Disney irá produzir filme sobre Charles Darwin

 

 

A Walt Disney Pictures está a desenvolver filme sobre Charles Darwin com Stephen Gaghan responsável pela realização e argumento. São poucos os detalhes que estão disponíveis de momento, mas já se sabe que este projeto será um filme de aventura envolvendo o naturalista e geólogo britânico Charles Darwin.

À primeira vista, Darwin não parece ser o tipo de figura indicada para um filme de ação e aventura, mas esta ideia muda se pensarmos que, quando era mais jovem, Charles Darwin realizou uma viagem de cinco anos em 1831, no navio HMS Beagle, onde era consultor e coletor científico da expedição. O naturalista fez muitas descobertas ao longo do caminho que foram mais tarde aproveitadas nas teorias que o tornariam uma das figuras mais influentes na história da Humanidade. Utilizar esta viagem, por si só, seria suficiente para realizar um bom filme. Junta-se a isto a oportunidade de explorar a personagem de Charles Darwin e poderemos ter aqui uma ótima aventura cinematográfica.

Naturalmente esta ideia levanta várias questões. Uma delas é como é que a Disney, um dos maiores estúdios do mundo, irá representar uma figura cujas teorias, apesar de serem aceites como parte central do pensamento científico, ainda são consideradas controversas em algumas partes do mundo. A verdade é que argumentos cinematográficos que exploram a ciência evolucionista não são uma novidade. A novidade está na Disney envolver-se neste tipo de temas. Se este filme for realmente sobre a viagem do HMS Beagle ele não será propriamente sobre a Teoria da Evolução defendida por Darwin, mas irá certamente centrar-se no início dos conceitos do naturalista e no desenvolvimento do seu pensamento científico.

Lê Também:
Disney+ anuncia estreia de Carros em Viagem

LÊ MAIS: Disney anuncia novo filme para 2016: Moana!

Charles Darwin deixou a sua marca no campo da ciência depois de publicar o famoso livro A Origem das Espécies, que apresenta a Teoria da Evolução, onde defende que todos os seres vivos da Terra têm uma origem comum.

Em 2009 chegou a ser realizado por Jon Amiel um filme (Creation) com foco em Darwin e na sua família enquanto se esforçava para terminar o livro já citado. Creation contou com os atores Paul Bettany, no papel de Darwin, e Jennifer Conelly.

Stephen Gaghan, o realizador deste próximo filme Disney, venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado em 2001, com o filme Traffic – Ninguém Sai Ileso, de Steven Soderbergh, e em 2006 foi nomeado na categoria de Melhor Argumento Original com o drama político Syriana, protagonizado por George Clooney.

Lê Também:
Haunted Mansion recebe Jared Leto e Jamie Lee Curtis

Por enquanto ainda não existe data de estreia do novo projeto da Disney, nem se sabe quais serão os atores que poderão fazer parte dele, mas estaremos certamente atentos às novidades que forem chegando.

 

 

Filipa Machado

Uma fã da 7ª Arte, adora ler e passar as suas folgas a fazer maratonas de séries e não pode viver sem um pouco de anime no seu dia a dia.

Filipa Machado has 862 posts and counting. See all posts by Filipa Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.