© Universal Pictures

Estreiam 9 filmes esta semana nas salas portuguesas e estes são os 3 melhores

Começamos o último mês do ano com uma semana recheada de estreias nas salas de cinema em Portugal. Assim, tens para ver, esta semana, uma sequela de um filme que fez sucesso em 2023, cinema português e um julgamento com História. Mas esses são apenas os destaques. Fica, portanto, a saber de tudo neste artigo.

Lê Também:
“Onde Aterrar” — Análise

Five Nights at Freddy’s 2 – o regresso da semana

Five Nights at Freddy's 2 é uma das estreias da semana
© Universal Pictures

Em 2023, chegou até aos cinemas o filme “Five Nights at Freddy’s” (realizado por Emma Tammi) inspirado no videojogo homónimo criado por Scott Cawthon. Depois do sucesso do primeiro filme que fez da obra o 25.º filme mais visto do ano em todo o mundo, o 19.º mais visto nos E.U.A. e 20.º em Portugal, chega agora às salas de cinema a sequela. “Five Nights at Freddy’s 2” (2025, Emma Tammi) é uma das estreias da semana em Portugal.

Pub

A história deste segundo filme começa, portanto, um ano depois do primeiro. Depois do pesadelo na pizzaria, cria-se uma lenda com o acontecimento e surge um encontro de fãs. Com Abby (Piper Rubio) sem saber a verdade dos acontecimentos, ela foge e reencontra Freddy, Bonnie, Chica e Foxy. Novos acontecimentos macabros vão relevar segredos obscuros sobre a origem de Freddy’s.

Além de Piper Rubio, fazem parte do elenco de “Five Nights at Freddy’s 2” nomes como Josh Hutcherson (Mike Schmidt), Elizabeth Lail (Vanessa), Matthew Lillard (William Afton), Freddy Carter (Michael), Skeet Ulrich (Henry), Theodus Crane (Jeremiah), Bentley Cooper (Derek), entre outros.

Pub
Lê Também:
LEFFEST '25 | Where to Land - a Crítica

Nuremberga – estreia histórica da semana

Tal como o título desta estreia da semana indica, “Nuremberga” (2025, James Vanderbilt) remete-se aos famosos julgamentos de Nuremberga no pós-II Guerra Mundial. Assim, no centro desta narrativa está o psiquiatra americano Douglas Kelley (Rami Malek) que fica encarregue de determinar se os nazis podem ser julgados pelos seus crimes de guerra.

Com este difícil problema do pós-II Guerra Mundial em mãos, Kelley vai, pois, entrar num complicado confronto com o braço direito de Hitler, Hermann Göring (Russell Crowe).

Pub

Além de Rami Malek e Russell Crowe, fazem parte do elenco de “Nuremberga” atores como Michael Shannon (Robert H. Jackson), Colin Hanks (Dr. Gustave Gilbert), Lydia Peckham (Lila McQuaide), Leo Woodall (Sargento Howie Triest), Richard E. Grant (Sir David Maxwell-Fyfe), John Slattery (Coronel Burton Andrus), Ben Miles (Travis), entre outros.

Lê Também:
A Trilogia de Oslo: “Sexo”, “Sonhos” e “Amor” | Oslo Não É Uma Cidade Qualquer, É Um Estado de Espírito (Sexual)

Justa – estreia portuguesa da semana

“Justa” (2025, Teresa Villaverde) é a grande estreia da semana no que ao cinema português diz respeito. Estreado no Festival de Cinema do Rio de Janeiro em outubro passado, o novo filme de Teresa Villaverde chega, agora, às salas de cinema nacionais.

Pub

Para fazer o filme “Justa”, a realizadora pegou na realidade portuguesa dos incêndios de Verão em Portugal. Em concreto, Teresa Villaverde investigou sobre os grandes incêndios de 2017, ano em que destacou a tragédia de Pedrógão Grande. Mas “Justa” é (apenas) inspirado nesta realidade. Trata-se, pois, de um filme de ficção que olha para as famílias que perderam entes próximos e que aprendem a reerguer-se depois disso.

A saber, José Vieira Mendes, da MHD, já viu este filme e destaca: “(…) exige que estejamos presentes, que olhemos, que sintamos, que suportemos o desconforto de ver o que a vida real tenta esconder. ‘Justa’ é, no fundo, um filme sobre ver sem olhos. Sobre sentir sem palavras. Sobre viver depois de se ter morrido um pouco.”

Pub

Fazem parte do elenco de “Justa” nomes como, por exemplo, Betty Faria (Elsa), Madalena Cunha (Justa), Filomena Cautela (Médica), Alexandre Batista (Simão), Ricardo Vidal (Mariano), Robinson Stévenin (Pierre), Anabela Moreira (Filha de Elsa), Luísa Cruz (Advogada), Francisco Nascimento (Homem), João Pedro Vaz (Marido da Filha de Elsa), entre outros.

Lê Também:
“Justa” — Análise

Restantes estreias da semana

Onde Aterrar
“Onde Aterrar”, o novo filme de Hal Hartley depois de 10 anos. ©Leopardo Filmes/Divulgação

Para além destes três filmes que estreiam esta quinta-feira 4 de dezembro, tens igualmente mais 6 novos filmes para veres nas salas de cinema. A saber:

Pub
  • “Eternity – Para Sempre” (2025, David Freyne): após a morte, Joan vai ter de decidir com quem quer passar a eternidade, se com o seu marido ou, então, com o seu primeiro amor;
  • “Fogo do Vento” (2024, Marta Mateus): a época da colheita, vindima e natureza misturam-se neste filme;
  • “Love” (2024, Dag Johan Haugerud): parte de uma trilogia, tem, pois, o romance entre Tor e Marianne no centro da narrativa;
  • “Na Linha da Frente” (2025, Petra Biondina Volpe): uma enfermeira exausta chega ao limite da sua paciência;
  • “Niko Salva o Natal” (2024, Kari Juusonen): uma animação para toda a família sobre a disputa de um lugar no trenó do Pai Natal;
  • “Onde Aterrar” (2025, Hal Hartley): um realizador vê-se num mal-entendido e toda a gente julga que ele vai morrer.

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *