Matterfall (PS4) | Análise

 

Dos mesmos criadores de Resogun, chega-nos agora Matterfall, com mais um gameplay frenético onde os nossos reflexos são a chave. Mas será esta uma fórmula vencedora, ou a começar a ficar gasta?

Depois de Resogun e Alienation, dois grandes jogos para a PS4, chega-nos da Housemarque uma mistura entre os dois, com o nome de Matterfall. De imediato percebemos que regressamos ao 2D e que tudo continua frenético. Com um ritmo alucinante, teremos de avançar por cenários de plataformas enquanto sobrevivemos a tudo o que aparece no ecrã, e acreditem, o ecrã estará sempre cheio de inimigos.

De um ponto de vista de jogabilidade, Matterfall é um jogo bastante simples. Temos poucos movimentos e estarmos perante um jogo 2D limita-nos um pouco, mas a forma como o jogo aproveita os nossos movimentos é muito interessante. Quer seja a correr, a saltar ou em deslocação rápida, tudo parece fazer sentido, não só na forma como podemos ultrapassar o desafio, mas também na forma como os inimigos se comportam. É verdade que por vezes os cenários não facilitam, mas nada que manche de alguma forma esta incrível experiência onde vários bosses nos farão repetir o nível várias vezes. Por vezes poderá ser frustrante, pois os níveis são muito grandes para os estarmos sempre a repetir até vencermos, mas toda a dificuldade do jogo é bastante coerente, nunca existindo a sensação de que estamos perante uma tarefa impossível.

Com uma banda sonora bem conseguida, capaz de encaixar bem no jogo, Matterfall brilha em termos técnicos, com excelentes efeitos sonoros e com o jogo a ter a qualidade gráfica, intensa e sem quebras, a que estamos habituados. Tudo no nosso ecrã está em constante movimento, não nos dando um segundo de descanso e levando-nos a ter de melhorar e continuar a melhorar para passar os vários desafios que teremos pela frente. A evolução tem de ser constante.

 

É realmente muito interessante o quanto este jogo consegue ser intenso em termos gráficos. Movimentações, explosões, etc… tudo parece levar-nos para um nível superior de entrega ao jogo, pois cada segundo fará a diferença. Não dá para estarmos a jogar este jogo de forma descontraída. Aqui é preciso empenho e concentração total.

No entanto, nem tudo é fantástico. A verdade é que se trata de um jogo que custa apenas 20 euros, e não é de estranhar que a sua longevidade seja baixa. Em poucas horas terão o jogo terminado. O problema, todavia, nem passa tanto pela longevidade, mas pelo facto de o jogo não nos levar a repeti-lo. Não existem modos de jogo que nos criem desafios para o repetirmos e a isso alia-se, de forma negativa, os grandes tempos de loading sempre que morremos, algo que acontece bastante. Aliás, tendo em conta que a base deste género é jogar-morrer-repetir, os tempos de loading deveriam ser um ponto fulcral do desenvolvimento.

Globalmente, Matterfall é muito bom enquanto o estamos a jogar. É intenso, frenético e desafiante. Infelizmente é curto e sem grande valor de repetição. Claro que estamos a falar de um jogo de 20 euros, mas alguns modos de jogo teriam sido bem vindos. Contudo, se procuram uma experiência dentro destes parâmetros, então Matterfall é um jogo a ter, e que vos levará a treinar e treinar, até dominarem o jogo.

Luís Pinto

 

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:

  • LAIQ Glow
Matterfall

Game title: Matterfall

Game description: Dos mesmos criadores de Resogun, chega-nos agora Matterfall, com mais um gameplay frenético onde os nossos reflexos são a chave. Mas será esta uma fórmula vencedora, ou a começar a ficar gasta?

  • Jogabilidade - 81
  • Gráficos - 84
  • Som - 83
  • Duração - 60
77

RESUMO

O MELHOR: Intenso e frenético. Bom preço.

O PIOR: Demasiado curto. Tempos de loading demasiado extensos.

EDITORA: Sony Interactive Entertainment

PLATAFORMA: PlayStation 4

Sending
User Review
4 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Leave a Reply

Sending