© Cortesia de Tina Karol (courtesy of Tina Karol)

Eurovisão 2023 | Tina Karol mostra-nos todo o seu amor

Continuamos com as nossas entrevistas eurovisivas desta vez para celebrar o talento de Tina Karol, a diva da Ucrânia que volta ao palco com uma nova versão de “Show Me Your Love”. 

Mais um dia, mais uma entrevista no âmbito da Eurovisão 2023. Desta vez estivemos à conversa com a cantora, atriz, letrista e apresentadora de televisão Tina Karol, um dos maiores nomes da música da Ucrânia, que teve a incrível oportunidade de representar o país na Eurovisão em 2006.

Passaram 17 anos desde a última vez que subiu ao palco do maior concurso de música do mundo e, portanto, Tina está decidida a mostrar a nova artista na qual se transformou. Mesmo assim, continua com a semelhante doçura no olhar. Em todos os projetos, dos quais está envolvida, age como uma verdadeira diva, mas com a consciência das tarefas que lhe competem e sentindo-se sempre extraordinariamente confortável para falar sobre tudo. É capaz de abordar o amor pelo seu país, que todos sabemos enfrentar uma guerra terrível, assim como de falar sobre a sua família e sobre a sua vida pessoal.

Tina Karol representou a Ucrânia na Eurovisão em 2006

De facto, “Show Me Your Love” foi apenas o berço de uma longa carreira, comprovando como a Eurovisão é uma excelente fazedora de talentos e consegue ser uma rampa de lançamento – afinal foi ali que catapultaram para a fama Salvador Sobral, Céline Dion, os ABBA, Duncan Laurence ou os Måneskin. Hoje, Tina Karol com 38 anos, conta com mais de 35 prémios musicais, nove álbuns de estúdio, além de ser a única cantora ucraniana a ser homenageada pela sua contribuição para o desenvolvimento da indústria musical. Até serviu de apresentadora do “Dancing with the Stars” durante dez temporadas e como coach no “The Voice” na Ucrânia durante onze temporadas.

Lê Também:   Já é possível enviar mensagens no WhatsApp sem ter Internet

De uma maneira muito ágil, consegue provar que o talento é também compreensão da indústria em seu redor e encontramos em Tina o mesmo atrevimento de outras estrelas internacionais. Além disso, sente-se honrada por espalhar a mensagem de paz da Ucrânia por todo o lado. Quando falamos de Tina Karol, falamos de uma forte contribuição para a arte do país que a viu nascer –  a sua música “Ukrayina tse ty” (“Ucrânia és tu”) foi incluída no currículo escolar da antologia da literatura ucraniana. Seja pelas suas canções em língua nativo, ou pelas mais recentes em inglês, revela que a música não tem fronteiras, nem barreiras. Tina está disposta a enfrentar a batalha, a dar voz à resistência e a contribuir para um futuro melhor. É uma mulher com sentimentos profundos, que quer dar a mão e ajudar alavancar os novos talentos do seu país.

Para que a leitura fosse mais agradável e fluída, realizamos uma edição ligeira, mas cuidadosa na transcrição. A seguir poderás acompanhar de forma mais clara as ideias partilhadas por Tina Karol à MHD.

MHD: Estás preparada para voltar a atuar no palco eurovisivo com uma nova versão de “Show Me Your Love”?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Estou muito orgulhosa e agradecida. Estou tão orgulhosa porque posso representar o meu país novamente. Não só como intérprete e performer, mas como uma pessoa que adora o palco eurovisivo. Sei que a minha participação será uma forma de falar mais sobre a liberdade e sobre o futuro. A minha performance será uma parte da resistência ucraniana.

Estou tão agradecida à EBU por ter a oportunidade de trazer de volta a minha música. Estou igualmente agradecida ao Reino Unido e à BBC pela organização e financiamento desta edição em nome da Ucrânia… Deram-nos a oportunidade de estarmos presentes. O Reino Unido é um parceiro, mas é também um amigo e isto é muito importante porque permite sentir essa amizade.

(…) queria ser a ponte entre a Ucrânia e o resto do mundo.

Tina Karol
© Atelier Public Relations

MHD: Qual a diferença entre a Tina Karol de 2006 e a Tina Karol de agora? 

Tina Karol 🌸🇺🇦: Existe uma grande diferença (risos) e vou mostrá-la no palco da Grande Final. A minha participação na Eurovisão em 2006 com “Show Me Your Love” foi apenas o início da minha carreira.Depois cresci como cantora e como mulher. Acho que é esse o meu papel, de transmitir o poder feminino. Mais importante, fui mãe de um lindo rapaz. Ele curiosamente está a estudar na Inglaterra.

Quando a Guerra na Ucrânia começou eu decidi estar do lado da resistência, decidi ser a voz do movimento cultural. A música é uma arma muito forte e hoje estamos a defender o nosso ADN, a nossa cultura… O nosso futuro! Eu decidi que queria ser a ponte entre a Ucrânia e o resto do mundo. Por isso, a minha performance este ano será muito, mas mesmo muito importante para a Ucrânia, para o meu futuro e, diria até, para todos nós.

A Eurovisão tem essa habilidade de juntar pessoas e através da música trazer alegria, trazer esperança e trazer uma missão. Qual a missão hoje? É a liberdade. Nós ucranianos só queremos ser ucranianos. Nada mais do que isso. Hoje o mundo está connosco e a Eurovisão permitirá unir-nos.




MHD: Cada participação da Ucrânia na Eurovisão tem sido muito notável e até ousada do ponto de vista musical. Porque achas que a indústria ucraniana é entusiasta dos novos sons? 

Tina Karol 🌸🇺🇦: A nossa música é sim muito progressiva e muito distinta. Temos uma quantidade eclética de artistas que fazem sempre algo de novo.

Estou contente que este ano temos os TVORCHI a representar a Ucrânia com a sua música eletrónica. Quão diferentes são as nossas participações na Eurovisão, consegues imaginar? Os TVORCHI são muito particulares em relação aos The Kalush Orchestra, que representaram a Ucrânia e venceram no ano passado. Essa era uma performance de artistas rap, com elementos mais autênticos e em algumas partes mais melódica. Agora temos a música eletrónica e quem sabe aquilo que nos espera os próximos anos. Será certamente algo interessante de vermos.

Ouve já HONEY & МЕД de Tina Karol

MHD: Lançaste recentemente uma nova canção intitulada “HONEY & МЕД”. O que significa o título e como é que nasceu essa canção?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Eu quis juntar a palavra inglesa “HONEY” e a sua tradução literal em ucraniano “МЕД”, com o mesmo significado. A canção nasceu a partir de amor. É uma canção que nos fala de sentimentos que as duas pessoas têm uma pela outra. Esta é uma canção que eu gosto muito, que acredito ter uma extraordinária mensagem e sentido metafórico. Pode ser “eu serei querida para ti” ou “serei uma cascata para ti” ou posso ser “as quatro estações da Natureza”… Esta é uma canção sobre um casal que já não está junto, mas ela continua a sonhar com ele.

MHD: Num dos momentos da canção dizes, “és a razão pela qual eu sinto-me em casa”. Mas quando dizes isso parece que também te referes à tua casa, a Ucrânia…

Tina Karol 🌸🇺🇦: Sem dúvida. A minha casa é a Ucrânia e eu tenho de defender a minha casa e a minha causa. A minha canção de amor fala também de paz. O meu país natal é muito lindo.

MHD: Considerarias participar na Eurovisão outra vez? 

Tina Karol
© Atelier Public Relations

Tina Karol 🌸🇺🇦: Vamos ver (risos). Nunca poderemos imaginar aquilo que vai acontecer no futuro. Eu adorava participar novamente na Eurovisão. Gosto de fazer parte dessa família e gostaria de voltar a trabalhar com o concurso.

Já fiz parte de outros programas de televisão, como o The Voice aqui na Ucrânia. Muitos cantores começam aí. Portanto, parte da minha vida é ajudar na eclosão de novos talentos, ajudar aqueles que nasceram artistas a sê-lo melhor num palco. Estou aqui para lutar por eles. Empenho-me para que consigam trabalhar a sua voz e a sua imagem.

Lê Também:   Eurovisão 2023 | Ai Coração que entrevistamos Mimicat

MHD: O que te motiva a acordar todos os dias?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Eu sou mãe. Sou uma mãe solteira. Tenho de lutar pelo meu filho e todos os dias eu penso nele. Eu tenho que estar calma por causa do meu filho. Hoje temos de ser muito fortes, muito corajosos e também concentrados em todo o que se passa nesta guerra. Esta é a nossa vida moderna e é quase impensável como nos dias em que temos acesso a tudo existe um conflito desta dimensão. As pessoas continuam a morrer para defender os seus países. Para mim é algo doloroso. Eu amo o meu país e sempre estarei do seu lado, mas consegues imaginar se esta situação acontecesse com a França ou com o Reino Unido? Será que poderia acontecer nesses lugares? Não. É simplesmente revoltante. Eu nunca pensei em ver guerra e acordar com o som de sirenes. Hoje de manhã foi muito complicado por causa dos ataques dos drones em Kiev. Isto é surrealista, mas esta é a vida real. Não é um filme.

Temos de estar juntos e temos de ganhar esta batalha. Dói-me imenso ver os jovens na frente de combate… Já não têm as suas famílias consigo, mas têm de estar lá.

Tina Karol
© Atelier Public Relations

MHD: Consegues enumerar as tuas canções favoritas de sempre da Eurovisão?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Ui, ui… Esta é uma pergunta muito complicada.. Eu adoro muitas canções da Eurovisão! Nem todas as músicas bonitas ganham, mas existem tantos bons artistas que já passaram pelo concurso. É mesmo complicado para mim de dizer quem são os melhores. Gosto de música de qualquer estilo e cada uma delas tem algo a dizer sobre o mundo. São pequenas peças de arte e daquilo que as pessoas pensam do universo.

TVORCHI representam a Ucrânia em 2023

MHD: Que conselhos darias aos cantores e restantes artistas ucranianos?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Sejam corajosos! Cantem sobre a Ucrânia e sobre a possibilidade de um futuro. Defendam a nossa cultura e identidade porque esta é nossa cascata, a nossa maior fonte de riqueza.

MHD: Tens uma mensagem especial para a comunidade ucraniana que vive em Portugal?

Tina Karol 🌸🇺🇦: Estejam seguros. Aprendam inglês, aprendam português… Cresçam e aprendam coisas novas e tragam, depois que a guerra acabe, as suas novas aprendizagens para ajudar a reconstruir a Ucrânia. Todos vamos conseguir voltar a dar à Ucrânia o sucesso que merece.

MHD: Obrigado Tina, adoramos as tuas músicas e adoramos “Show Me Your Love”! 

Tina Karol 🌸🇺🇦: Fico um pouco envergonhada porque esse foi o início da minha carreira. Mas acho que é importante não esquecer o primeiro passo, porque se esqueces os teus primeiros passos dificilmente terás um futuro.

Tina Karol voltará ao palco da Eurovisão na Grande Final do dia 13 de maio. Apresentará uma nova versão de “Show Me Your Love” durante o desfile de bandeiras do início da cerimónia. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *