Auschwitz em 33 objetos

Canal História apresenta série, Auschwitz em 33 objetos

Marcando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o Canal História vai revelar histórias e segredos da II Guerra Mundial em nova série.

Um dos marcos que mais impacto teve na história recente do mundo, a II Guerra Mundial marcou gerações e ainda hoje é o assunto de várias séries e documentários. Continuando a desvendar-se segredos e histórias ainda pouco conhecidas do público, o evento volta a estar uma vez mais em destaque, desta vez a propósito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A propósito da data, que em 2023 marca 78 anos da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945, o Canal História apresenta uma nova série, “Auschwitz em 33 objetos“. Ao longo de cinco episódios de 1 hora cada, exploram-se histórias que marcaram um dos momentos de maior terror da história, onde o genocídio aconteceu e marcou para sempre a zona de Auschwitz.

Lê Também:   Canal História: o que ver em janeiro

Do maior campo de concentração que se tem conhecimento da II Guerra Mundial, o Canal História reúne nesta série documental análises aos mais diversos objetos que contam uma história do que aconteceu; fazem parte desta análise bonecas, maletas, álbuns de fotos, madeixas de cabelo, notas dos prisioneiros, cadernos de desenhos, roupa, sapatos, panelas, latas de Zyklon-B (um gás mortífero), fotografias ou matrículas de carros da SS, entre tantos outros.

Por entre análises de historiadores e filmagens do que Auschwitz tem hoje no local, “Auschwitz em 33 objetos” apresenta ainda uma visão sobre a única câmara de gás que ainda permanece no local, o portão ‘Arbeit Macht Frei’, símbolo de Auschwitz, assim como outros objetos que hoje figuram no Museu e que contam a história do que aconteceu há mais de 70 anos. Para sempre na história, Auschwitz-Birkenau foi libertado pelo Exército Vermelho soviético a 27 de janeiro de 1945, abrindo as portas à liberdade a cerca de sete mil prisioneiros, dos quais se contavam mais de 600 crianças e jovens. Na memória ficam mais de um milhão de pessoas mortas pelo extermínio nazi.

Os episódios serão exibidos no Canal História todas as segundas-feiras às 22h15, tendo começado a 23 de janeiro e terminando a 6 de fevereiro.

IG | A NOVA SÉRIE DO CANAL HISTÓRIA

Costumas ver as séries e documentários sobre a II Guerra Mundial?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *