EDP Cool Jazz 2022 | Aníbal Zola aquece a tarde
Depois do primeiro dia do EDP Cool Jazz com John Legend a fechar, chegou a vez de Paul Anka. Mas antes Aníbal Zola aqueceu o Parque Marechal Carmona com o seu jazz.
Chegamos ao segundo dia do EDP Cool Jazz, no Parque Marechal Carmona. Num ambiente ligeiro, onde abundava a paz e a tranquilidade, o final de tarde estava propício para a música jazz. Pela primeira área do recinto do festival encontravam-se diversas pessoas, entre conversas simpáticas e visitas às bancas. Contudo, estava quase na hora das Jazz Sessions, o novo lugar do festival que dá espaço aos músicos nacionais para mostrarem o seu talento. Assim sendo, era a vez do músico portuense Aníbal Zola, pseudónimo de José Aníbal Beirão subir ao palco. Com formação académica em jazz, o músico é um profundo conhecedor do género, sendo que é contrabaixista de formação, e cantautor por paixão.
Acompanhado por André Mariano na bateria, e Pedro Rosário na guitarra, começou da mesma forma que se encontrava o ambiente, calmo. Ainda assim, conforme a música descontraída mas ao mesmo tempo hipnotizante ia prosseguindo, as pessoas começavam-se a aproximar do palco. Dado às dimensões do palco, e também do local, o concerto tinha um ar intimista, que acaba por contrastar na perfeição com o intuito das Jazz Sessions do EDP Cool Jazz.
Quem não conhecia Aníbal Zola, passou a conhecer (e a gostar). Apesar dos esforços do músico em por o público a dançar, estes preferiam estar sentados, mas era impossível não notar nos pés a mexer ao ritmo das músicas. Ou seja, apesar da forma tímida, as pessoas estavam a acompanhar o concerto com atenção. Com três álbuns editados até ao momento, “Baiumbadaiumbé” (2018), “Amortempo” (2020) e “Quem Sai aos Seus” (2022), o músico portuense mostrou as razões (ou as músicas), que o levaram até à presente edição do EDP Cool Jazz. Com influências da música popular portuguesa e alguns ritmos da América Latina, assistimos a um concerto versátil, com músicas como “Cigarras & Formigas”, “Quem tem Boca”, Quem Sai aos Seus”, entre outras.
O talento de Aníbal Zola era notável, com uma sonoridade chamativa. Contudo, a timidez do público não permitiu que o concerto se elevasse.
VIDEOCLIPE | DESCOBRE MAIS SOBRE ANÍBAL ZOLA
Conheces o músico? O que achaste do seu concerto?
Artigos relacionados:








Pingback:ObjetivaCast WebRadio - EDP Cool Jazz 2022 | Yann Tiersen surpreende público | MHD – Magazine.HD