Descobre o significado dos nomes em Harry Potter

 

Alguma vez te perguntaste por que J.K. Rowling escolheu os nomes que escolheu para os seus personagens de Harry Potter? Então, consulta esta lista.

 

Lê Também: J. K. Rowling revela porque razão o filho de Harry Potter tem o nome de Snape

 

Harry Potter

Albus

Em latim, que significa “branco”. Sabedoria.

Aragog

“Ara” vem de aracnídeo e “Gog” era o nome de um gigante lendário. Combinados, o nome significa “aranha gigante.” Além disso, possivelmente derivado da palavra grega “agog”, que significa “líder”.

Argus (Filch)

Na mitologia grega, Argus era um monstro que tinha cem olhos e festava sempre vigilante. O nome significa “brilhante e vigilante” [Apropriado para Filch, não?].

Bellatrix

“Bella” deriva da palavra “bellum”, que significa “guerra”, e “Trix” refere-se a “uma mulher no poder.”

Crookshanks

“Crook” vem de “torto”, que significa “dobrado ou não em linha reta” e “shank” refere-se a”uma perna ou a uma parte da perna”. A prórpia Rowling admitiu ter dado ao gato de Hermione o nome de “pernas tortas”, que é uma das suas características referidas nos livros.

Dobby

Uma pessoa tola ou insensata. Além disso, um tecido de pano que é durável e de aparência natural.

Dolores

De origem latina. Significa “Senhora das Dores ou dor”. Em grego, “doleros” significa “enganador.” Em espanhol, “dolor” significa “ter dor.”

Draco

Draco é uma constelação que se parece com um dragão, mas é uma cobra. Em latim, Draco significa “dragão”. “Draconiano” significa “severo ou cruel.” Em romeno, “drac” significa “diabo”.

Dumbledore

Significa “Bumblebee” (“abelha grande”) em inglês antigo. J. K. Rowling disse queescolheu este nome porque tinha imaginado Dumbledore andando ao redor do castelo de Hogwarts, cantarolando para si mesmo.

Dursley

Uma cidade perto do local de nascimento de Rowling.

Fenrir (Geyback)

Na mitologia nórdica é um monstro gigantesco e terrível em forma de um lobo.

Fleur Delacour

Significa “Flor da Corte” em francês. Também poderia ser um trocadilho inteligente com a palavra francesa “coeur” que significa “coração”.

Ginny

“Ginevra” uma mulher do povo italiano; o seu nome significa “Juniper” como na árvore perene. No entanto, J. K. Rowling também disse que escolheu o nome porque queria algo diferente e especial para a única rapariga Weasley

Granger

Granger é uma pessoa muito comum, tal como os pais de Hermione. Granger é também o nome de um personagem do livro “Fahrenheit 451”, que é o líder de um grupo de intelectuais conhecidos como “Os Povos do Livro”, cujo objetivo é a preservação da literatura em face dos esforços de seu governo para queimar e destruir todos os livros [Uma possível referência ao amor fanático de Hermione dos livros?].

Grindelwald

Talvez derivado do personagem épico anglo-saxão de “Beowulf”, Grendel, o demónio.

Gryffindor

O grifo é uma criatura lendária com cabeça e asas de águia e corpo de leão (símbolo dos Griffindor). Também conhecido na mitologia grega como o “gryphon,” que protegia o ouro de um deus dos homens mortais. Em francês “d’or” francês significa “de ouro”. O dourado é uma das cores da casa Griffindor.

Hagrid

J.K. Rowling disse: “Hagrid também é outra palavra do Inglês antigo para ‘uma noite mal dormida’. Hagrid bebe muito logo tem muitas noites más”. Por outro lado, “Grid” era uma giganta nórdica conhecida por ter um temperamento terrível e “Ha” uma variante nódrica para “metade”. Então, “Ha-Grid” pode apenas significar “Half-Grid”, ou seja, meio-gigante. No lIvro “The Mayor of Casterbridge”, de Thomas Hardy, a palavra inglesa “hag-rid” que significa “indigestão” pode ser encontrada exactamente no mesmo parágrafo que “Dumbledore” [Coincidência?].

Harry

É o nome de rapaz favorito de J.K. Rowling. Tem origem anglo-saxónica e significa “poder”.

Hermione

A versão feminina de Hermes. Na mitologia grega, foi muitas vezes conhecido como o santo padroeiro da alta magia.

James

Significa “usurpador”. “Tomar o lugar de, ou substitutir, especialmente através de intriga ou táticas desleais” [Parece-nos que o Snape concordaria].

Kreacher

Significa “criatura”. Uma reminiscência do “kriecher” alemão derivado de “kriechen”, que significa “a rastejar ou encolher”.

Lestrange

Em inglês “estranged” significa ser “removido da sociedade”. Em francês, “etrange” significa “estranho” ou “estranho” [Todos concordamos que a Bellatrix era um bocado estranha…].

Lily

Flor que simboliza a pureza e a inocência. Muito utilizada durante a época Páscoa para representar a imortalidade.

 

Lê Ainda: Harry Potter | O capítulo favorito de J. K. Rowling é…

 

Luna

A deusa romana da lua. Significa “lua”, em latim, romeno e italiano. Em romeno, significa também “mês”. A palavra “lunático” também é derivado da palavra “lunar”, pois acreditava-se nos velhos tempos que o comportamento estranho ou ímpar era causado pela lua.

Lupin

“Lupus” é o derivado do latim para “Canis Lupus”, que é o nome científico para o lobo. Ser descrito como “lupino” significa “assemelhar-se a um lobo” [Elementar…].

Malfoy

Em latim, “malus” significa “ruim” e “mal” significa “pálido”. “Mal foi” significa “má-fé; um ato com más intenções ou malicioso”.

McGonagall, Professora Minerva

O nome é escocês e vem do nome celta “Conegal”, que significa “O mais corajoso”. A coragem combina bem com o seu primeiro nome, Minerva, a deusa da sabedoria e da guerra.

Myrtle, Moaning

Um tipo de arbusto perene que é muitas vezes esquecido por causa de sua simplicidade.

Nagini

“Naga” é “cobra” em sânscrito e “Nagin” significa “cobra fêmea” em Urdu.

Neville

Francês antigo para “a partir da nova terra”.

Nymphadora (Thonks)

“Nymphadora” traduz-se como “presente das Ninfas”. Na mitologia grega, a ninfa refere-se a um membro do grupo de espíritos femininos encontrados em diferentes tipos de natureza, com capacidade de mudar de forma [Uma referência muito clara à própria capacidade de Tonks de metamorfosear-se].

Peeves

“Peeve” significa “pequeno demónio” ou algo que “rdá cabo dos nervos”.

Pettigrew

Significando algo como “cresceu como uma pessoa mesquinha”. Além disso, do francês “petit gros” ou “pessoa pequena, gorducha.”

Petunia

Flor que simboliza raiva e ressentimento.

Potter

Um nome de J. K. Rowling sempre foi apaixonado por desde a infância. “Campo do Potter” é muitas vezes o nome dado a um cemitério numa cidade ou vila onde são enterrados aqueles que  não foram reclamados ou os indesejados.

Ron

É o conselheiro do rei Arthur. De certa forma, Ron funciona como um conselheiro para Harry em todas as suas escolhas e aventuras.

Severus

“Sever” significa “cortado”. Snape parece ter “cortado” seus laços com o Senhor das Trevas através dos cinco primeiros livros e depois com Dumbledore e a Ordem no “Príncipe Misterioso”. “Severe” significa “cruel ou rigoroso”, duas características que descrevem com precisão o professor de Poções. Também muito semelhante ao da palavra latina “Servus”, que significa “servo”.

Sibyll (Trelawney)

Vem de “Sibilas”, que eram profetas famosas da mitologia antiga. As suas profecias não eram muitas vezes decifráveis até que dado um evento acontecesse. Na “Eneida”, a Sibila foi responsável por liderar Aeneas para o Submundo.

Sirius

Referebte à estrela, Sirius, também conhecida como a E”strela do Cão” ou “Grande Cão”. É a estrela mais brilhante no céu, muitas vezes designada de “escaldante” [O que se adpata à sua personalidade].

Skeeter, Rita

“Skeeter” é um diminutivo para “mosquito” [Como a maioria das pessoas pode atestar, os mosquitos estão entre as formas de vida mais irritantes do planeta].

Slytherin

Soa como “slither”, “deslizar como uma cobra”. Não é por acaso que os Slytherin são representados por uma serpente. Salazar Slytherin falava inclusivamente “serpentês”.

Snape

É o nome de uma cidade em inglesa, mas foi também inspirado numa pessoa real que Rowling conhecia.

Umbridge

Soa como “umbrage”, que é “um sentimento de raiva causado por um delito” Em latim, “umbra” significa “sombra ou fantasma” e também pode ser interpretado como “inveja ou suspeita de outro” [encaixa-lhe que nem uma luva].

Viktor (Krum)

Significa “vitorioso” [Apropriado para o melhor apanhador na Copa Mundial de Quidditch].

Voldemort, Lord

Houve um feiticeiro das trevas na época medieval chamado Voldermortist. Noutro idioma, Voldermortist significa “Senhor do Mal” ou “Senhor das Trevas.” Em muitas línguas europeias “mort” ou “mord” referem-se a “morte ou mal”. Em francês, “vol-de-mort” significa “voo da morte “. Também em francês, “vol” traduz-se como “o ato de roubar”, dando ao nome de Voldemort o significado alternativo para “roubar de morte” [Mais palavras para quê?].

Weasley

Trocadilho com “weasel” (doninha). Segundo J. K. Rowling, as doninhas são conhecidas por terem uma má reputação, especialmente na Irlanda, como um animal infeliz. Tantos os Weasleys como as doninhas compartilham o cabelo vermelho.

 

Para saberes mais sobre os nomes do universo de “Harry Potter” podes visita a MuggleNet.

 

“Harry Potter” | A magia continua em 2016 com o spin off “Fantastic Beasts and Where to Find Them” e a peça de teatro “Harry Potter and the Cursed Child”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.