Estes são os 4 filmes favoritos do novo Papa Leão XIV
O novo Papa Leão XIV foi eleito há pouco mais de 6 meses. Aos poucos vamos sabendo mais coisas sobre ele. Esta semana, o novo sumo pontífice encontrou-se com várias estrelas do mundo do cinema. Neste pretexto, num vídeo partilhado pela Variety, o Papa revelou quais os seus 4 filmes favoritos.
Sendo Robert Prevost de origem norte-americana seria de esperar que a sua lista tivesse filmes desta nacionalidade mas também há uma surpresa…
Um clássico de Natal referido pelo Papa Leão XIV

Não, um dos filmes favoritos do Papa Leão XIV não é o “Sozinho em Casa” (1990, Chris Columbus), aquele filme que todos os anos passa na televisão em Portugal e que, por essa razão, se tornou um clássico de Natal. Mas, o Papa Leão XIV é bastante mais exigente e escolheu como um dos seus filmes preferidos “Do Céu Caiu uma Estrela” (1946, Frank Capra).
Este sim deveria ser o grande filme de Natal a passar todos os anos na televisão portuguesa e é, sem sombra de dúvida, o grande clássico da quadra. No entanto, são raras as oportunidades de o vermos em Portugal, infelizmente…
O clássico de Frank Capra com James Stewart no papel principal é uma história de redenção que não podes mesmo perder! George Bailey (Stewart) é um homem com uma família perfeita, com a mulher e dois filhos pequenos. Contudo, quando ele se dá como responsável de perder dinheiro de vários habitantes de Bedford Falls devido ao avarento Sr. Potter (Lionel Barrymore), George quer suicidar-se. Cabe ao seu anjo da guarda, Clarence (Henry Travers) mostrar-lhe o que seria o mundo sem George Bailey e, assim, fazê-lo refletir sobre a sua decisão.
Podes ver “Do Céu Caiu uma Estrela” de forma gratuita na plataforma de streaming Plex, embora sem legendas em português. Podes ainda assistir ao filme em regime de aluguer ou compra na Amazon Prime Video e Apple TV.
Música para os ouvidos do Papa Leão XIV

Embora não sendo um filme de Natal, a verdade é que a RTP1 nos deu essa tradição ao longo dos anos – ainda que não seja um filme tão frequente na quadra quanto “Sozinho em Casa”.
Falo, pois, do musical “Música no Coração” (1965, Robert Wise) que é outro dos filmes favoritos do Papa Leão XIV.
Vencedor de 5 Oscars – melhor filme, realizador, som, música e montagem – esta longa-metragem mágica conta a história da jovem freira Maria (interpretada por Julie Andrews). Ela é uma freira que falta frequentemente às suas responsabilidades e, em consequência, o convento envia-a para a casa do Capitão Von Trapp (Christopher Plummer) que está a procura de uma percetora para os seus sete filhos. A pouco e pouco, os dois acabam por ser apaixonar. Uma história que decorre na Áustria momentos antes do início da II Guerra Mundial.
Podes ver “Música no Coração” em exclusivo no catálogo do Disney+ em Portugal.
Outro vencedor de Oscars

Vencedor de 4 Oscars – melhor filme, ator secundário (Timothy Hutton, que mantém ainda hoje o recorde de ter sido o mais jovem vencedor da categoria, com 20 anos), realizador e argumento adaptado -, esta obra realizada pelo ator/realizador recentemente falecido Robert Redford é outro dos filmes favoritos do Papa Leão XIV.
Assim, o sumo pontífice tem, igualmente, como um dos seus filmes prediletos “Gente Vulgar” (1980, Robert Redford). Baseado no romance homónimo de Judith Guest, a longa-metragem tem no elenco nomes como Donald Sutherland, Mary Tyler Moore, Judd Hirsch, Timothy Hutton, M. Emmet Walsh, Elizabeth McGovern, entre outros.
“Gente Vulgar” aborda a história de uma família abastada cuja morte acidental do filho mais velho lhes vai forçar a resolverem as diferenças e problemas entre si.
Infelizmente, o filme não está disponível em qualquer plataforma de streaming em Portugal. Podes, no entanto, comprar o blu-ray do filme através da Amazon Espanha (sem legendas em português).
Em Itália, sê italiano

Esta será, talvez, a grande surpresa da lista de filmes preferidos do Papa Leão XIV, uma vez que não se trata de um filme norte-americano mas sim italiano, algo que condiz com a sua morada.
Assim, o Papa Leão XIV desvendou que “A Vida é Bela” (1997, Roberto Benigni) é outro dos seus filmes preferidos. Uma ode à paz e, talvez por isso, seja tão acarinhado pelo novo sumo pontífice.
Esta longa-metragem começa igualmente no período pré-II Guerra Mundial, desta feita na Itália. Contudo, o foco da narrativa decorre já em plena II Guerra Mundial e aborda, como uma fábula, a perseguição aos judeus durante o Holocausto. Assim, depois de Guido (Benigni), Dora (Nicoletta Braschi) e o filho de ambos Giosué (Giorgio Cantarini) serem levados para um campo de trabalho forçado, Guido poupa o sofrimento do seu filho ao dizer-lhe que estão a participar num jogo e que o vencedor ganhará um tanque como prémio.
“A Vida é Bela” venceu 3 Oscars: melhor ator, música e filme estrangeiro. Infelizmente é outro filme que não está disponível no streaming em Portugal. No entanto, podes comprar o blu-ray (sem legendas em português) na Amazon Espanha.

