10 Coisas que (Possivelmente) Não Sabias sobre O Grande Lebowski

Em março de 1998, “O Grande Lebowski” estreava nas salas de cinema, razão pela qual resolvemos recordar um dos maiores clássicos de culto do cinema contemporâneo que é cortesia da genialidade dos irreverentes irmãos Coen.

Juntem as bolas de bowling, preparem um composto White Russian e viajem connosco por alguns dos factos mais curiosos de “O Grande Lebowski” – e sim, aquele tapete compunha mesmo bem a sala.

Continua em:



1. O Verdadeiro “Dude”

Os irmãos Coen inspiraram-se numa pessoa verdadeira para criarem o icónico “Dude”. O indivíduo em questão chama-se Jeff Dowd e teve um papel bastante importante na distribuição do primeiro filme dos realizadores, Sangue por Sangue (1984). Tal como o personagem do filme, Dowd tinha  um look bastante… peculiar, uma linguagem corporal totalmente relaxada e era membro de um grupo anti-guerra e referia-se a si mesmo como “the dude”.

Continua em:




2. Interpretações (muito) criativas

Parte da genialidade e apelo puro de “O Grande Lebowski” está na vagueza (ou será ausência total?) de mensagem do filme, confirmada pelos próprios realizadores que afirmam que é “pouco mais do que um ponto de cruzamento entre personagens muito estranhas”. Mas nem esta asserção honesta impediu alguns fãs e críticos de criarem teorias muito criativas sobre o significado da história mirabolante do Dude. Desde Donny ser um produto da imaginação de Walter, ao filme ser uma parábola para o Capitalismo Global, uma adaptação moderna de Albert Camus ou até ao Dude como um Jesus Contemporâneo, há soluções para todos os gostos.

Continua em:




3. O “Dudeism” é real

Em 2005, o jornalista Oliver Benjamin criou o “Dudeism”, uma espécie de doutrina filosófica e social inspirada nos princípios seguidos pelo personagem do filme dos irmãos Coen e pelo Taoismo. O nome oficial da organização é The Church of the Latter-Day Dude e estima-se que em 2014 existiam mais de 215.000 “padres dudeistas” que estavam, inclusive, a celebrar casamentos em alguns Estados da América.

Continua em:




4. O segredo da fonte de rendimentos do “Dude”

De acordo com um dos primeiros rascunhos do argumento do filme, a fonte de rendimentos de Lebowski é bastante curiosa: supostamente, o “Dude” é o herdeiro da fortuna do cubo de Rubik.

Continua em:




5. Cala-te Donnie!

Alguma vez se perguntaram porque é que existe tanto bullying dirigido ao personagem de Steve Buscemi, que é constantemente mandado calar? Como vieram a confirmar os irmãos Coen, é uma referência surpresa ao seu filme anterior, “Fargo”, que também contava com uma performance de Buscemi. Todavia, no filme de 1996 a personagem do ator era um tagarela desmedido, pelo que os realizadores resolveram pregar-lhe uma partida e “calá-lo” na sua colaboração seguinte.

Continua em:




6. Um Caso de Inspiração Parcial

Numa entrevista sobre o filme, os irmãos Coen discutem as inspirações de “O Grande Lebowski” e lançam na mesa uma referência específica ao romance de crime noir de Raymond Chandler, “The Big Sleep” (1939).

Continua em:




7. White Russian perfeitamente intacto

Quando o Dude é lançado para dentro da limusina de Mr. Lebowski, lança para o ar mais uma das suas famosas citações, enquanto tenta equilibrar o seu White Russian sem derramar bebida: “hey, careful man! There’s a beverage here“. Em entrevista, David Huddleston (que interpreta Mr. Lebowski) confirmou que não foram necessários muitos takes para acertar a cena, mas que ainda assim Jeff Bridges conseguiu manter a bebida no copo sem entornar uma única gota em todos eles.

Continua em:



8. Referência Bíblica

“The Dude Abides” é, inequivocamente, uma das tiradas mais icónicas do Dude, mas o que torna esta citação ainda mais curiosa é a sua origem… bíblica – segundo os Coen, a inspiração parte de Eclesiastes 1:4, e diz na versão inglesa: “One generation passes away, and another generation comes: but the earth abides forever“.

Continua em:




9. Lebowski Fest

Desde 2002 que se celebra anualmente em Louisville no Kentucky o Lebowski Fest, um festival que se estende por duas noites e que compreende uma exibição do filme, concursos de trivia, música ao vivo e uma festa de bowling frequentada por fãs disfarçados como as personagens do filme. Mais tarde, foi criado o equivalente britânico do festival americano que deu pelo nome de “The Dude Abides”.

Continua em:




10. Uma Mansão muito Famosa

O “pouco humilde” casarão de Jeffrey Lebowski é conhecida na realidade por Greystone Mansion, e é, ela própria, uma “atriz” famosa, tendo aparecido em filmes como “Os Marretas”, “O Terceiro Passo”, “A Rede Social”, “Batman & Robin”, “X-Men” e “Homem-Aranha”.

 

2 thoughts on “10 Coisas que (Possivelmente) Não Sabias sobre O Grande Lebowski

  • Posso colocar essas informações na minha página? Lógico, citarei fonte.

  • Be welcome. Força.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *