Dias da Música | 24 a 26 abril no CCB

 

“Luzes, Câmara… Música!” é o tema da nona edição do festival a acontecer, entre dia 24 e 26 de Abril, no Centro Cultural de Belém

Nada melhor para celebrar o poder da música, do que dedicar os Dias da Música em Belém de 2015 à música no cinema.

O que seria do cinema sem a música? Ainda o cinema era mudo, sem falas, e já tinha música.  Já em 1895, os pais do cinema – os irmãos Lumière –  sabiam a importância da música. E, por isso mesmo, as primeiras projecções tinham sempre uma pequena orquestra a acompanhar o filme.

Mais curioso, é o facto de o primeiro filme sonoro ter sido “O Cantor de Jazz” (1927) –  uma clara alusão à ligação entre o cinema e a música.

E o que seria a cena do duche, em Psico (1960), sem aquela música que mata Janet Leigh – e a nós, só com o suspense? Alfred Hitchcock revela: “A música é o segredo”.

Por hoje existir, cada vez mais, vontade de cruzar a música com a sétima arte há músicas que nos transportam directamente para o filme. Por exemplo, é impossível ouvir as palavras “Bond, James Bond” e não sentir a emoção da música.

Para lembrar este e outros sucessos, o melhor mesmo é ir até aos Dias da Música que este ano celebram, além da música, o cinema. Estão programados mais de 80 concertos, conversas com músicos e realizadores, oficinas ou conferências e visualização de filmes.

Para conhecer o programa, o melhor é consultar o cartaz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *