Casa da Música recebe concerto que une música clássica e realidade virtual
A Casa da Música, no Porto, vai receber até ao próximo mês, um espetáculo pioneiro, que junta a música clássica e a realidade virtual.
Uma das melhores salas de espetáculos e concertos do país, a Casa da Música, no Porto, vai receber um concerto em que junta a música clássica e a realidade virtual. O projeto Symphony, concebido pela Fundação ”la Caixa”, propõe ao espectador viver e desfrutar da música clássica como nunca antes, graças à tecnologia de realidade virtual, convidando-o a sentir-se como um dos músicos da orquestra.
Nesse sentido, através das mãos de Gustavo Dudamel, e de mais de 100 músicos da prestigiada Mahler Chamber Orchestra, o público terá a oportunidade de ouvir a música de uma forma única. O projeto demorou mais de quatro anos a ser construído, e graças à tecnologia mais recente, já é possível fazer algo que nunca deu para fazer, sentarmo-nos no meio dos violinos, numa grande orquestra sinfónica. O projeto Symphony chega ao Porto no âmbito de um tour que arrancou em setembro de 2020. Desde ai, e durante os dez anos seguintes, o Symphony irá percorrer uma centena de cidades de Espanha e Portugal, numa experiência que já puderam desfrutar mais de 265 000 pessoas.
A experiência Symphony é formada por duas unidades móveis que se transformam em duas salas de 100 metros quadrados cada uma. Na primeira, podemos assistir a um filme panorâmico que apresenta esta viagem ao espetador e que o conduz através de sons. A segunda unidade é dedicada à experiência de realidade virtual. O projeto já está na Praça da Casa da Música, e aí ficará até dia 12 de julho de 2023.
VIDEO | CASA DA MÚSICA RECEBE PROJETO ÚNICO
És fã da música clássica? O que achaste deste conceito?