Proibido de filmar na Capela Sistina, onde foi afinal gravado o candidato aos Óscares Conclave?
“Conclave” foi proibido de filmar na Capela Sistina, mas afinal onde gravaram o filme de Ralph Fiennes nomeado aos Óscares?
Sumário:
- “Conclave”, realizado por Edward Berger, é um thriller baseado no livro de Robert Harris, que acompanha a intrigante eleição de um novo Papa na Igreja Católica, com Ralph Fiennes como protagonista;
- O filme foi nomeado para oito Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Design de Produção, destacando-se pela recriação da Capela Sistina e outros cenários, com a Designer de Produção Suzie Davies a trabalhar em tempo recorde;
- Para retratar a realidade da Capela Sistina e outros cenários, Suzie Davies usou uma combinação de estúdios em Cinecittà, em Roma, e filmagens on location.
“Conclave”, de Edward Berger, concentra a sua trama no núcleo da Igreja Católica. O filme, que é baseado no livro do mesmo nome, de Robert Harris, é um thriller que acompanha o desenrolar enigmático da eleição de um novo Papa.
Ralph Fiennes interpreta o protagonista do filme que nos vai guiando por entre intrigas e surpresas do filme. Acompanhando um “Conclave”, o filme é ambientado na Capela Sistina. No entanto, a Igreja Católica proíbe gravações dentro da Capela, e isso não foi exceção para este filme nomeado para oito Óscares.
Afinal, onde foi filmado Conclave?
Para além do Óscar de Melhor Filme, para o qual é um forte candidato, outro dos prémios que “Conclave” pode levar para casa é o de Melhor Design de Produção. Suzie Davies, a Designer de Produção do filme, teve de ser criativa para retratar de forma realista a Capela Sistina e os restantes cenários de “Conclave”.
A Britânica, também responsável por “Saltburn” e “Hard Truths”, criou todos os cenários no estúdio Cinecittà, em Roma (onde foi filmado “Ben-Hur”, “Cleopatra” e “Those About to Die”), no tempo recorde de dez semanas. Suzie Davies encontrou um cenário incompleto e embalado de uma produção anterior, que reconstituiu, com a ajuda de artesãos locais.
Enquanto que a Capela Sistina é uma cópia da realidade, os quartos em Casa Santa Marta foram imaginados pela Produtora, de acordo com o livro e com a sua própria pesquisa. A ideia era ter elementos que se assemelhassem a uma prisão, para contrastar com a luz e liberdade da Capela, onde votavam. Outros cenários, fora dos quartos e da Capela Sistina, foram filmados on location, em vários locais de Roma.
Já viste “Conclave”? É uma das tuas apostas para vencer o Óscar de Melhor filme?
Proibido de filmar??? Proibido de SER filmado!!!