Kusama e Warhol, o Maior Roubo da Pop © Festival Mental

Festival Mental | M-Cinema, M-Talks e muito mais

O Festival Mental decorre já daqui a menos de um mês e chegou a hora de apontares na tua agenda os dias a que mais queres ir, garantindo que não perdes nada! Descobre a programação da iniciativa coproduzida pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, que inclui sessões de cinema, conversas e peças de teatro!

O dia 1 de novembro é marcado pela inauguração do evento, no Auditório Orlando Ribeiro em Lisboa, espaço que irá receber ainda quatro espectáculos nos dois primeiros dias de festival. No dia 2 de novembro entram em palco a Companhia Sem Tábuas com a peça “Agir na Vida” às 15h, e o Grupo de Teatro Unidade W+ com a peça “Escada Acima… Escada Abaixo” às 17h. Já no dia 3 de novembro às 21h30 poderás ver a performance de “El Laberinto de Nijinsky“, coreografada por Juan Maria Seller e interpretada por Roberto Seller. Meia hora depois, às 22h00, sobe ao palco a peça “Kusama e Warhol, o Maior Roubo da Pop” da Produções D. Mona.

Lê Também:
Festival Mental | Revelados os vencedores do Open Call

Entre os dias sete e treze de novembro é a vez de entrar em cena o Cinema City Alvalade que será palco do M-Cinema e do M-Talks. O M-Cinema (7, 11, 12 e 13 de novembro) é uma mostra de curtas e médias-metragens selecionadas pelos programadores do festival (António Roma-Torres, Catarina Belo, Eurico de Barros, Maria João Barros e Rui Henriques Coimbra) a partir das submissões ao Open Call que terminou em agosto deste ano, angariando 110 participações, provenientes de 38 países, incluindo documentários e obras de ficção. Quanto às M-Talks (8, 9 e 10 de novembro), elas consistem em conversas que têm por base filmes temáticos que serão debatidos por especialistas em temas de saúde mental e por profissionais conhecedores das matérias, contando ainda com a participação de todos os presentes, convidados e incentivados a partilharem as suas experiências e opiniões.

Um dia depois, a 14 de novembro, decorre no Espaço Atmosfera M o lançamento do livro “Soul e Shame” de Martina Frattura e, para terminar a parte lisboeta do festival, no dia 16 de novembro temos um dia especial para as crianças! O dia começa às 15h00 na Sala Visconti da Fábrica Braço de Prata onde os mais novos poderão ver uma seleção de filmes parte do Mental Júnior, seguida por uma M-Talk sobre a Prevenção (guiada por Nuno Colaço e André Maravilha), e terminando com o Yoga Kids.

Já há noite, às 21h30, miúdos e graúdos podem assistir à estreia do projeto “My Story, My Song na qual os convidados contam experiências da sua vida, acompanhadas de música. Entra em palco primeiro Chandi Oliveira, acompanhada pelo violino de António Barbosa, seguida do músico e compositor André Viamonte, acompanhado ao piano por Rogério Nunes.

Depois é a vez do Porto, que irá receber o Festival Mental entre os dias 21 e 23 de novembro. O primeiro dia é marcado pelo lançamento do livro “Soul e Shame” de Martina Frattura, no Espaço Atmosfera M, às 18h30. O segundo e terceiro dias são compostos por M-Cinema e M-Talks.

Confere toda a programação no site oficial do Festival Mental ou na sua página oficial do Facebook. Uma iniciativa importante e a não perder!

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *