Crédito editorial: Tada Images / Shutterstock.com / ID: 2305366297

Nova funcionalidade do ChatGPT está a deixar os utilizadores preocupados

Um detalhe no ChatGPT está a dar muito que falar nas redes sociais. Isto porque o chatbot iniciou uma conversa espontânea com um utilizador…

Sumário

  • Agora, o ChatGPT pode iniciar conversas espontâneas com os utilizadores, comportamento que gerou várias reações;
  • A prioridade foi redirecionada da rapidez para a profundidade e elaboração das respostas;
  • Especialistas alertam para o risco de laços emocionais entre o chatbot e os utilizadores, o que poderá levar a dependência emocional, uma área que OpenAI ainda está a investigar.
Lê Também:   Serão estes os preços da Digi em Portugal?

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, passou por uma atualização que está a provocar diversas reações entre os utilizadores. Desde o lançamento, há quase dois anos, esta ferramenta tem sido amplamente aplicada em várias áreas, como a escrita académica e campanhas de marketing, mas a mais recente mudança trouxe uma novidade inesperada. Assim, nesta atualização, o foco parece ter mudado da velocidade para a qualidade e profundidade das respostas oferecidas.

Em vez de respostas rápidas, o chatbot agora oferece soluções mais detalhadas e complexas. Contudo, o que realmente está a despertar interesse é a capacidade do ChatGPT de iniciar conversas por conta própria. Este comportamento, inédito até então, foi reportado por vários utilizadores, que observaram o chatbot a enviar mensagens sem que fosse solicitado.


O que dizem os especialistas sobre o ChatGPT

chatgpt
Crédito editorial: photosince / Shutterstock.com / 2398280995

Um caso partilhado num fórum do Reddit descreve uma interação em que o ChatGPT iniciou uma conversa, perguntando a um utilizador sobre a sua primeira semana no ensino secundário. Depois, questionado pelo utilizador, o chatbot confirma que estava a “verificar” como tinham corrido as coisas.

Relatos semelhantes surgiram em várias plataformas, levantando a dúvida se se trata de um novo recurso em fase de testes ou de um simples erro. Especialistas especulam que esta função pode estar a ser avaliada para tornar o ChatGPT mais interativo, talvez até com a possibilidade de recordar datas importantes ou eventos futuros, o que o transformaria numa ferramenta mais personalizada.

Lê Também:   Pixel Watch 3: Será o novo smartwatch um grande passo em frente?

A verdade é que, apesar de inovadora, esta funcionalidade pode trazer preocupações. A criação de laços emocionais com os utilizadores, como o início de conversas espontâneas, pode levar a uma dependência emocional. Assim, a OpenAI já admitiu a necessidade de estudar as consequências a longo prazo desta dinâmica, destacando os potenciais riscos.

Costumas usar o ChatGPT? Para que funções?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *