©Cinemundo

Estreiam 6 filmes esta semana nas salas portuguesas e estes são os 3 melhores (8 de janeiro)

Para esta segunda semana do ano, voltamos a ter novamente mais filmes novos em estreia nas salas de cinema nacionais.

Assim, há um total de 6 novos filmes para veres. Destacamos neste artigo 3 filmes que consideramos os melhores. Do drama à comédia, passando pela música e ficção científica, há, portanto, escolhas para todos.

Pub
Lê Também:
As principais estreias da NOS nos cinemas portugueses em 2026

Greenland: Um novo começo – O grande blockbuster da semana

A grande estreia da semana no que aos blockbusters diz respeito é a sequela de “Greenland – O Último Refúgio” (2020, Ric Roman Waugh).

Assim, Gerard Butler e Morena Baccarin estão de volta nos papéis do casal John e Allison Garrity em “Greenland: Um Novo Começo” (2026, Ric Roman Waugh), um filme de ficção científica passado num futuro distópico.

Pub Ad Banner

Depois do cometa Clarke ter devastado o planeta Terra, a família Garrity vive em segurança num bunker na Gronelândia. Ainda assim, a família arrisca tudo e viaja até à Europa devastada para encontrar um novo lar.

Além dos dois protagonistas, fazem ainda parte do elenco deste filme nomes como Roman Griffin Davis (que interpreta o filho do casal, Nathan; no filme anterior tinha sido o ator Roger Dale Floyd), William Abadie, Sophie Thompson, Amber Rose Revah, Tommie Earl Jenkins, Trond Fausa, Nathan Wiley, Peter Polycarpou, Rachael Evelyn, entre outros.

Pub
Lê Também:
Estreiam 4 grandes filmes esta semana nas salas portuguesas (1 de janeiro)

Mata-te, Amor – A estreia da semana a pensar nos Oscars

É um dos potenciais filmes a entrar na corrida aos Oscars de 2026 e está atualmente nomeado ao Golden Globe para melhor atriz em filme dramático (Jennifer Lawrence).

“Mata-te, Amor” (2025, Lynne Ramsay) é a história de Grace (Jennifer Lawrence) e do seu companheiro Jackson (Robert Pattinson) que se mudam para uma casa de campo. Ela tem o sonho de ser escritora. No entanto, entretanto, nasce o primeiro bebé do casal. Com as novas pressões da maternidade e a ausência constante de Jackson, tudo se começa a desmoronar à volta de Grace.

Pub

O filme teve estreia mundial no Festival de Cannes de 2025. Marca igualmente o regresso da realizadora Lynne Ramsay oito anos após a sua última longa-metragem “Nunca Estiveste Aqui” (2017). Pelo meio, realizou ainda a curta-metragem “Brigitte” (2019) com a fotógrafa Brigitte Lacombe. Lynne Ramsay é mais conhecida por ter realizado o emblemático “Temos de Falar Sobre Kevin” (2011), nomeado a 3 prémios BAFTA.

Além de Jennifer Lawrence e Robert Pattinson fazem parte do elenco desta estreia da semana nomes como, por exemplo, Sissy Spacek, Nick Nolte, LaKeith Stanfield, Kennedy Calderwood, Gabrielle Rose, Clare Coulter, entre outros.

Pub
Lê Também:
Os filmes e séries da Marvel Studios a caminho do cinema e streaming em 2026

Pai Mãe Irmã Irmão – O grande regresso de Jim Jarmusch

Por fim, seis anos depois da comédia zombie “Os Mortos Não Morrem” (2019), o realizador Jim Jarmusch está de regresso ao cinema ‘realista’ e ‘intimista’ com “Pai Mãe Irmã Irmão” (2025).

A nova longa-metragem traz-nos três histórias diferentes sobre as relações pais-filhos. Em “Pai”, um irmão e uma irmã visitam o seu pai que mora desligado da sociedade numa quinta em Nova Jérsia. Em “Mãe”, duas irmãs muito diferentes visitam a sua fria e rígida mãe em Dublin para tomarem chá. Por fim, em “Irmã Irmão”, dois irmãos gémeos regressam à casa dos seus pais recentemente falecidos, em Paris.

Pub

Fazem parte do elenco deste filme: Tom Waits, Adam Driver, Mayim Bialik, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabbat.

Já temos uma crítica ao filme publicada onde destacamos: “Todos os atores do filme foram escolhidos a dedo pelo realizador e encarnam as suas personagens com muita clareza. Inclusive, é tão ‘inovador’ ver uma Cate Blanchett tão insegura… No entanto, é impossível não destacar Tom Waits (…) que está perfeito no papel deste desajeitado pai e que engana bem os seus filhos e ainda Charlotte Rampling que demonstra, uma vez mais, a grandeza da sua presença no ecrã.”

Pub

Restantes estreias da semana

Song Sung Blue é uma das estreias da semana
© 2025 Sarah Shatz / Focus Features, LLC.

Além dos 3 destaques que apresentámos, temos ainda outros 3 filmes em estreia nesta semana de 8 de janeiro. A saber, são eles:

  • “Song Sung Blue” (2025, Craig Brewer): Um casal de músicos forma uma banda de tributo a Neil Diamond e experienciam o tão desejado sucesso.
  • “Kontinental ’25” (2025, Radu Jude): Integralmente filmado com um iPhone e vencedor do Urso de Prata para melhor argumento, uma oficial de justiça tem uma crise moral quando tem a tarefa de despejar um sem-abrigo de uma cave.
  • “Família de Aluguer” (2025, Hikari): Um ator americano em Tóquio encontra o seu propósito quando começa a trabalhar para uma agência de ‘famílias de aluguer’.

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *