Espanha pretende cancelar a participação de Israel na Eurovisão 2025
As polémicas continuam na Eurovisão 2025. Depois de Itália e Estónia, agora é a vez de Espanha opor-se à participação de Israel.
A cidade suíça de Basileia foi escolhida para sediar a Eurovisão 2025, na sequência da vitória de Nemo com a canção “Code” na edição anterior. A edição deste ano acontece já em Maio.
Contudo, o festival já está envolto em polémica. A canção “Espresso Macchiato“, da Estónia, interpretada pelo rapper Tommy Cash, gerou polémica em Itália devido a referências consideradas estereotipadas e ofensivas.
A letra aborda esparguete, café e a máfia, sendo a frase “Estou a suar como um mafioso” particularmente criticada. A polémica ganhou dimensão após surgir nas redes sociais, alcançando os media italianos e até o Parlamento.
O vice-presidente da instituição, Gian Marco Centinaio, pediu a desqualificação da canção, argumentando que reforça preconceitos negativos sobre a cultura italiana. A associação de defesa do consumidor Codacons também apresentou uma queixa à União Europeia de Radiodifusão (EBU), organizadora do evento, solicitando a remoção da música do concurso. Até ao momento, nem Tommy Cash nem a EBU comentaram a situação, e tudo indica que “Espresso Macchiato” permanecerá em competição.
Espanha está contra a participação de Israel na Eurovisão 2025
Ver esta publicação no Instagram
Entretanto, a participação de Israel no evento também será debatida. A estação estatal espanhola RTVE anunciou que o seu Conselho de Administração vai discutir a presença do país no concurso e procura uma “posição consensual”. O presidente da RTVE, José Pablo López, afirmou que a questão será incluída na agenda da próxima reunião do Conselho, em Março.
O tema ganhou relevância após o deputado Francisco Sierra, do partido Sumar, criticar a presença de Israel, referindo-se ao país como “genocida” e mencionando a escolha de uma sobrevivente (Yuval Raphael) do ataque de 7 de outubro como representante israelita na competição.
Concordas com a participação de Israel? Lembras-te dos conflitos causados pelo país na edição do ano passado?