© TippaPatt via ShutterStock (ID: 2485923623)

Desligar o computador todos os dias: sim ou não?

Mito ou realidade? Será que ligar e desligar várias vezes o computador prejudica a durabilidade do equipamento?

Sumário:

  • Há quem acredite que o melhor é desligar o computador no fim de o usar e há também quem o deixe sempre ligado. A indecisão acontece devido ao receio de danificar o equipamento;
  • Será que há uma forma correta de preservar o dispositivo? A verdade é que a prática de desligar tem vantagens como a poupança de energia e correção de possíveis erros de sistema;
  • Não há uma resposta certa, daí haver várias opções. Há ferramentas intermédias como a suspensão ou a hibernação que podem ajudar os utilizadores.
Lê Também:   Digi chega a Portugal com funcionalidade inédita no mercado das telecomunicações

Desligar o computador ou deixar ligado até ao próximo uso? Uma pergunta que muitos ainda não sabem responder, mas ainda assim escolhem um método ou vão variando por via das dúvidas. A indecisão coloca-se por se acreditar que ao ligar várias vezes o aparelho se possa estar a contribuir para o danificar mais rapidamente. Será um mito ou a verdade?

Quando se liga o computador é verdade que há um pico de energia e, sobretudo, em equipamentos mais antigos, isso poderá afetar o tempo de vida da máquina. No entanto, por outro lado, ao ligar e/ou reiniciar há como se fosse um refresh da informação necessária é por isso que, às vezes, antes do computador ligar inicia uma atualização necessária automaticamente.

Manter o computador ligado dias a fio também não é o ideal

Computador Laptop Aviator
© Pexels, via Pixabay

No que toca à tecnologia é preciso encontrar um equilíbrio e adaptá-lo às necessidades de cada um. Desligar e ligar o computador a todo o momento para quem trabalha muitas horas ao computador pode não ser viável por questões de poupança de tempo e produtividade. Para o próprio equipamento também pode causar stress ao sistema estar em constante processo de shutdown e iniciação. Ao desligar o computador dá-se descanso à máquina, poupa-se eletricidade e pode ser meio caminho andado para atualizações pendentes necessárias.

Para que não se esteja num constante ligar e desligar do computador há opções como ‘suspender’ ou ‘hibernar’ a máquina, garantindo assim, tal como os nomes indicam, estar num estado de quase pronto a utilizar, mas sem estar desligado, nem ligado. É um limbo muito útil e prático para os utilizadores.

Para quem usa o computador pontualmente é aconselhado desligar por completo para evitar um estado de suspensão ou hibernação prolongado, que será notório na fatura da luz e possivelmente na durabilidade do equipamento. Mesmo quem usa o computador diariamente e várias vezes ao dia tem de ter em mente que, de vez em quando, é necessário desligar ou reiniciar o sistema para corrigir possíveis erros.

Em conclusão, não há uma resposta totalmente certa. Até por isso os próprios computadores (independentemente de serem um masOS, Windows ou Linux), têm várias opções de energia à escolha. A decisão de desligar ou deixar ligado vai depender de vários fatores, desde a máquina em questão, ao tipo de pessoa por detrás do teclado e da respetiva rotina enquanto utilizador.

Ligas e desligas o teu computador frequentemente? Que diferenças sentiste na bateria e/ou durabilidade do equipamento?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *