Metal Gear Survive (PS4) | em análise
Sem Hideo Kojima, “Metal Gear Survive” tenta manter a qualidade que a saga sempre ofereceu. O conceito é diferente e dá espaço a novas ideias e caminhos. Mas será que chega para convencer os fãs?
Em termos gráficos este é um jogo que se aproxima bastante do que “Metal Gear Solid V” apresentou. Bons cenários, bem construídos e preparados para nos oferecer alguma sensação de escala e também de solidão em alguns momentos. Com um design muito parecido e alguns cenários emprestados do jogo, rapidamente nos sentimos em casa, mas no resto o conceito é bastante diferente. Nas componentes técnicas o jogo é bastante competente, tal como se esperava, não só na parte gráfica já referida, mas também nos efeitos sonoros. É verdade que em termos de banda sonora não consegue ter o impacto do que aconteceu nos outros jogos da série, e aí muito se deve à falta que faz este jogo não ser realizado por Kojima.
Na história o jogo falha em vários momentos, não conseguindo ser memorável. Mas com vários momentos de ligeira ligação à história da saga, a verdade é que a narrativa não consegue ter grande impacto. É uma história que se adapta bem ao que vamos fazer e ao género de jogo que se oferece, mas quando pensamos em Metal Gear, pede-se algo mais.
Na jogabilidade, quer no single player, quer no multi, o jogo é uma montanha russa de coisas boas e outras que não resultam tão bem. A verdade é que o jogo é realmente uma imagem do seu nome, survive. O que fazemos neste jogo é sobreviver, mas por vezes é excessivo, levando a alguma monotonia. Temos de estar constantemente a descansar, a caçar, a beber água, e tudo isso tem impacto no nosso personagem. Sprintar leva-nos a ficar cansado, e quanto mais cedo tivermos, mais cansado ficamos e mais rapidamente. O conceito é mito bom, levando-nos a pensar em questões básicas que a maioria dos jogos não explora mas que num jogo de sobrevivência faz sentido. O problema é que tudo parece um pouco exagerado para um videojogo. Ficamos cansados e com sede demasiado depressa e passamos demasiado tempo a resolver estas necessidades. A tudo isto junta-se a falta de recursos, o que uma vez mais está bem pensado, mas que volta a pecar pelo exagero que nos limita. Com tudo isto, o jogo perde muito da sua diversão sem ter necessariamente de ganhar em termos de tensão.
No multiplayer as coisas funcionam bem, mas uma vez mais perde-se alguma diversão em tarefas interessantes mas que se tornam demasiado repetitivas. Claro que nem tudo é mau e algumas missões são muito boas e bastante tensas, com a sensação de sobrevivência lá em cima e um ambiente bem conseguido e que nos leva a apurar sentidos de estratégia e pré-planeamento. Pelo meio, devo demonstrar o descontentamento por a Konami exigir um pagamento de 10 dólares para termos direito a um novo save online com uma personagem nova. É, simplesmente, um caminho que não deve ser copiado.
“Metal Gear Survive” é um jogo bem pensado se tivermos em conta que é um jogo de sobrevivência. No entanto, ao exagerar certos conceitos, retira o ritmo e a diversão que um jogo online costuma oferecer. É um jogo interessante e diferente, mas podia ter sido muito melhor!
Luís Pinto
HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS
PS4:
- PlayStation 4 Pro
- Razer Raiju Controller
- Razer Leviathan Sound System
PC:
- Headphones Razer Carcharias
- Keyboard Razer Epic Chroma
- Mouse Razer Naga Epic Chroma
- Monitor AOC U3277PWQU
Mobile:
- LAIQ Glow
Metal Gear Survive
Game title: Metal Gear Survive
Game description: Sem Hideo Kojima, Metal Gear Survive tenta manter a qualidade que a saga sempre ofereceu. O conceito é diferente e dá espaço a novas ideias e caminhos. Mas será que chega para convencer os fãs?
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Jogabilidade - 72
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Gráficos - 80
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Som - 76
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Enredo - 68
RESUMO
O MELHOR: Boas componente técnicas
O PIOR: Exagero na rapidez com que ficamos cansado ou com sede
EDITORA: Konami
PLATAFORMA: PlayStation 4