© BMW

BMW apresenta nova versao do iDrive

O novo sistema de informação e entretenimento da BMW vai estar disponível em veículos elétricos como o elétricos iX e i4.

Depois de, em 2001, a BMW ter lançado um sistema de informação e entretenimento, o CTO da empresa, Frank Weber deu a conhecer o  iDrive 8, uma versão melhorada, que representa um passo no condução de veículos autónomos. “Não é um passo evolutivo do que tínhamos na geração [anterior]. É um novo sistema, completamente novo no que diz respeito a sensores, computação e na forma como foi desenvolvido”, apontou Weber.

A nova versão do iDrive vem com automação de Nível 2, o que permite manter o carro numa via de circulação, verificar se se encontram veículos em pontos cegos, e ainda travar de forma automática em casos de perigo eminente.  Numa primeira fase, o novo iDrive 8 vai ser lançado no BMW iX e, depois no BMW i4.

O iDrive 8 coleta e analisa dados de milhões de veículos que circulam, com o intuito de melhorar de forma consistente os seus recursos. Terá, ainda, um assistente digital Personal Intelligent Assistant que interage diretamente com o condutor, ajustando-se às rotinas do condutor.

Lê Também:   BMW apresenta nova versao do iDrive

Do ponto de vista estético, o iDrive 8 terá um painel de instrumentos e um sistema de entretenimento num único ecrã curvo.

Por enquanto, Weber não deu informações quanto à introdução de nível 3 no BMW. “Ninguém pode disponibilizar recursos de nível 3 no início de uma produção, porque são necessárias muitas milhas de teste”, disse. Este é um nível de condução autónoma mais avançado, também conhecido como condução “semiautónoma”, onde o condutor em vias como autoestradas, não necessita de estar focado na via, uma vez que o sistema é capaz de ler a sinalização vertical e desviar-se de outros veículos. Ainda assim, o condutor deve assumir o controlo quando solicitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *