iPhone 16 © Mojahid Mottakin via Shutterstock, ID 2508484123

FBI confirma novo ataque contra utilizadores iPhone e Android

FBI volta a preocupar-se com os utilizadores iPhone e Android. Há um novo ataque que começa com um simples SMS.

O FBI alertou para uma onda de mensagens fraudulentas sobre cobranças de portagens nos EUA, atribuídas a hackers oriundos da China. Estas mensagens, conhecidas como “smishing”, têm como objetivo roubar informações financeiras e identidades, afetando utilizadores de iPhone e Android.

Os criminosos utilizam SMS para enganar as vítimas, alegando que possuem portagens em atraso e fornecendo links falsos que imitam os sites oficiais das entidades responsáveis. Uma vez que a vítima insere os seus dados, os atacantes conseguem aceder às suas contas bancárias.

Lê Também:
3 simples truques para desligar o som da câmara do teu iPhone

Como podem os utilizadores iPhone e Android ficarem a salvo?

iPhone 16
© Framesira via ShutterStock (ID: 2519350435)

O Grupo de Trabalho Anti-Phishing (APWG) revelou que a escala desta fraude atingiu níveis “astronómicos”. Há mais de 19 milhões de SMS fraudulentos registados apenas em Fevereiro nos EUA. Os criminosos utilizam milhares de domínios falsos para contornar bloqueios e ampliar o alcance dos ataques.

As mensagens fraudulentas possuem padrões comuns, incluindo notificações inesperadas de cobrança de portagens, linguagem urgente ou ameaçadora, links suspeitos com domínios incomuns como .TOP, .CYOU e .XIN, e pedidos de informações pessoais ou bancárias.

Lê Também:
Gmail vai receber funcionalidade de Inteligência Artificial muito importante

Especialistas em cibersegurança recomendam ignorar e apagar mensagens suspeitas, nunca clicar em links desconhecidos, verificar diretamente com a entidade oficial antes de tomar qualquer ação, monitorizar contas bancárias e ativar autenticação em dois fatores. Nos EUA, as vítimas podem denunciar estes ataques ao FBI através do portal IC3.gov.

Da mesma forma, além das cobranças falsas de portagens, o FBI também alertou para golpes semelhantes envolvendo falsas notificações de entregas de encomendas, avisos bancários fraudulentos e ataques direcionados a investidores de criptomoedas, como os identificados recentemente na Austrália. A mesma situação também pode acontecer em Portugal, com muitos utilizadores a comentarem das tentativas de fraude por supostamente falta de pagamento de diversos serviços.

Tiveste problemas semelhantes? Quais são as principais formas de segurança que costumas seguir?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *