Como ganhar dinheiro online com jogos

Uma das vantagens da web é a possibilidade que o jogador e fãs de jogos têm hoje em dia de ganhar dinheiro com eles.

Os jogos eletrónicos sempre despertaram o interesse de pessoas de todas as idades e na era da internet, a situação não é diferente.

Os jogos invadiram o mundo online com jogos de estratégia, de aventura e até jogos de conteúdo didático e educacional. Diante tanta versatilidade,  já se tornaram o passatempo predileto de muitas pessoas e não apenas de adolescentes.

Uma das vantagens da web, hoje em dia, em relação aos jogos eletrónicos é a possibilidade que o jogador e fãs de jogos têm de ganhar dinheiro com eles.

Se lucrar fazendo o que se gosta, é um dos lemas da vida moderna, a web possibilita que se invista em algo que tanto diverte: os jogos. 

A hora do “start” no negócio dos jogos

Investir em jogos pode trazer muitas vantagens, porém, pelo facto do mundo dos jogos ser um universo muito amplo, é normal não se saber por onde começar.

Por isso, eis algumas dicas bem quentes para tornar o seu hobby uma boa fonte de receita.

Blog de jogos

Um blog que tem por objetivo dar uma panorâmica geral sobre o tema dos jogos pode também ser um bom investimento.

Nesse caso, escolha uma boa plataforma, efetue uma ampla divulgação e opte por diferentes maneiras de monetizar o projeto com notícias, dicas e tudo o que envolve o mundo dos jogos.

Seja um ciberatleta

Atualmente o mundo online apresenta o e-Sport, que possibilita a atuação dos chamados ciberatletas. Isso mesmo, os e-Sports (jogos eletrónicos) já é uma tendência e conta com praticantes (ciberatletas), inclusive no Brasil.

As competições nos e-Sports, assim como nos desportos off-line, são bastante disputadas e exigem esforço e treino dos seus adeptos. Porém, a dedicação pode valer muito a pena, demonstrando ser uma carreira rentável.

Ciberatletas podem ganhar prémios chorudos e um exemplo disso são os torneios de League of Legends, um dos jogos online mais famosos da atualidade.

A criação de jogos

Se jogar pode se tornar algo bastante rentável, criar os jogos também não deixa de ser um investimento interessante, porém é algo que também exige muita preparação, estudo e dedicação.

É possível até desenvolver jogos sozinho, mas é bem mais prático e viável poder contar com uma equipa ao nosso lado. Além disso, a concepção de um jogo não se limita a entender de código e programas.

É necessário também pensar em questões importantes, tais como o tipo de jogo, o grau de dificuldade e o público consumidor. Até mesmo a questão da história, do roteiro e da motivação dos personagens do jogo é algo a ser levado em conta.

A criação de jogos leva tempo, mas pode ser tão divertido e lucrativo quanto jogar.

Vídeos tutoriais

Quem entende de jogos sabe que cada um deles conta com truques, macetes, segredinhos e dicas básicas. Como utilizar o golpe especial para passar de fase? Quais as passagens secretas a utilizar para conduzir e fazer progredir o personagem?

Essas são algumas das perguntas que os gamers do mundo inteiro fazem diante das adversidades que encontram enquanto jogam. Por isso, a realização de vídeos com dicas mostrando detalhadamente os cenários dos jogos, são hoje em dia um imenso sucesso.

Um canal no Youtube, com dicas e truques, pode ser monetizado. Por isso, vale a pena investir também nesse nicho, porém é óbvio que para obter o lucro desejado é preciso planeamento e esforço.

Sendo assim, é necessário ser um expert no jogo em questão, divulgar muito bem o canal de vídeos e pensar numa boa apresentação.

Comercializar itens dos jogos

Aqui a situação funciona da seguinte maneira: pode-se vender itens coletados dos jogos online, porém em alguns jogos isso é considerado prática ilegal, enquanto noutros não.

Um exemplo disso é o game World of Warcraft, que possui até mesmo uma “casa apta para a realização de leilão”, onde o gamer pode anunciar itens virtuais. Com isso, há condições de pagar a mensalidade do jogo.

Outra possibilidade é a plataforma “Steam”, onde o jogador está apto a vender cartas raras encontradas nos jogos. A venda permite obter novos jogos e também cartas mais raras.

Testar os jogos

Quem aprecia e joga muito bem os mais variados tipos de jogos online pode ganhar bom dinheiro testando os lançamentos do mercado (e que não são poucos).

Ao oferecer a sua habilidade para as mais diversas empresas que desenvolvem jogos, analisam-se questões como a jogabilidade e a qualidade dos gráficos.

O testador também analisa quais são as dificuldades e até mesmo os problemas que um jogo pode apresentar ao longo do seu desenvolvimento, ou das suas fases.

Conclusão

Muitos falam que nada é melhor do que ganhar dinheiro fazendo o que se gosta. Por isso, que tal tentar transformar este hobby em algo lucrativo?

Ao seguir algumas destas dicas, ficamos prestes a iniciar uma nova fase. Vale a pena dar o “start” e encarar esse novo desafio.

Rui Ribeiro

Engenheiro, publisher, melómano e audiófilo, daqueles que ainda vão ao cinema, compram vinil, cd's, blu-rays, a Empire e a Stereophile em papel.

Rui Ribeiro has 1202 posts and counting. See all posts by Rui Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.