Evolve (PS4) | Análise

 

 evolve ps4  

  • Editora: 2K
  • Produtora: Turtle Rock
  • Plataformas: PS4, Xbox One, PC

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Evolve é um dos grandes nomes dos últimos meses e, tal como não podia deixar de ser, a 2K volta a não desiludir, com mais um grande jogo. No início a ideia base do jogo pode parecer básica, não dando muitas opções de jogo, mas é aí que Evolve mostra o quanto está bem pensado, ao ponto de um jogo em que apenas caçamos ou somos caçados, ser completo o suficiente, mesmo tendo em conta que tem poucos conteúdos.

Evolve-gameplay

4 caçadores e um monstro. É nisto que Evolve se desenvolve e é a esta base que ficaremos agarrados durante muito tempo. Assim que a caça começa, a nossa estratégia terá de ser uma de duas mais prováveis: caça o mais rápido possível, ou ir calmamente preparando o confronto. Qualquer uma das opções tem riscos, principalmente porque cada monstro irá evoluir por três fases, sendo que no seu estado final de evolução não será fácil sair vitorioso.

Se optarmos pelo grupo de caçadores, o líder do grupo de 4, que pode ser IA ou um amigo nosso, terá um farejador que nos ajudará à caça. No entanto não pensei que graças ao nosso amigo farejador o trabalho será fácil. Algumas caças poderão ser bastante extensas, com o monstro inimigo a apagar todos os indícios de que tenha passado por algum local em particular. Para além disso, o próprio monstro espera-nos e poderá enganar-nos, dando falsas pistas sobre o seu poder e localização.

Evolve_

Com um grande trabalho sonoro, o jogo apresenta uma atmosfera e intensidade que devemos aplaudir. Sentimos a caça nas nossas mãos, ouvimos o monstro, ouvimos a natureza que nos rodeia e teremos de nos adaptar ao monstro que vamos caçar. Um dos maiores trunfos deste jogo é o conjunto de mapas. Bem construídos, coesos e que nos obrigam a conhecer o que nos rodeia, pois tanto monstro como caçadores tentarão usar o mapa o melhor possível, quer seja para atacar ou defender, levando a que um conhecimento profundo possa fazer a diferença. Por exemplo, se formos um monstro, sabendo que vamos ser caçados, teremos de caçar outros animais para evoluirmos até ao terceiro estado. Neste momento o conhecimento do mapa é obrigatório, pois teremos de evitar a todo o custo sermos caçados antes de atingirmos o nosso estado final.

Um dos aspetos mais interessantes e bem conseguidos do jogo está na necessidade de criarmos uma boa equipa tendo em conta as skills de cada uma das 4 personagens. Arriscaríamos a dizer que muito raramente a constituição planeada de uma equipa foi tão importante, dando ao jogo uma noção de realismo, pois não nos podemos limitar a escolher uma personagem qualquer e achar que toda a equipa terá sucesso com facilidade.

Com esta variedade de skills, o jogo consegue proporcionar excelentes batalhas em que cada elemento deve entrar no momento certo, usando o que sabe fazer para termos sucesso na caça. A isto junta-se um bom conjunto de armas, que ajudam a explorar as skills das personagens e o resultado é raramente termos uma caça igual a outra do passado. Para tal, também conta e muito, a inteligência artificial, que, no entanto, consegue ser melhor nos nossos companheiros do que nos nossos inimigos, dos quais vamos captando algumas fraquezas de pensamento e que poderemos explorar se estivermos atentos.

Para além da caça, existem ainda vários modos de jogo, com destaque para alguns, como por exemplo, um modo de jogo em que temos de destruir o máximo de ovos possíveis antes que seja demasiado tarde para nós. Para tal, muito contribui o bom sistema de multiplayer e evolução dentro do mesmo. Ao entrarmos dentro de uma cadeia de combates, por exemplo, por cada vitória recebemos um boost para o combate seguinte. Todavia, é interessante reparar que Evolve consegue, na grande maioria das vezes, balancear as estatísticas dos encontros, o que por vezes parece injusto, mas que ajuda ao equilíbrio e ao desafio constante.

Por fim temos o enredo, algo que este jogo parecia não ter, mas a verdade é que tem se estivermos atentos aos diálogos das personagens, ao fim de muitas horas de jogo, e alternando entre personagens, reparamos como as falas de cada um se vão encaixando numa história subtil e extensa, e que alguns jogadores poderão nem reparar, mas que está lá, bem presente, capaz de criar um mundo mais coeso e com inteligência. Foi uma agradável surpresa, bastante diferente do que estamos habituados nos FPS.

O problema de Evolve é que demora a demonstrar o seu potencial. Evolve é um jogo com uma ideia base com a qual não estamos habituados, que não oferece muitos conteúdos e não nos mostra de imediato o quão bom é. Todavia, ao fim de algumas horas começamos a perceber o bom planeamento que este jogo tem, e, naquilo a que se propõe oferecer, é mesmo bom! Basta vermos as incríveis diferenças de jogabilidade e mentalidade que temos de ter caso sejamos um caçador ou um monstro. Preparem-se para uma experiência única, e que vale a pena!

 

Pontos fortes:

  • Excelente construção de mapas
  • Fascinante construção de equipas
  • Componente sonora
  • Jogabilidade intuitiva e diversificada
  • Enredo através de dialogo… arriscado mas muito bem conseguido
  • Multiplayer

Pontos fracos:

  • Gostaríamos de ter mais conteúdos
  • Demora um pouco a tornar-se num grande jogo

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Lê Também:
Horizon Forbidden West recebe trailer de história

Luis Pinto

Developer de videjogos e inteligência artificial - Autor do canal Luís Pinto - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Luis Pinto has 832 posts and counting. See all posts by Luis Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *