Festa do Cinema | O Balanço

A segunda edição da Festa do Cinema, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio, levou mais de 170 mil espectadores às salas de cinema portuguesas, por apenas 2,50€.

Foram três dias desta festa da sétima arte para todos. A Festa do Cinema voltou a ter lugar no mês de maio e espalhou-se por mais de 500 salas de cinema de norte a sul do país. O objectivo: levar o maior número de espectadores ao cinema, durante três dias, por apenas 2,50€.

Foi um total de 172,743 mil espectadores que se descolaram ao grande ecrã mais próximo, segundo dados oficiais do ICA. Apesar de bons números, em relação a outras alturas do ano, os resultados revelados pela organização ficaram abaixo das expectativas e da adesão de mais de 200 mil espectadores na edição anterior. Interessante também o facto de que a segunda-feira, dia 16 de maio, não ter conseguido superar  as segundas-feiras posteriores às estreias de Alvin e os Esquilos: A Grande Aventura e de Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça, nos meses de fevereiro e março, respectivamente.

Lê também: Os filmes mais vistos em Portugal | Primeiro trimestre 2016

Má Vizinhança 2, Capitão América: Guerra Civil e Money Monster, foram, sem grande surpresa, os filmes mais vistos durante a edição deste ano. Tendo sido nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal onde se registou a maior afluência às salas de cinema, sendo que no distrito da Guarda a menor.

Não há duvidas que o sucesso comercial de Má Vizinhança 2 vai-se dever muito a estes três dias de exibição com o preço dos bilhetes mais baixos. Se comparar-mos aos quatro primeiro dias de exibição de X-Men: Apocalipse, que estreou dia 19, logo após ter terminado a Festa do cinema, e que só levou 37.660 espectadores à salas, é notável o sucesso, em termos comerciais, para os filmes em exibição durante iniciativas como estas.

Festa do Cinema

Segundo dados da organização e do ICA, a NOS LUSOMUNDO foi, não só a distribuidora cujos filmes foram os mais vistos nos três dias em questão, mas também, a empresa exibidora que mais espectadores recebeu, mantendo o destaque no panorama nacional do audiovisual e da sétima arte.

Apesar de um decréscimo de 30% na audiência, em comparação à edição anterior, a Festa do Cinema promete voltar em maio de 2017. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *