Festival Internacional de Cinema e Literatura 2022 muda-se para Faro

O Festival Internacional de Cinema e Literatura muda-se para Faro e faz retrospectiva da realizadora Trinh T. Minh-ha.

O Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve muda-se de Olhão para Faro. O evento acontecerá entre os dias 2 e 11 de junho e conta com uma vasta programação de cinema, conversas, masterclasses e outras iniciativas que têm como objectivo olhar a relação entre a escrita e a sétima arte.

Para o FICLA 2022 poderemos contar ainda com uma retrospectiva integral da obra da cineasta Trinh T. Minh-ha, que estará presente no festival para apresentar os filmes e orientar uma masterclass. Trinh T. Minh-ha é atualmente docente na Universidade de Berkeley na Califórnia, onde integra o departamento de Retórica, Género e Estudos da Mulher. Segundo o festival:

Artista, escritora, poeta, cineasta e compositora e a sua obra fílmica tem sido mostrada nos mais relevantes palcos do cinema mundial (Festival de Berlim, Toronto, Sundance, Locarno, Viennale, entre outros), assim como espaços expositivos como o Musée du Quai Branly ou a Documenta 11. Na retrospectiva que o FICLA lhe dedica serão mostrados os 9 filmes que integram o seu currículo, incluindo o mais recente, What about China?, que integrará ainda a competição oficial do festival.

O Festival Internacional de Cinema e Literatura diz ainda que o cinema de Trinh T. Minh-ha tem como “eixo condutor um olhar transversal sobre as diferenças culturais entre ou dentro de diferentes grupos. Afastando-se dos centros, os seus filmes viajam pelas fronteiras, pelo híbrido, nos intervalos, no múltiplo, mostrando-nos que as diferenças não são, necessariamente, pontos de ruptura, mas antes um constante desafio de pensar os limites, os nossos e os dos outros.”

Festival Internacional de Cinema e Literatura

A realizadora Trinh T. Minh-ha © FICLA 2022O FICLA 2022 é co-produzido pela Câmara Municipal de Faro e decorrerá no PDJ Faro, no Museu Municipal de Faro, na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, no CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação /Universidade do Algarve, 9o DeVIR/CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve e na ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos.

Retrospetiva do cinema de Trinh T. Minh-ha

  • A Tale of Love [1995]
  • Forgetting Vietnam [2015]
  • Naked Spaces – Living is Round [1985]
  • Night Passage [2004]
  • Reassemblage [1982]
  • Shoot for the Contents [1991]
  • Surname Viet Given Name Nam [1989]
  • The Fourth Dimension [2001]
  • What About China? [2021]

Em baixo deixamos-te um vídeo para que conheças o trabalho de Trinh T. Minh-ha. A cineasta recebe agora uma retrospetiva em Portugal onde poderemos perceber como é que as suas histórias feministas conseguem romper cânones cinematográficos.

Mais informações sobre este festival relacionadas com a programação serão divulgadas em breve. Fica atento à página oficial do FICLA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *