Esta comédia de Steven Spielberg deveria ter sido um sério Drama na opinião de Stanley Kubrick
Steven Spielberg é conhecido sobre os seus filmes de guerra. Stanley Kubrick considera que este filme podia ter sido melhor se seguisse outro género.
Sumário:
- Steven Spielberg é um nome importante da história do cinema com vários êxitos como “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”;
- Nem todos os seus filmes foram sucessos e “1941”, outro filme sobre a Segunda Guerra Mundial, acabou por ser um fracasso na bilheteira e na critica;
- Para Stanley Kubrick, se o filme tivesse seguido outro género invés do original, podia ter tido mais sucesso.
Steven Spielberg foi nomeado mais de 20 vezes aos Óscares ao longo da sua carreira, mas venceu apenas três estatuetas douradas: Melhor Filme e Melhor Realizador por “A Lista de Schindler” e Melhor Realizador por “O Resgate do Soldado Ryan”. Apesar destes dois filmes serem os mais conhecidos dentro da temática que o realizador costuma abordar, há outra obra a reter.
Intitulado “1941” é um filme de comédia lançado em 1979. A história acontece nos Estados Unidos da América, durante a Segunda Guerra Mundial, pouco tempo após o ataque a Pearl Harbor. O filme retrata a histéria e o pânico que se espalhou por Los Angeles, onde os habitantes temiam uma iminente invasão japonesa.
A narrativa segue várias personagens, incluindo um jovem chamado Wally (Bobby Di Cicco), que deseja dançar com a sua namorada num evento da USO, e um piloto aviador (John Belushi). Paralelamente, há uma tripulação de submarino japonês que tenta lançar um ataque a Hollywood. O filme não foi um sucesso de bilheteira mas acabou por tornar-se num filme de culto. Tom Milne, da Sight & Sound, escreve uma breve critica no Rotten Tomatoes que explica na perfeição este último ponto – “1941 é talvez um daqueles filmes que deve ser visto duas vezes, para que as expectativas desiludidas em relação ao comportamento desordenado do slapstick deixem de impedir o prazer do que se passa ao lado dele”.
Ainda em vida, Stanley Kubrick falou com Steven Spielberg sobre precisamente este filme. Na opinião do realizador de “The Shining”, “1941” podia ter tido mais sucesso se fosse realizado dentro de outro género.
Se fosse um drama tinha tido mais sucesso
Steven Spielberg cruzou-se com Stanley Kubrick no ano de 1980. Na altura em que Stanley Kubrick estava a terminar a produção da adaptação da obra de Stephen King, Steven Spielberg estava a preparar-se para iniciar as gravações de “Salteadores da Arca Perdida” nos estúdios Elstree, em Inglaterra. Foi ai que se encontraram e, na altura, Stanley Kubrick, foi direto ao assunto e comentou o que achava de “1941”, como recorda a Variety: “Vi o teu filme, 1941. Foi ótimo, mas não foi engraçado. Devias ter vendido como um drama.”
A sugestão de Stanley Kubrick não estava longe da ideia original, como descobriu a Empire. Steven Spielberg recordou que “não havia uma única linha cómica no primeiro rascunho, mas havia algumas cenas visionárias maravilhosas.”
“1941” teve um orçamento estimado de 35 milhões de dólares e acabou por somar “apenas” 95 milhões de dólares na bilheteira.
Já viste este filme? Concordas com o realizador?