Classic Fever | Tubarão (1975)

 

O filme de Steven Spielberg foi o primeiro blockbuster moderno, mas não faltam razões para considerar Tubarão um clássico absoluto.

Não há nada que diga verão como perder um ou dois membros para uma besta sanguinária dos mares. Tubarão é comummente considerado o primeiro blockbuster da “Nova Hollywood” e ignorar o filme de Steven Spielberg num compêndio de clássicos do cinema? Impossível.

 

O QUE É QUE VOU RELEMBRAR HOJE?

“Tubarão” (1975), de Steven Spielberg e protagonizado por Roy Scheider, Robert Shaw e Richard Dreyfuss.

jaws2

 

MAS AFINAL DO QUE É QUE TRATA?

A pacífica comunidade estival da ilha Amity está a ser aterrorizada: há algo a atacar os banhistas. Já não se pode gozar o Sol e o mar como antes e o medo que se está a alastrar está a afectar o número de turistas que normalmente são atraídos à ilha. A ameaça que todos temem é um gigantesco tubarão, que será implacavelmente perseguido pelo xerife Brody, o cientista Hooper e o marinheiro Quint.

Lê Também:   Este é o melhor filme da história do cinema para Quentin Tarantino

jaws5

 

 

PORQUE É QUE NÃO POSSO PERDER?

Surgindo como um dos filmes com mais sucesso em bilheteira alguma vez feitos – ajustando-se a inflação, é o 7º filme mais rentável da história do Cinema – Tubarão é também um sucesso entre o público e a crítica, guardando para si três Óscares da Academia e incontáveis presenças em listas dos melhores filmes de sempre (incluindo a lista do American Film Institute, que o colocou no 48º lugar geral).

Tubarão foi um filho da sua era, refletindo o zeitgeist americano e um sentimento de profunda ansiedade que o país atravessava em cenário pós-Vietname e em semi-depressão. Basicamente a América sentia-se impotente, e o Tubarão bebeu dessa debilidade de uma forma visceral para edificar um fenómeno que os humanos comuns não tinham possibilidade de controlar, manipulando as noções de suspense em graus mainstream como desde Hitchcock não se via.

Lê Também:   A nova adaptação deste clássico de Steven Spielberg está prestes a chegar à HBO Max

Entre todas as suas valências, destaca-se em particular a influência que o filme de Steven Spielberg teve na indústria. De facto, não foi apenas o primeiro “filme-evento”, mas também a produção que abriu caminho à Era Blockbuster que até hoje reina na indústria. Do ponto de vista cultural, Tubarão é um ícone, na medida em que demonstra como uma produção de género B-movie se torna um blockbuster que redefiniu a face do cinema naquele singelo verão de 1975 – financeira, demografica e artisticamente.

jaws3

 

 

UMA FRASE PARA A POSTERIDADE

You’re gonna need a bigger boat

jaws4

 

 

PARA FICAR NO OLHO E NO OUVIDO (DA MENTE)

 

 

One thought on “Classic Fever | Tubarão (1975)

  • Na minha opinião possui a mesma genialidade dos clássicos Moby Dick e O Velho e o Mar. Sem mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *