Próxima consola Nintendo não terá leitor ótico

 

Foi divulgado um esquema de consola registado pela Nintendo no início do ano. O esquema pensa-se pertencer à próxima consola da empresa, a NX, e destaca-se a falta de um leitor ótico, como é comum em consolas de sala.

Para substituir o leitor a consola irá ter um leitor de cartões de memória e um disco rígido. A dúvida que paira é se a Nintendo irá abandonar de vez os lançamentos físicos dos seus jogos em favor das vendas digitais, ou se irá regressar à era dos cartuchos das antigas NES, SNES e Nintendo 64.

Nintendo

 

Nintendo

No esquema destaca-se ainda a inclusão de um ecrã no comando, semelhante ao que acontece no gamepad da Wii U.

Update 01/03/2016 – Os rumores sobre a NX não param, e o secretismo por parte da Nintendo só ajuda a especulação criada em torno da nova consola. Esta semana uma fonte revelou ao site Dual Pixels que a NX terá uma versão aprimorada do stream usado pela Wii U entre a consola e o comando, o que leva a crer que o novo comando também terá um ecrã, e que este será em alta definição. Este comando terá ainda um sistema de motores nos analógicos que fornece um feedback háptico em situações como colisões ou ao disparar armas.

Segundo a mesma fonte a conectividade bluetooth será um dos pontos fortes da nova consola, que irá usar sincronização bluetooth para notificar o jogador de chamadas perdidas e mensagens recebidas. Esta sincronização com dispositivos móveis é uma das medidas que a empresa pretende implementar para aumentar o nível interação social entre os jogadores.

Por fim, o último rumor é sobre o poder que a NX terá, a fonte compara a nova consola da Nintendo com a Xbox One, o que contraria alguns rumores anteriores de que esta seria mais poderosa que a PS4. Apesar do poder, o sistema operativo será também ele poderoso, mas acessível. A Nintendo estaria ainda a trabalhar este sistema operativo de forma a poder apresentar a consola sem dar a ideia de que esta estivesse a usar o sistema operativo Android. O SO e a consola terão várias funções de conectividade, e a fonte chega até a compará-la como uma mistura de Samsung com a Nintendo 2DS.

A Nintendo afirmou recentemente que não iria divulgar muito sobre a nova consola por ter medo da competição roubar as suas ideias inovadoras.

 

 

Gualter Santos

Licenciado em Comunicação Social. Viciado em Netflix. Sempre com uma consola no bolso para aproveitar ao máximo o tempo perdido em transportes públicos. Fã de jogos de ação e aventura, aventurando-se ainda num ou outro survival horror, quando se sente particularmente corajoso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *