Usas gmail para aceder a outras apps? Há novas regras a partir de hoje
O Gmail vai tornar-se mais seguro do que nunca. Em menos de 24 horas, entram em vigor novas regras para manter a tua conta segura.
Sumário:
- O Gmail tem adicionado várias funcionalidades para facilitar o trabalho diário dos utilizadores;
- A Google anunciou há pouco tempo a chegada do Gemini, com uma funcionalidade capaz de te ajudar a escrever emails;
- Agora o novo foco é a segurança e ainda hoje vão entrar em vigor novas regras a seguir.
O Gmail introduziu recentemente novas funcionalidades com a chegada do Gemini, que estão diretamente relacionadas com a segurança das contas e ao uso da Inteligência Artificial. O serviço da Google é conhecido pela sua integração com outros serviços, como o Google Drive, o que facilita a partilha de documentos e ficheiros.
Desta forma, a Google está a começar a reforçar as medidas de segurança no Gmail, aplicando novas regras de acesso para aumentar a proteção dos utilizadores.
A partir de hoje, 30 de setembro, o acesso aos dados do Gmail a partir de aplicações consideradas “menos seguras”, que utilizam apenas um nome de utilizador e uma palavra-passe, deixará de ser suportado. Estas mudanças visam reduzir os riscos de comprometimento das contas e melhorar a segurança geral do serviço. Esta alteração inclui também os utilizadores portugueses.
Que implicações têm as novas medidas de segurança para os utilizadores? E como funcionam?
Os utilizadores do Google Workspace serão particularmente afetados por esta alteração. E porquê? Para melhorar a segurança, a Google está a adotar o OAuth, um método de autenticação mais seguro que substitui o login tradicional com nome de utilizador e palavra-passe.
Este método será obrigatório para todas as aplicações que pretendam aceder aos dados do Gmail, como IMAP, POP e Google Sync. A funcionalidade “Less Secure Apps” foi removida da consola de administração do Google Workspace, o que significa que novas contas não poderão ser adicionadas através de métodos de login menos seguros.
Estas alterações aplicam-se principalmente a clientes do Google Workspace, e a Google recomenda várias ações para evitar problemas de acesso, como o erro “nome de utilizador ou palavra-passe incorretos”. Para contas pessoais do Gmail, a opção de desativar o IMAP foi removida, mas o acesso continua habilitado via OAuth, o que não afetará as conexões atuais dos utilizadores.
Este reforço de segurança, combinado com o lançamento do modelo de IA Gemini para melhorar as respostas automáticas no Gmail, demonstra o compromisso da Google em manter a plataforma segura e ao mesmo tempo prática para os utilizadores.
Já confirmaste os teus acessos?
Muito mais simples
Gostei