CineBrasil | 5 filmes brasileiros que têm obrigação de estrearem em Portugal!
Apesar da recente instabilidade política e económica, o cinema brasileiro está muito bem e recomenda-se sem excepção. Os filmes brasileiros são de todos os géneros e estão a circular cada vez mais pelos festivais internacionais. Pelo menos estes cinco têm de chegar em breve às salas portuguesas.
Big Jato >>
É realmente interessante ver os realizadores brasileiros cada vez mais dispostos a saírem dos lugares comuns, para fazerem trabalhos artisticamente ricos e inventivos, abordando géneros diversos, mas sem perder de vista a realidade social quase sempre presente na cinematografia brasileira.
‘O cinema brasileiro e com destaque para o pernanbucano ou eixo Recife-Belo Horizonte tem-se assumido nos festivais internacionais…’
Há filmes brasileiros para todos os gostos mas a maioria assentam em abordagens das muitas contradições da sociedade brasileira da actualidade, que apesar do crescimento económico da última década, continua marcada pela corrupção, violência urbana, desigualdades sociais, escassez de infra-estruturas e comunicação, grandes contrastes entre o interior e grandes cidades, entre outros temas.
Vê o excerto de ‘A História da Eternidade
São muitos os ‘Brasis’, desconhecidos dos portugueses, que vão muito para além das belas praias do nordeste e imagens do Rio de Janeiro ou Copacabana. O Brasil real não passa nas telenovelas da Globo, embora muitos dos seus actores sejam igualmente protagonistas dos filmes. O cinema brasileiro e sobretudo o cinema pernambucano (o eixo Recife-Belo Horizonte), tem-se assumido vertiginosamente nos festivais internacionais e no mercado interno, graças ao seu realismo, drama, ironia e humor, e de um olhar minucioso sobre uma realidade brasileira por vezes em conflito e à beira da rutura.
‘São muitos os ‘Brasis’, desconhecidos dos portugueses, que vão muito para além das (…) telenovelas da Globo…’
Mas por outro lado um cinema também assente em temas universais, influenciados pelos males da globalização. A propósito das estreias de ‘O Lobo Atrás da Porta’, de Fernando Coimbra, um fabuloso policial de suspense e agora da história comum a muitas empregadas domésticas, de ‘Que Horas Ela Volta’, de Anna Mulyaert, dois dos melhores filmes brasileiros da actualidade, e do 19º Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, que termina no próximo sábado, lembramos 5 filmes brasileiros (entre muitos outros), que é obrigatório chegarem brevemente às salas portuguesas.
Big Jato >>