© TierneyMJ via ShutterStock (ID: 1931787956)

Esta é a password mais usada pelos portugueses e a tua cibersegurança está em risco

A escolha de uma password é muito importante para a nossa cibersegurança mas milhares de portugueses optam por esta simples combinação.

Sumário:

  • A cibersegurança é um assunto cada vez mais importante nos dias que correm, cada vez mais tecnológicos;
  • A NordPass, empresa de cibersegurança, efetuou um estudo onde mostra as passwords mais fracas em 44 países;
  • Em Portugal cerca de 10 mil pessoas escolhem a simples password “123456”.
Lê Também:   A novidade do WhatsApp que não está a ser bem recebida pelos utilizadores

Um recente estudo da NordPass, empresa especializada em cibersegurança, revelou que a password mais utilizada em Portugal é “123456”, seguida de variações da mesma, com mais ou menos números.  Este dado faz parte de um relatório global que analisou os hábitos de criação de senhas em 44 países, permitindo uma visão abrangente sobre a fragilidade na escolha de palavras-chave.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 10 mil portugueses utilizam a sequência “123456” como palavra-passe, o que a torna não só a mais popular no país, mas também uma das mais inseguras. Este padrão reflete uma tendência global preocupante: 78% das palavras-passe em todo o mundo podem ser descobertas em menos de um segundo devido à sua simplicidade e previsibilidade.


Milhares de pessoas utilizam password que levam menos de um segundo a serem descobertas

google cibersegurança
© Thapana_Studio / Shutterstock

A NordPass, em colaboração com a NordStellar, analisou uma base de dados com 2,5 TB de informação proveniente de fontes públicas, incluindo materiais obtidos na dark web. O estudo revelou que quase metade das palavras-passe mais usadas globalmente são compostas por combinações básicas de números e letras, como “123456” ou a própria palavra “password”, que também figura frequentemente no topo da lista. Nos últimos seis anos, a sequência “123456” liderou como a palavra-passe mais comum em cinco ocasioões. Apenas uma vez foi desbancada pela palavra “password”, outra opção notoriamente frágil.

A empresa aconselha a necessidade de adotar boas práticas para criação de palavras-passe seguras, recomendações que incluem o uso de combinações complexas de caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, bem como a utilização de gestores de palavras-passe para facilitar a sua administração.

Em Portugal, a popularidade de palavras-passe tão vulneráveis como “123456” evidencia a necessidade de maior consciencialização sobre os riscos digitais.

Usas algum gestor de passwords?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *