The Midnight Sky | © Netflix

História dos Óscares | Só actores ou também bons realizadores?

Sabes quantos actores é que se tornaram realizadores? E quantos receberam nomeações da Academia? Nós sabemos e queremos partilhar contigo!

A maior parte das vezes as nomeações de melhor realizador estão directamente relacionadas com as de melhor filme mas a verdade não é sempre essa.

Uma das maiores surpresas deste ano foi a ausência de Bradley Cooper na lista da Academia dos melhores realizadores, apesar do sucesso de “Assim Nasce Uma Estrela“. Infelizmente, esta surpresa não é um acontecimento único uma vez que a Academia já nos trouxe alguns momentos destes no passado.

Lê Também:
Bradley Cooper é brutalmente honesto sobre os Óscares

Para os mais esquecidos, na cerimónia de 2013, a Academia surpreendeu tudo e todos com o que consideraram ser o filme do ano. “Argo” foi o vencedor da noite e levou o Óscar de Melhor Filme e no entanto o seu realizador nem recebeu uma nomeação na sua categoria. E sim, também neste caso falamos de um actor que se tornou realizador, Ben Affleck. Affleck nunca viu o seu trabalho como realizador ser reconhecido com uma nomeação à lista dos melhores desse ano, apesar de ter ganho o prémio de Melhor Realização nos Critics Choice Awards desse ano.

No entanto, clica nas setas e fica a conhecer que outros actores tiveram mais sorte no seu percurso. Alguns deles apenas receberam a nomeação. Outros foram mais longe e arrecadaram o cobiçado prémio.

ADAM MCKAY

Christian Bale em Vice
Christian Bale em Vice | | © Annapurna Pictures
  • 2016 – Nomeado – “The Big Short” (“A Queda de Wall Street”)
  • 2019 – Nomeado – “Vice

TRIVIA: Adam McKay começou a vida profissional como actor, no mundo da comédia e do teatro de improviso. Fez audições para o hitSaturday Night Live” mas nunca fez parte do elenco principal; garantiu no entanto um lugar na equipa de argumentistas pelo seu talento em escrever piadas. Esse mesmo talento, deu-lhe a vitória para Melhor Argumento Adaptado com “A Queda de Wall Street” e já lhe garantiu mais uma nomeação em 2019, pelo argumento original de “Vice”.

FUN FACT: McKay trabalhou com Christian Bale em ambos os filmes garantindo-lhe também nomeações nas categorias de interpretações de actores.



ALEXANDER HALL

ALEXANDER HALL O Defunto Protesta
O Defunto Protesta | ©Colombia Pictures
  • 1942 – Nomeado – “O Defunto Protesta”

TRIVIA: Alexander Hall iniciou a sua carreira de actor com a tenra idade de quatro anos, no mundo do teatro. A mudança de carreira, de actor para realizador, aconteceu após a Primeira Guerra Mundial, onde serviu nas tropas americanas.



ANTHONY HARVEY

O Leão no Inverno ANTHONY HARVEY
© 1968 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.
  • 1969 – Nomeado – “O Leão no Inverno”

TRIVIA: Anthony Harvey iniciou-se no mundo do cinema como actor infantil. Antes de se tornar realizador trabalhou como editor em filmes de sucesso como “Lolita” e “Dutchman”




BOB FOSSE

Roy Scheider All That Jazz
© 1979 20th Century Fox. All rights reserved.

TRIVIA: Bob Fosse não começou como actor mas é sem dúvida um dos maiores nomes do mundo da dança. Bailarino, coreógrafo e encenador de formação, Fosse focou-se na representação em primeira instância, até conseguir passar a sua genialidade para o trabalho de realizador e argumentista.



BUCK HENRY

A Primeira Noite | © Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.
  • 1979 – Nomeado – “O Céu Pode Esperar”
    • Nomeação a meias com Warren Beatty

TRIVIA: Como muitos actores que se tornam realizadores, Buck Henry também se aventurou como argumentista. A aventura foi bem sucedida e garantiu-lhe uma nomeação (a meias com Calder Willingham), em 1968, para Melhor Argumento Adaptado com “A Primeira Noite“. 



CLINT EASTWOOD

filmes na tv
Clint Eastwood e Amy Adams © Warner Bros. Pictures

TRIVIA: Em 1993, com “Imperdoável”, Eastwood também recebeu uma nomeação para Melhor Actor Principal. Já em 2005, conquistou 3 nomeações com “Million Dollar Baby: Sonhos Vencidos” ; foi nomeado para Melhor Actor Principal e arrecadou não só o Óscar de realização como de Melhor Filme.




ELIA KAZAN

FOX Movies
A Leste do Paraíso | © FOX Movies
  • 1948 – VENCEDOR – “A Luz é Para Todos
  • 1952 – Nomeado – “A Streetcar Named Desire” (“Um Elétrico Chamado Desejo”)
  • 1955 – VENCEDOR – “On the Waterfront” (“Há Lodo no Cais”)
  • 1956 – Nomeado – “A Leste do Paraíso”
  • 1964 – Nomeado – “América, América”

TRIVIA: Elia Kazan foi actor de teatro profissional, encenador e no final da sua carreira, realizador. Começou como figurante em vários filmes gravados em Nova Iorque e como realizador a Academia reconheceu-lhe o mérito em 5 ocasiões distintas. Em 1999, Kazan ganhou o Óscar Honorário. Devido às suas ações durante a “Caça às Bruxas” do Senador McCarthy, esta é uma das vitórias mais polémicas de sempre e durante a própria cerimónia muitos atores e cineastas recusaram-se a aplaudir.



ERNST LUBITSCH

  • 1930 – Nomeado – “The Love Parade” (“Parada do Amor”)
  • 1930 – Nomeado – “The Patriot” (“O Patriota”)
  • 1944 – Nomeado – “Heaven Can Wait” (“O Céu Pode Esperar”)

TRIVIA: Em 1947, Ernst Lubitsch ganhou um Óscar Honorário pela sua contribuição à Arte do Cinema.



FRANK LLOYD

Gene Tierney Heaven Can Wait
© Twentieth Century Fox
  • 1930 – Nomeado – “Drag”
  • 1930 – Nomeado – “Weary River”
  • 1930 – VENCEDOR – “The Divine Lady” (“Trafalgar”)
  • 1934 – VENCEDOR – “Cavalcade” (“Cavalgada”)
  • 1936 – Nomeado – “Mutiny on the Bounty” (“Revolta na Bounty”)

TRIVIA: É o único realizador na história dos Óscares a ganhar o prémio de Melhor Realização por um filme que não estava nomeado na categoria de Melhor Filme, por “The Divine Lady”.




GEORGE CLOONEY

George Clooney
George Clooney | ©Hulu
  • 2006 – Nomeado – “Good Night, and Good Luck” (“Boa Noite, e Boa Sorte”)

TRIVIA: Neste ano Clooney foi nomeado para Melhor Realizador e Melhor Actor Secundário, por “Syriana



GRETA GERWIG

lady bird fox
“Lady Bird” | ©2017 Interactivecorps Film, LLC

TRIVIA: No mesmo ano em que recebeu a sua primeira nomeação para o prémio da Realização, Greta Gerwig arrecadou igualmente uma nomeação a Melhor Argumento Original com o mesmo filme, “Lady Bird”.



HARRY BEAUMONT

The Broadway Melody
©Metro-Goldwyn-Mayer

TRIVIA: Beaumont iniciou a sua carreira na representação com uma companhia de representação que andava pelo país. Mudou o seu foco para a realização em 1915 e tornou-se um dos nomes de peso do estúdio MGM. Foi um dos responsáveis pelo lançamento das carreiras de Joan Crawford e John Barrymore.




IRVING CUMMINGS

_Warner Baxter Dorothy Burgess In Old Arizona
© Fox Film Corporation

TRIVIA: A sua carreira de actor começou em adolescente nos palcos da Broadway e foi em 1909 que começou a entrar em filmes. Não arrecadou o Óscar de Melhor Realizador mas o seu filme, “In Old Arizona”, deu o Óscar de Melhor Actor a Warner Baxter.




JOHN CASSAVETES

Discriminação Racional Sombras
“Sombras” de John Cassavetes |©Lion International Films

TRIVIA: Para além da sua nomeação em 1975, Cassavetes também foi nomeado em 1968, como Melhor Actor Secundário, por “Doze Indomáveis Patifes”, e em 1969, na categoria de Melhor Argumento Original, por “Rostos”.



JOHN SCHLESINGER

Páscoa
©United Artists
  • 1966 – Nomeado – “Darling”
  • 1970 – VENCEDOR – “Midnight Cowboy” (“O Cowboy da Meia-Noite”)
  • 1972 – Nomeado – “Sunday Bloody Sunday” (“Domingo, Maldito Domingo”)

TRIVIA: John Schlesinger iniciou-se como actor em pequenos papéis no pequeno ecrã mas foi na área da realização que se afirmou em Hollywood. Começou com pequenos documentários até chegar aos filmes dos grandes estúdios.




JORDAN PEELE

jordan peele
© Universal Pictures
  • 2018 – Nomeado – “Get Out” (“Foge“)

TRIVIA: Jordan Peele não levou o Óscar de Realizador mas levou o de Melhor Argumento Original (para o mesmo filme)



JULES DASSIN

Nunca aos Domingos JULES DASSIN
© Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.

TRIVIA: Como muitos destes actores tornados realizadores, Jules Dassin começou a carreira no teatro, ainda na adolescência.



KENNETH BRANAGH

Kenneth Branagh
© 20th Century Fox
  • 1990 – Nomeado – “Henry V” (“Henrique V”)

TRIVIA: Pelo mesmo filme, “Henry V”, Branagh também esteve nomeado na categoria de Melhor Actor. Actor desde muito novo, foi aos 23 anos que interpretou Henry V pela primeira vez numa produção da Royal Shakespeare Company (foi o actor mais novo de sempre a ocupar o lugar de protagonista)




KEVIN COSTNER

Dança com Lobos
Dance with Wolves © MGM

TRIVIA: Costner também levou para casa o Óscar de Melhor Filme e chegou a receber nomeação para Melhor Actor Principal por este mesmo filme.



LAURENCE OLIVIER

Hamlet LAURENCE OLIVIER
©Two Cities Films
  • 1949 – Nomeado – “Hamlet

TRIVIA: Ao longo da sua carreira, Laurence Olivier foi nomeado para 10 Óscares enquanto actor e ganhou um em 1949 por “Hamlet”. Além disso, pelos seus esforços enquanto actor, produtor e realizador, Olivier também ganhou dois Óscares Honorários, o primeiro em 1947, o segundo em 1979.



LIONEL BARRYMORE

Madame X LIONEL BARRYMORE
© Metro-Goldwyn-Mayer

TRIVIA: Lionel Barrymore ganhou o Óscar de Melhor Actor em 1931 por “Uma Alma Livre”.



MARTIN RITT

Martin Ritt Hud O Mais Selvagem Entre Mil
©Paramount Pictures

TRIVIA: Enquanto actor em início de carreira no teatro, Martin Ritt trabalhou com outro dos nomes desta lista, Elia Kazan.



MEL GIBSON

razzies
Mel Gibson

TRIVIA: Com “Braveheart”, Mel Gibson também arrecadou o galardão para Melhor Filme. Gibson, a par de outros nomes da lista, é tão reconhecido pelo trabalho de realizador como de actor, contando no currículo com outros êxitos e clássicos como “Arma Mortífera”, “O Patriota”, “A Paixão de Cristo” e “Apocalypto”.




MIKE NICHOLS

Elizabeth Taylor
Who’s Afraid of Virginia Woolf? | © Warner Bros.
  • 1967 – Nomeado – “Who’s Afraid of Virginia Woolf?” (“Quem Tem Medo de Virginia Woolf?”)
  • 1968 – VENCEDOR – “The Graduate” (“A Primeira Noite”)
  • 1984 – Nomeado – “Silkwood” (“Reacção em Cadeia”)
  • 1989 – Nomeado – “Working Girl” (“Uma Mulher de Sucesso”)

TRIVIA: Mike Nichols faz parte do restrito grupo EGOT. Ao longo da sua carreira já ganhou um Emmy, um Grammy, um Óscar e um Tony Award.




ORSON WELLES

The Other Side of The Wind, Orson Welles, Netflix
The Other Side of The Wind

TRIVIA: Welles não levou o Óscar de Realizador mas levou o de Melhor Argumento Original (para o mesmo filme). Também recebeu nomeação para a categoria de Melhor Actor.



PETER GLENVILLE

Becket Peter O'Toole
©Paramount Pictures
  • 1965 – Nomeado – “Becket

TRIVIA: Para além da nomeação a Melhor Realizador aos prémios da Academia, Peter Glenville arrecadou 4 nomeações aos Tony Awards pelo seu trabalho enquanto responsável de 4 produções da Broadway.




RICHARD ATTENBOROUGH

  • 1983 – VENCEDOR – “Gandhi

TRIVIA: Richard Attenborough também levou para casa o Óscar de Melhor Filme



ROBERT REDFORD

The Old Man and the Gun
Robert Redford em “The Old Man and the Gun”
  • 1981 – VENCEDOR – “Ordinary People” (“Gente Vulgar”)
  • 1995 – Nomeado – “Quiz Show”

TRIVIA: Robert Redford é um dos maiores nomes da indústria cinematográfica. Actor, realizador e criador do Sundance Festival, é um dos nomes de referência para novos talentos.




ROBERT Z. LEONARD

O Grande Ziegfeld
© Metro-Goldwyn-Mayer
  • 1930 – Nomeado – “The Divorcee” (“A Divorciada”)
  • 1937 – Nomeado – “The Great Ziegfeld” (“O Grande Ziegfeld”)

TRIVIA: Desistiu de uma carreira na advocacia para iniciar uma carreira no cinema. Não ganhou nenhum Óscar mas permitiu que duas actrizes ganhassem Óscares na categoria de Melhor Actriz, Norma Shearer (“The Divorcee”) e Luise Rainer (“The Great Ziegfeld”).




ROBERTO BENIGNI

Festa do Cinema Italiano
Roberto Benigni em “Pinocchio” © Festa do Cinema Italiano

TRIVIA: Roberto Benigni, na cerimónia de 1999 esteve nomeado para Melhor Realizador, Melhor Argumento Original e Melhor Actor. No final da noite foi o grande vencedor na categoria da representação.   



RON HOWARD

jennifer connelly oscar marvel
“A Beautiful Mind” | © Universal Pictures
  • 2002 – VENCEDOR – “A Beautiful Mind” (“Uma Mente Brilhante”)
  • 2009 – Nomeado – “Frost/Nixon”

TRIVIA: Ron Howard, enquanto actor, participou no sucesso “American Graffiti: Nova Geração“. Para além de “Uma Mente Brilhante”, é um dos mais conceituados actores da geração actual de realizadores de Hollywood, com alguns dos títulos mais memoráveis do cinema como “Splash, a Sereia” (1984) e “Apollo 13” (1995).




SOFIA COPPOLA

filmes na tv
Scarlett Johansson e Bill Murray

TRIVIA: Sofia Coppola não levou o Óscar de Realização mas levou o de Melhor Argumento Original (para o mesmo filme).



SYDNEY POLLACK

filmes na tv
Jessica Lange e Dustin Hoffman em “Tootsie” | © 1982 Columbia Pictures Industries, Inc. All Rights Reserved.
  • 1970 – Nomeado – “They Shoot Horses, Don’t They?” (“Os Cavalos Também Se Abatem”)
  • 1983 – Nomeado – “Tootsie: Quando Ele era Ela
  • 1986 – VENCEDOR– “Out of Africa” (“África Minha”)

TRIVIA: Em 1986, Sydney Pollack também levou para casa o Óscar de Melhor Filme com “Out of Africa



TIM ROBBINS

A Última Caminhada
© 1995 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc. All Rights Reserved.

TRIVIA: Em 2004, Tim Robbins ganhou o Óscar de Melhor Actor Secundário por “Mystic River”, realizado por Clint Eastwood, outro dos nomes desta lista.



TOM McCARTHY

Satellite Awards

TRIVIA: Apesar de ter muitos mais créditos como actor do que como realizador ou argumentista, os maiores sucessos de Tom McCarthy foram nessas áreas. Em 2010, ele recebeu sua primeira nomeação para o Óscar por colaborar no Argumento Original de “Up: Altamente” da Pixar e, em 2016, ganhou o Óscar de Melhor Argumento Original por “Spotlight”.



WARREN BEATTY

elaine may ishtar
Warren Beatty e Dustin Hoffman em ISHTAR (1987)
  • 1979 – Nomeado – “O Céu Pode Esperar”
    • Nomeação a meias com Buck Henry
  • 1982 – VENCEDOR – “Reds

TRIVIA: Beatty levou o Óscar de Realizador mas, pelo mesmo filme, estava também nomeado a Melhor Filme, Melhor Actor Principal e Melhor Argumento Original



WILLIAM DIETERLE

A Vida de Zola
© 1937 – Warner Bros. All rights reserved.

TRIVIA: Juntou-se a uma companhia de teatro aos 16 anos e mais tarde é que se focou na realização. Foi um dos realizadores que viu o seu trabalho afectado durante o tempo do senador McCarthy.




WOODY ALLEN

Woody Allen
Woody Allen | © 1984 Metro-Goldwyn-Mayer Studios Inc.
  • 1978 – VENCEDOR – “Annie Hall
  • 1979 – Nomeado – “Interiors” (“Intimidade”)
  • 1985 – Nomeado – “Broadway Danny Rose” (“O Agente da Broadway”)
  • 1987 – Nomeado – “Hannah and Her Sisters” (“Ana e as Suas Irmãs”)
  • 1990 – Nomeado – “Crimes and Misdemeanors” (“Crimes e Escapadelas”)
  • 1995 – Nomeado – “Bullets Over Broadway” (“Balas Sobre a Broadway”)
  • 2012 – Nomeado – “Midnight in Paris” (“Meia-Noite em Paris”)

TRIVIA: Woody Allen é, sem dúvida alguma, um dos nomes mais mediáticos desta lista e, no entanto, quem mais nomeações arrecadou por parte da Academia de Hollywood. Em 1978, na cerimónia onde ganhou o seu primeiro Óscar enquanto realizador, Allen também estava nomeado para Melhor Actor por “Annie Hall“. Mais recentemente, em duas ocasiões distintas, Woody Allen não ganhou o Óscar de Melhor Realizador mas ganhou dois Óscares na categoria de Melhor Argumento Original, por “Hannah and Her Sisters” (1987) e “Midnight in Paris” (2012).

Muitas surpresas? Sabias que estes actores se tinham tornado realizadores?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3096 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.