e pianista franco-britânico.

É, aliás, no Facebook de Benjamin que encontramos uma história muito curiosa: “Eu nunca apanho o metro em Paris, ando sempre de bicicleta. Mas naquela noite, à meia-noite, fui na linha 2 e sentei-me em frente a ti. Reparei nas pessoas a tirarem os seus auriculares dos ouvidos, uma coisa bastante rara no metro em Paris. Mas logo percebi porquê. Acabei a cantar e a dançar. Aquela foi uma experiência incrível. O melhor estava por vir. 2 anos depois, o meu pai comprou o teu álbum depois de um programa na rádio da France Inter. Ele não acreditou em mim quando eu lhe disse que te tinha dado 10 euros naquela noite em que me fizeste cantar no metro em Paris. A tua voz é incrível. Mantem-na real.”, diz Marin Brousse, um internauta e fã de Clementine.

O vencedor do Mercury Prize é escolhido em cada ano por um painel de críticos de música britânicos e pessoas da indústria. Entre os nomeados estavam nomes como Florence and the Machine, Jamie xx ou Aphex Twin.

Os vencedores do ano passado foram os Young Fathers. Entre os vencedores anteriores incluem-se PJ Harvey, the xx, Pulp, Portishead, Arctic Monkeys, Antony and the Johnsons, Franz Ferdinand, e muito mais.


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *