General Li Shang

Personagem principal de Mulan retirada do filme

A Disney eliminou a personagem de Li Shang do live-action de “Mulan” e as reações não são as melhores.

Os live-action da Disney tem dado que falar desde que o primeiro saiu. Já assistimos a uma Bela muito inspiradora e “O Livro da Selva” não deixou dúvidas sobre a qualidade e o sucesso que os próximos filmes fariam. A verdade é que desde que o calendário da Disney foi anunciado que os fãs ficaram entusiasmados e ansiosos por ver as suas personagens preferidas ganhar vida. No entanto parece que nem todas vão ter uma oportunidade.

Que o diga Li Shang o General que se apaixona por Mulan no filme de animação. Ao que parece a personagem não vai ter lugar no live-action de “Mulan”, cuja data de estreia está agendada para 2020. A notícia é ainda fresca mas isso não quer dizer que não esteja já a incendiar as redes sociais. Os fãs estão revoltados, afinal esta é uma personagem com enorme valor para o filme.

LET’S GET DOWN TO BUSINESS!

Para quem não se recorda, no filme de animação o General Li Shang treinava o exército para defender a China do poderoso Shan Yu. Quando cada família tem, por ordem do imperador, disponibilizar um homem para se juntar ao exército Mulan disfarça-se de homem para salvar a vida do pai e torna-se num verdadeiro soldado. Ninguém desconfia de quem é até que esta se magoe e seja descoberta pelos colegas. No decorrer da história Li Shang ganha respeito por Mulan não enquanto homem mas sim enquanto soldado. No entanto quando esta revela ser uma mulher a admiração do General transforma-se em algo mais, vindo mesmo a casar-se com ela no filme de animação “Mulan II”

A história não deixou ninguém indiferente pois juntamente com Pocahontas, Mulan surge na nova vaga das princesas da Disney. Uma vaga que se destaca por encorajar e dar força às mulheres, mostrando que estas podem ser tão corajosas e fortes como qualquer homem. Claro que apesar dessa ser a mensagem da história, quando “Mulan” estreou muitos dos fãs foram referindo que a personagem de Li Shang era na realidade bissexual. E essa imagem permaneceu até hoje, afinal a história de amor entre os dois surge quando Li Shang pensava que Mulan era um homem.

Lê Também:
Disney revela quais os filmes a estrear nos próximos anos

A verdade é que quando se confirmou que a personagem teria sido retirada do filme os fãs revoltaram-se. Afinal porque razão seria uma das personagens principais retiradas do filme? A questão foi colocada e houve mesmo quem fosse mais longe e dissesse que a Disney teria retirado a personagem apenas porque esta é um símbolo da bissexualidade. Afinal, vai ser substituída por uma personagem muito semelhante, com a diferença que a nova personagem Chen Honghui só começa a desenvolver carinho por Mulan quando descobre que esta é uma mulher.

Coincidência ou não, não sabemos. A verdade é que os fãs ficaram revoltados. Li Shang é uma personagem muito querida que ao longo dos anos revelou ser importante para muitos jovens. E aqui entre nós não fará muito sentido perder uma peça tão essencial se a razão for a bissexualidade da mesma.

#BringLiShangBack é o movimento que já se está a gerar no Twitter e parece-nos que não vai ficar por aqui. E tu? Queres que a Disney traga Li Shang de volta?

Beatriz Monteiro

25 @ Coach @ Social Media Manager @ Magazine Editor. Viciada em banda desenhada, cinema, música e confesso jelly beans. A minha bucket list inclui receber uma carta para Hogwarts. Não aconteceu, ainda! Fã incondicional da Marvel e da DC. Não escolho lados. Escrevo todos os artigos a ouvir o albúm Leftoverture dos Kansas. Mais sobre mim no meu instagram! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *