As Mil e Uma Noites vence nos European Film Awards
Os primeiros vencedores dos European Film Awards já foram anunciados e As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes arrecadou o prémio para Melhor Som.
O júri, composto por sete respeitados profissionais do cinema europeu, atribui um dos seus prémios a Vasco Pimentel e Miguel Martins, os designers de som da trilogia épica de Miguel Gomes. O júri dos European FIlm Awards justificou esta escolha dizendo que As Mil e Uma Noites possuem uma forte identidade, combinando estilos de documentário e ficção, sendo que cada sequência sonora desenvolve uma perspetiva original que acompanha proximamente a narração. Foi ainda apontado que o resultado final é poesia brilhante, cheia de vida e audácia.
Lê Também: As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
Para além do prémio atribuído à trilogia portuguesa, foram também anunciadas outras honras em categorias técnicas.
Ich seh, Ich seh, o candidato austríaco para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi agraciado com o prémio para Melhor Fotografia. O trabalho do diretor de fotografia Martin Gschlacht foi elogiado pelo modo como cada imagem é criada na atmosfera do filme e reforça a sua dramaturgia.
O primeiro filme em inglês do autor grego Yorgos Lanthimos, The Lobster, também recebeu um dos prémios. Sarah Blenkinsop, a figurinista do filme, foi reconhecida pelo seu trabalho que, segundo as palavras do júri, pinta o filme com cor e forma, concretizando a visão do seu realizador. Este não é o primeiro galardão que The Lobster arrecada, tendo já ganho o Prémio do Júri na edição deste ano do Festival de Cannes.
Vê Ainda: Colin Farrell e Rachel Weisz no trailer de The Lobster
A honra para Melhores Compositores Europeus foi atribuída a The Duke of Burgundy pelo trabalho ousado e corajoso da dupla inglesa Cat’s Eyes. O filme, realizado por Peter Strickland, foi exibido em Portugal na última edição do IndieLisboa. The Duke of Burgundy e As Mil e Uma Noites são os únicos filmes honrados nesta edição dos European Film Awards a já terem sido vistos em salas nacionais.
Os restantes prémios foram dados a Cialo de Malgorzata Szumowska, pela montagem, e a Le tout nouveau testament de Jaco Van Dormael, pela cenografia.
Lê Ainda: Ida, de Pawel Pawlikowski, vence os European Film Awards 2014
Os nomeados nas categorias de Melhor Filme, Realizador, Atriz, Ator, Argumentista e Comédia serão anunciados dia 7 de Novembro no Festival de Cinema Europeu de Sevilha.