RTP vai transmitir estes filmes baseados em livros portugueses nas segundas de setembro
A RTP vai estrear seis filmes baseados em grandes obras portuguesas, escritas entre 1865 e 2019, durante todo o mês de setembro.
Desde o dia 2 de setembro e até ao dia 7 de outubro, a RTP irá estrear seis novos filmes, todos baseados em obras literárias portuguesas, de vários géneros e gerações, desde 1865 a 2019. Cada produção tem um realizador diferente. Os telefilmes vão passar sempre às segundas, às 21 horas, no canal português. Os elencos contam com nomes populares do cinema e televisão portugueses, como João Jesus, José Raposo, António Pedro Cerdeira, Luísa Ortigoso, Sérgio Praia e Kelly Bailey.
Os telefilmes que já estrearam na RTP
O filme a estrear o cartaz, no dia dois de setembro, foi “O Chefe do Meu Pai Era um Democrata e Ninguém Sabia”, baseado num crónica do mesmo nome, de Luís de Sttau Monteiro, publicada em 1974, no Diário de Lisboa. O telefilme é realizado por Mónica Santos e a história relata a transição do Estado Novo para a Democracia no 25 de Abril, através da perspetiva da filha de um funcionário submisso, explorado pelo seu chefe.
Seguiu-se “Bully”, no dia 9 de setembro, realizado por Ricardo Pugschitz Oliveira, inspirado num conto de Miguel Simal, retirado do livro “Daiquiris de Morango e Outras Histórias” de 2010. Conta a história de um homem, que toda a sua vida sofreu de bullying, na escola, na universidade, no trabalho. Quando descobre a coragem que não sabia que tinha, o homem entra num exagero desmedido.
“A Palavra Mágica” foi o terceiro filme de setembro, tendo sido transmitido no dia 16. É baseado num conto de Vergílio Ferreira, de 1976, e realizado por Maria Esperança Pascoal. O filme aborda a forma como uma palavra que aparentemente é inocente, sendo mal interpretada pelos habitantes de uma aldeia, ganha um impacto cada vez maior e mais negativo à medida que se espalha pela aldeia.
As Adaptações que ainda vão estrear na RTP
É já esta segunda, dia 23, que a RTP transmite “O Conto do Nadador”, uma adaptação da obra de Lídia Jorge, “Marido e Outros Contos”, publicada em 1992. O realizador é Filipe Henriques e a história começa com a morte do nadador e investiga o caso de quem lhe deu o tiro fatal, focando-se em três amigas suspeitas do crime.
“O Anel”, baseado num conto de Patricia Maia Noronha, integrado no livro “O Elo Invisível”, de 2019, estreia no dia 30 de setembro. O filme é realizado por Cláudia Clemente e foca-se na importância da conexão e do elo.
O último filme desta sessão já estreia no início de outubro. É “O Esqueleto”, baseado na obra de Camilo Castelo Branco do mesmo nome, de 1865. É João Roque quem realiza o único telefilme deste cartaz que é baseado numa história longa, ao invés de um conto. O filme foca-se no adultério e na vontade individual reprimida pelas convenções sociais da época.
Já viste alguma das adaptações que passaram na RTP até agora?