Rakuen (Paradise), em análise

Se procuras uma série japonesa recente e repleta de mistério então Rakuen é uma obra a não perder! Produzida pela WOWOW, Rakuen conta com Yukie Nakama (Gokusen) no papel de protagonista! Vais ficar preso ao ecrã.

Os fãs das séries japonesas, os conhecidos doramas, certamente se lembram de Yukie Nakama, a louca mas determinada professora de Gokusen, a série que seguia uma professora proveniente do meio da Yakuza e que teve a seu cargo, e ao longo de três temporadas, um grupo rebelde de estudantes. Ora Nakama regressa agora para uma série um pouco diferente mas igualmente cativante.

 rakuen

Realizada por Hajime Gonno (cineasta por detrás da décima-quinta temporada de Aibou), Rakuen começa quando um incêndio revela um esqueleto enterrado debaixo de uma casa. O corpo é o de Akane Doisaki (Sairi Itoh), uma jovem de quinze anos assassinada pelo pai 16 anos antes. Em simultâneo, Toshiko Hagiya (Naomi Nishida) desconfia que o seu filho, Hitoshi, possui Percepção Extra-Sensorial, o que lhe permite ver as memórias daqueles que o rodeiam. Toshiko decide visitar a ex-jornalista criminal, Shigeko Maehata (Yukie Nakama), com o intuito de perceber até que ponto as memórias vistas pelo filho podem ajudar no caso da jovem encontrada morta. Saberá Hitoshi algo que desvendará um segredo guardado à quase duas décadas?

Confere: Samurai Gourmet, em análise

À primeira vista não relacionados, os dois casos fazem parte de um grupo de linhas narrativas que se vão cruzando ao longo dos seis episódios que constituem Rakuen (em inglês Paradise). As personagens estão ligadas ainda que não o saibam e as suas ações terão consequências nas vidas umas das outras. É, por isso, importante reparar nos mais pequenos detalhes. Estes oferecem pistas para o que vai acontecer, deixando, contudo, espaço para novos mistérios, até ao derradeiro e surpreendente final. A narrativa é relativamente complexa, ainda que fácil de seguir, e mantém o espectador colado ao ecrã.

 rakuen

Para além do mistério, Rakuen foca-se também muito em questões mais éticas e filosóficas enquanto mergulha nas relações humanas (incluindo na perda de um ente querido) e na importância do jornalismo. Shigeko é o ponto central de tudo isto. Sensível mas determinada, a protagonista sofre com o seu passado. Porém, é incapaz de se manter afastada do mundo da investigação mesmo que isso custe a vida de outras pessoas, algo que a atormenta. No entanto, de tudo fará para conseguir justiça e o desempenho de Nakama é maravilhoso – um dos pontos altos.

Lê também: Top Filmes Japoneses de Terror | 2. Noroi

Ao lado da atriz estão outros talentos japoneses. Deles destaca-se Nobuaki Kaneko que interpreta um homem misterioso frio e manipulador, capaz de nos dar arrepios durante toda a obra. Outros nomes incluem Hitomi Kuroki, Kaho, Miyuki Matsuda, Shugo Oshinari, Masahiro Komoto, Naomi Nishida, e até mesmo Kaoru Kobayashi que muitos devem conhecer de Midnight Dinner (disponível na Netflix Portugal).

Em termos estéticos, Rakuen possui uma excelente fotografia. Existe uma dicotomia constante entre luz e escuridão, esperança e desespero, alegria e tristeza, vida e morte. A isto é acrescentada uma montagem que transpira tensão, aliada a uma boa banda-sonora que sublinha as emoções na perfeição. A série peca apenas pelo seu início relativamente monótono e que demora a cativar verdadeiramente a nossa curiosidade.

TRAILER | RAKUEN VAI-TE SURPREENDER

 

Uma série para os amantes do mistério, Rakuen é composta por várias personagens que se interligam. Tudo culminando num final espectacular e inesperado! A história é baseada no livro homónimo de Miyuki Miyabe.

Rakuen, em análise
rakuen

Name: Rakuen (Paradise)

Description: Shigeko Maehata (Yukie Nakama) é uma ex-jornalista criminal que se envolve num caso que desvendará um segredo guardado por 16 anos.

  • Ângela Costa - 71
71

CONSLUSÃO

O MELHOR: A fantástica interpretação dos atores e o constante mistério que cativa até ao fim.

O PIOR: O início monótono que pouco avança na história.

Sending
User Review
3 (1 vote)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2366 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Leave a Reply

Sending