Um Lugar Silencioso | ©Paramount Pictures

Entrevista EXCLUSIVA MHD a Emily Blunt sobre Um Lugar Silencioso

Estivemos à conversa com Emily Blunt, atriz que dá vida a Evelyn no novo filme de John Krasinski, “Um Lugar Silêncio”, obra de terror que já angariou vários fãs pela sua história aterradora mas emocionante.

A versátil, brilhante e aclamada atriz Emily Blunt estava a meio das filmagens de “Mary Poppins” quando leu o guião do aterrorizante novo filme do seu marido na vida real, “Um Lugar Silencioso“. Sendo “Tubarão” o seu filme favorito de todos os tempos, quando ela leu o guião, repleto de personagens brilhantemente criadas interagindo num mundo em que uma criatura aterrorizante se esconde nas sombras, ela sabia que tinha de participar. Ela só precisava de o convencer a dizer sim. E a dizer não à outra atriz que ela originalmente recomendou para o papel.

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MHD: Dada a forma como “Um Lugar Silencioso” é visceral, é justo dizer que, em muitos aspetos, é quase mais uma experiência do que um filme?

Emily Blunt: Absolutamente. Isso é o que John queria criar para o público – não uma exibição passiva de um filme, mas uma experiência da qual você faz parte tanto quanto as personagens. Quando se está na plateia com as pessoas a assistir, elas estão tão absortas que parece que estão a viver uma experiência. Você vê pessoas a saltar e a rir e a gritar para o ecrã: “Não, não, não, não, não!”. Porque estão à frente do jogo, a pegar em todas as pequenas sementes que o John colocou lá. Isso é ótimo de se ver. Na exibição no SXSW, eu e o John ficámos sentados a apertar as pernas um do outro, felizes por as pessoas estarem a reagir como estavam. Foi um tanto esmagador e surreal.

MHD: O que acha que faz as pessoas identificarem-se mais?

EB: São as personagens, eu acho. É por isso que sou obcecada com o “Tubarão”. Não é um filme sobre um tubarão que mastiga as pernas das pessoas. Não é sobre o sangue. Essa não é a emoção do filme para mim. É sobre os três homens no barco que estão a tentar superar alguma coisa, seja um medo ou uma vingança de algum tipo. É isso que me atrai em “Tubarão” – essas personagens. E é isso que realmente queremos fazer com este filme, criar uma família na qual se possa investir. E eu adoro os filmes que nos fazem aderir, que não são paternalistas, que nos fazem importar. E este é um deles.

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MHD: “O Tubarão” é um ótimo ponto de contato com “Um Lugar Silencioso” de várias maneiras. Quando é que o viu pela primeira vez?

EB: Eu vi “O Tubarão” em criança. E ainda é o meu filme favorito. Quando era criança, o meu pai sempre foi conhecido por trazer para casa filmes inapropriados do clube de video, quando a minha irmã mais velha e eu éramos demasiado jovens para os ver. Ele sempre chegava a casa com os filmes que queria ver. Então, sabe, foi “Voando Sobre Um Ninho de Cucos”, “O Tubarão”, e “Dois Homens e Um Destino”. A minha mãe dizia: “Elas não podem ver “Pretty Woman: Um Sonho de Mulher”! Isso é completamente inapropriado!”. E “O Tubarão” era um deles. Quando eu o vi em criança estava completamente apavorada com o filme. Vi novamente anos depois e adorei. Na verdade, quando o John e eu nos conhecemos, ao fim de um mês, decidimos ver alguns dos nossos filmes favoritos juntos. E nós dois adoramos “O Tubarão”, então tornou-se numa espécie de marco. Quer dizer, estamos juntos há quase uma década e devemos ter visto o filme cerca de 25 vezes. Eu acho que quando nos tornamos adultos, particularmente um ator, descobrem-se todos os detalhes e nuances do filme, então “O Tubarão” tornou-se rapidamente uma das suas grandes inspirações para este filme. Foi ele, mas também filmes como “Alien” e “A Testemunha”. “Um Lugar Silencioso” é uma mistura estranha de todas essas influências.

MHD: O John diz que foi a Emily quem disse que ele deveria realizar “Um Lugar Silencioso”. Isso é verdade?

EB: Bem, eu encorajei-o a fazer isso porque parecia tão óbvio. Honestamente, ele apresentou-me o filme e eu fiquei tipo “Primeiro: Porque é que esse filme nunca foi feito porque é uma ideia tão fantástica e fácil de entender para um filme de terror. E segundo, parecia haver uma razão mais profunda que o fez aderir – a ideia de uma família que precisa de comunicar mais do que qualquer outra família, e que não podem fazer por causa do perigo de falarem.” Fiquei maravilhada com a ideia. E eu sabia que ele seria capaz de captá-la porque ele tem talento para coisas visuais. E ele tinha essa convicção. Na verdade, acho que fui persuadida por ele e pela sua convicção. Eu disse: “Não podes simplesmente participar no filme. Tens de o realizar.
Tens de fazer tudo”.

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MHD: Presumivelmente agora que o filme é uma enorme história de sucesso, significa que ganhou muitos pontos por dizer que ele deveria fazer este filme…

EB: Está a brincar? Toneladas! É engraçado porque sempre protegemos os projetos um do outro e não queremos intrometermo-nos muito nas decisões do outro. A tal ponto que o John nunca lê os guiões que eu assino. Só se eu gostar de algo, e então aí ele apoia-me.

MHD: Aparentemente, a certa altura, você também sugeriu outra atriz sua amiga para o papel que eventualmente acabou por representar?

EB: Ah sim. A minha amiga, que permanecerá sem nome, ela é uma atriz brilhante. Eu disse ao John que ela seria ótima. Acho que foi porque eu tinha acabado de terminar o “Mary Poppins” e apetecia-me relaxar um bocado. E o filme era uma ideia tão especial que eu queria que ele o fizesse. Além disso, sempre que nos pedem para trabalhar juntos, estamos cientes de que há uma hipótese de que o nosso relacionamento se torne o foco da história, e eu simplesmente não queria isso. E uma das coisas gloriosas que resultou de tudo isto é que o conceito deste filme é muito maior do que o nosso relacionamento. As pessoas estão a reagir ao acontecimento cinematográfico em vez de: “Eles são um casal, num filme!”. Essa não é a história, não é a narrativa do que está a acontecer, e eu não poderia estar mais feliz com isso. Mas tudo isso dito, quando eu li o guião, eu sabia que não queria que ninguém além de mim o tocasse. Eu estava tipo: “Certo, preciso fazer um telefonema rapidamente, porque eu tenho que fazer este papel…”.

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MHD: As relações entre os membros da família no filme estão lindamente conseguidas. Como é que todos os atores alcançaram esse nível de intimidade?

EB: Nisso, eu realmente tenho que dar crédito às crianças extraordinárias com as quais conseguimos o jackpot. Quero dizer, eu nem me conseguia identificar com eles como atores infantis porque eles foram tão profissionais, profundos e respeitados como todos os atores adultos com quem eu já trabalhei. Millie e Noah são almas tão maduras. E Cade, precisávamos de uma criança com tal presença, que pudesse tocar o coração das pessoas. Ele fez a sua audição. Nós vimos aproximadamente 50 audições mas quando nós vimos a dele soubemos imediatamente que era o que queríamos. Na SXSW, Millie disse que estava nervosa, por trabalhar com todos aqueles atores, estava preocupada que não percebesse piadas e outras coisas. Mas eu realmente vi-a sair de sua concha. Ela viu o quanto era amada por todos e é uma miúda tão fixe, inteligente e engraçada. E nós estávamos a viver nessa espécie de realidade alternativa, a filmar naquela quinta, neste mundo insular, então inevitavelmente todos nos aproximámos. É um daqueles filmes de baixo orçamento que todos fazemos pelas razões certas e estamos lá para nos envolvermos. E foi isso mesmo que aconteceu. Foi um processo muito natural. Nós honestamente fomos para a cama todas as noites a agradecer a Deus por eles – eles eram tão brilhantes.

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MHD: Como foi a experiência de usar a linguagem gestual no set?

EB: Foi fantástico. Tivemos um tipo fantástico no set que nos ensinou linguagem gestual, mas que também nos ensinou maneiras de o individualizarmos, para dar o nosso toque pessoal. Porque nem todas as pessoas usam os mesmos gestos, assim como nem todas as pessoas usam a mesma forma de falar, as mesmas expressões. As pessoas falam de maneira diferente, as pessoas usam gestos diferentes. Então, todos nós desenvolvemos o que achámos que era certo para as nossas personagens. A Millie foi tão boa que nos deu os parabéns pela nossa linguagem gestual provavelmente-bem-bonita-às vezes! Mas todos nós trabalhámos muito para conseguir o mais correto possível. Ela foi muito encorajadora. Ela é tão profissional, tão extraordinária e poderosa. Ela realmente absorveu tudo o que estávamos a fazer. Ela também tem o apoio de uma família bastante extraordinária. Todos eles usam linguagem gestual, todos eles. Até as suas irmãs gémeas de três anos. Ela é muito afortunada por ter um sistema de apoio tão incrível em casa.

MHD: Você disse que queria tratar o som como uma personagem em “Um Lugar Silencioso”. O que quer dizer com isso?

EB: O que quero dizer é que o erro é descrever o filme como um filme mudo, porque não é. É tão rico em som, e o som é uma grande parte dele, mesmo que só existam 100 palavras de diálogo no total. Realmente, o barulho é o mau da fita para esta família. Então transformei o som no inimigo desta família, para a situação deles. O ranger de um passo, todos esses elementos se tornam tão ricos porque você os receia. Então, de certa forma, o som assumiu o seu próprio caráter. O som é tanto o mau da fita quanto os monstros.

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MHD: Mesmo gostando tanto de “O Tubarão”, você e o o John disseram que você não se sentia realmente atraída pelo género de terror antes. 

EB: É verdade, mas só porque eu não gosto de ver filmes de terror não significa que eu pus de lado estar num novamente. Só porque eu não tenho estômago para aguentar alguns desses filmes não significa que não veja as grandes vantagens de entrar num, porque eles são muito divertidos. Você está a lidar com uma realidade aumentada, então há muito espaço para tentar algo novo. E a ideia deste filme foi tão única. Em última análise, muitas das nossas discussões sobre este filme foram sobre a família do filme. Embora obviamente falássemos sobre os sustos e como fazer as pessoas saltarem nas suas cadeiras. Tivemos as conversas mais estranhas ao jantar…

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MHD: O que achou de ser dirigida por John?

EB: De certa forma, nós realmente queríamos ter um com o outro a mesma diplomacia que você teria com qualquer outro ator ou qualquer outro realizador. Mas, no final, temos um entendimento, uma linguagem secreta que só se pode ter se formos um casal. Nós estávamos realmente muito nervosos em trabalhar juntos. No dia anterior à minha primeira cena, eu estava absolutamente ansiosa. Eu disse: “Mas e se não gostas de trabalhar comigo?”. Não sabia se as coisas iam funcionar, se tudo vai correr bem ou se vai ser um espalhanço. E acho que provavelmente somos pessoas com uma opinião muito espirituosa. Mas foi realmente a experiência mais incrível. Eu honestamente nunca me senti mais amada criativamente do que como por ele neste filme. Foi tão colaborativo e emocionante. Isso não quer dizer que foram só arco-íris e raios de sol. Como qualquer relacionamento de cineasta/ator, nós criticámos algumas coisas e tivemos que conversar sobre isso e tomar um pouco de uísque depois. Mas, de certa forma, a linguagem secreta que temos juntos como um casal só foi benéfica para o processo. Eu faria tudo de novo num piscar de olhos, porque eu tenho a confiança definitiva nele. Nós definitivamente descobrimos um novo lado do nosso relacionamento através disso. Nós sempre fomos os maiores fãs um do outro como casal e na vida, mas somos uma entidade diferente ao trabalharmos juntos. Todos brincavam connosco: “Oh, bem, vamos ver se ainda estão casados no fim!” Mas acho que, de certa forma, isso nos aproximou. Especialmente agora que o filme teve uma reação tão maravilhosa, é muito especial podermos compartilhá-lo.

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MHD: O filme tem uma mensagem adorável sobre a criação de filhos, que é importante, como pai, capacitar os filhos, e não isolá-los do mundo. De onde veio isso?

EB: Eu acho que muito disso veio do John, enquanto, ao mesmo tempo, mantinha muitos dos temas centrais e ideias na versão original [do guião]. Quando você tem filhos, a sua vida é mudada para sempre. As vidas dos filhos são mais importantes do que as suas. E eu acho que o John e eu tivemos uma profunda compreensão de ambos as nossas personagens. O John não se comportaria da mesma forma que o pai do filme, mas ele realmente entendia esse pai. A motivação do pai é simples: ele não permitirá que a sua família morra. Todo o seu propósito é mantê-los vivos, não importa o que aconteça. Se isso significa que eles têm que ficar em casa, quase trancados numa cela, que assim seja. Enquanto a mãe, por mais devastadora que seja a situação, ela vê que, apesar dessa vida horrível que eles levam, ela tenta incutir nas suas vidas algum calor e significado.

MHD: Foi esse elemento que realmente a tocou?

EB: Absolutamente, esta metáfora de pais que não são capazes de proteger os seus filhos do mundo brutal que está lá fora é algo que todos sentem. É um profundo pavor quando você não pode mais estar lá para guiá-los. Quando o John conseguiu o guião, tínhamos acabado de ter o nosso segundo filho, então ficámos como que expostos de certa maneira, num mundo de nova inocência, aquele momento existencial em que uma nova criança surge na sua vida. Então, quando o John veio e me lançou o desafio, eu disse: “Tens de realizar o filme.” Parecia que ele tinha uma ideia com a qual realmente se identificava. É o que ele sente sobre o mundo.

“Um Lugar Silencioso” ainda pode ser visto nos cinemas e se ainda não tiveste a oportunidade, não deixes de ver!

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