Facebook vai recolher menos dados e remove serviço de localização
Com a nova regulamentação europeia o Facebook anuncia que aplicações como o Nearby Friends vão deixar de estar disponíveis.
Na passada quinta-feira, o Facebook começou a informar aos seus utilizadores que a funcionalidade amigos próximas bem como outras funcionalidades baseadas nas localização serão descontinuados em breve. Embora os motivos não sejam claros, a empresa afirma que todas as informações relacionadas com a privacidade serão excluídas dos servidores do Facebook.
A empresa-mãe do Facebook, Meta, confirmou a notícia ao The Verge . “Enquanto estamos a descontinuar alguns recursos baseados na localização devido à pouca utilização, as pessoas ainda podem utilizar os Serviços de Localização para definir de que forma as suas informações de localização são recolhidas e utilizadas”, anunciou porta-voz Emil Vazquez num comunicado por e-mail.
O Facebook anunciou, também, que os alertas de tempo, o histórico de localização e a localização em segundo plano também vão “desaparecer em breve”.
Alguns dos dados, como o histórico de localização do utilizador (que usa automaticamente a sua localização para criar um mapa dos locais que o utilizador visitou, estarão disponíveis para download até ao dia 1 de agosto de 2022. Depois desta data, o Facebook informa que esses dados serão excluídos).
Infelizmente, isto não significa que o Facebook deixará de recolher a localização dos utilizadores. A empresa afirma que os dados de localização ainda serão coletados “para outras experiências”. Para se proteger, o utilizador pode desativar o acesso do Facebook à sua localização, através das configurações de privacidade do iOS.
Talvez a Meta se esteja a antecipar à regulamentação europeia, já que, atualmente, são raros os dias em que não se fale na proteção de dados dos utilizadores, e as empresas estão cada vez mais em “perigo” de serem afetadas por grande penalizações por não respeitarem a privacidade dos seus utilizadores.