Há uma grande mensagem social escondida por Paul McCartney nesta música dos Beatles

Uma das canções mais leves dos Beatles, escrita por Paul McCartney, esconde, muito bem, uma forte mensagem social. 

Sumário

  • John Lennon é visto (e de facto foi) como o beatle com mais canções que carregavam mensagens sociais e políticas;
  • No entanto, há uma faixa da banda escrita por Paul McCartney que tem um inesperado significado;
  • Essa canção é a famosa “Blackbird”.
Lê Também:
Mufasa: O Rei Leão, a Crítica | O nostálgico regresso ao passado

John Lennon sempre foi visto como o beatle mais preocupado com as causas sociais, e vimos isso principalmente na sua carreira a solo a seguir aos Beatles terminarem.

Provavelmente, o apogeu deste papel de John Lennon nas causas sociais enquanto artista deu-se com a canção “Imagine”, que se tornou um hino apologético de paz, com uma letra que é invocada por políticos, ativistas e outros artistas, com muita frequência.

Paul McCartney, por sua vez, não criou uma imagem tão ativista. Este beatle que, a par com Lennon, foi dos que mais escreveu para a banda (e escreveu muito também depois dos anos 60, na sua carreira a solo), ficou mais conhecido por ser o “romântico”.  O seu repertório musical está carregado de baladas lindíssimas e letras que tocam mais o quotidiano, o dia-a-dia de cada um: a tristeza amorosa, a amizade, entre outras coisas.

No entanto, nem todas estas baladas bonitas de Paul McCartney procuram contar uma história de uma forma assim tão literal. Aliás, há uma canção bastante conhecido (das mais conhecidas dos Beatles, arriscamo-nos a dizer) que esconde uma forte mensagem social.


O ativismo em Paul McCartney

Paul McCartney admitiu, em 2002, numa entrevista que deu à rádio KCRW, que escreveu a famosa canção “Blackbird” como uma alusão metafórica à batalha pelos direitos civis que as pessoas de raça negra travavam naquela altura.

Paul deixou isto bem claro quando afirmou: “Estava na Escócia a tocar na minha guitarra e lembrei-me que toda esta ideia de ‘só estavas à espera que este momento surgisse”’; era sobre a luta dos negros nos estados do sul e estava a usar o simbolismo de um melro. Não é bem sobre um melro cujas asas estão partidas, é um pouco mais simbólico”.

Lê Também:
Aos 70 anos, Denzel Washington surpreende e investe em nova profissão

Mais tarde, em 2018, McCartney deixou claro que o “Blackbird” (o pássaro preto) era mesmo suposto ser a rapariga negra: “Em Inglaterra, pássaro é uma rapariga; então, estava a pensar “rapariga negra’ (…) usa essas asas partidas”.

Blackbird” | Live

Deixamos aqui uma versão ao vivo da canção.



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *