Filmes que marcaram a nossa infância

Filmes que marcaram a nossa infância

[tps_header]

Para celebrar este Dia da Criança decidimos perguntar aos leitores da MHD quais tinham sido os filmes que marcaram a nossa infância e agora podes descobrir os resultados. Para além de uma viagem nostálgica, este é igualmente um artigo que te pode inspirar se quiseres fazer uma maratona de filmes com as crianças da família!

[/tps_header]

25. JUMANJI (1995)

jumanji

Divertido e um bocadinho aterrador, “Jumanji” conta com Robin Williams e uma jovem Kirsten Dunst no elenco. A obra de Joe Johnston (“Querida, Eu Encolhi os Miúdos” e “Capitão América: O Primeiro Vingador”) segue Alan, um rapaz que encontra um jogo de tabuleiro chamado Jumanji. Pensando tratar-se de algo inofensivo, inicia jogada com a sua amiga de infância, Sarah. Contudo, Jumanji é na realidade uma maldição que só termina quando o jogo chega ao fim. Durante este, Alan é levado para uma floresta durante vinte anos e, quando regressa, terá de convencer a sua amiga, agora mulher adulta traumatizada com os evento do passado, e duas crianças, de que a única forma de se salvarem de Jumanji é aceitarem o que ele lhes oferece.

Sim, não parece nada um filme para crianças, contudo, “Jumanji” mostrava-nos que é preciso encarar a vida com coragem e que os amigos estarão lá sempre para nos ajudar. Para além disso, não podia ser um filme de Robin Williams sem inúmeros momentos de comédia que alegrava as nossas tardes.




24. OS FLINTSTONES (1994)

os flintstones

Inspirado nos desenhos animados homónimos, “Os Flintstones” segue os nossos homens das cavernas preferidos em mais aventuras em Bedrock, a cidade que mistura pré-história com adornos dos anos 60/70. Desconhecidos para muitos de nós na altura, John Goodman, Elizabeth Perkins, Rick Moranis, Rosie O’Donnell, Kyle MacLachlan, Halle Berry, e Elizabeth Taylor, recriaram o mundo que tanto adorávamos para duas horas de pura diversão realizadas por Brian Levant (“Beethoven”).




23. UMA VIDA DE INSECTO (1998)

uma vida de insecto

Um grupo de insectos muito divertidos terão de se juntar e, contra todas as probabilidades, salvar a o seu reino. Claro, cada uma das personagens é mais louca do que a outra, e não é difícil perceber porque é que esta história marcou tantas infâncias! O filme foi realizado por John Lasseter (“Carros”) e Andrew Stanton.




22. PARQUE JURÁSSICO (1993)

parque jurássico

Antes do sucesso de “Mundo Jurássico”, “Parque Jurássico” maravilhava adultos e crianças no início dos anos 90. O que seria explorar um mundo habitado por dinossauros, esta é a premissa do filme de Steven Spielberg. Sam Neill, Laura Dern, e Jeff Goldblum são alguns dos nomes que constituem o elenco de uma obra aterrorizantes mas que não deixava as crianças indiferentes – não fossem dois dos seus protagonistas jovens.




21. PANTERA COR-DE-ROSA (1963)

pantera cor de rosa

O filme que deu origem a um dos mais divertidos desenhos animados de sempre é um que os mais pequenos vão certamente gostar pelo elevado grau de comédia e as excelentes atuações de David Niven, Peter Sellers, e Robert Wagner. A obra centra-se à volta de um detetive muito destrambelhado.




20. TITANIC (1997)

titanic

Inspirado numa das maiores tragédias de sempre, “Titanic” de James Cameron juntou no grande ecrã Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Este filme é algo longe de ser para crianças, e mais um exemplo de que até filmes sérios podem suscitar o interesse dos mais pequenos. Quer seja pela tragédia que tanto nos assombrava ou pela incrível história de amor, “Titanic” marca várias infâncias.




19. PAPUÇA E DENTUÇA (1981)

papuça e dentuça

A improvável história de amizade entre uma raposa e um cão de caça leva-nos até “Papuça e Dentuça”. Esta obra é, à semelhança de outras, bastante dramática e viaja desde a inocência da infância até à dura realidade da adultez. Contudo, no final, a amizade é o grande foco, mostrando que até mesmo dois inimigos naturais podem aprender a se respeitar e a guardar algo daquilo que um dia fora uma grande amizade.




18. A MÁSCARA (1994)

a máscara

Jim Carrey é um homem simples cuja vida muda radicalmente após descobrir uma misteriosa máscara que o transforma num ser imortal e muito, muito divertido! Este é um dos exemplos de filmes que continuam relevantes anos depois da sua estreia e garantimos que ainda te divertirás muito a revê-lo.




17. BAMBI (1942)

bambi

O filme que nos deixou a todos com medo de perdermos as nossas mães numa floresta algures, marcou as nossas infâncias, talvez não pelos melhores motivos! Brincadeiras à parte, a obra de James Algar e Samuel Armstrong rapidamente se tornou num clássico, uma história sobre a amizade e a superação de obstáculos mesmo quando ainda estamos numa idade inocente.




16. THE INCREDIBLES (2004)

the incredibles

Todos conhecemos os filmes de super-heróis mas poucos se perguntam como seriam para uma família viver uma vida normal enquanto salva o mundo. Bem, a resposta está no divertido “The Incredibles”, cuja sequela estreia já este ano! Junta-te a esta família e apanha os vilões que tentam apoderar-se da terra!




15. BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937)

branca de neve

A primeira longa-metragem da Disney viria a fazer parte das infância de gerações e gerações, sendo ainda hoje, 80 anos depois, um filme de referência para os novos pais. A história segue uma princesa cuja madrasta a deseja matar, conseguindo refúgio na casa de sete anões, cada um com uma personalidade muito forte. Apesar de virem de fundos diferentes e não se darem bem inicialmente, a amabilidade da princesa e a solidão dos anões acaba por torná-los amigos.




14. O CORCUNDA DE NOTRE DAME (1996)

o corcunda de notre dame

Uma história inspiradora sobre a diferença, este é “O Corcunda de Notre Dame”. Quase todas as personagens são bastante diferentes e todas nos mostram que ser “estranho” não tem nada de mal. Seja pela nossa religião, pela nossa cultura ou cor de pele, no final todos podem ser amigos, e juntos derrotar o mal que mancha o nosso planeta.




13. ET – O EXTRATERRESTRE (1982)

E.T. - O Extra-Terrestre

Steven Spielberg regressa ao nosso TOP e isso não deveria surpreender ninguém. Desta vez com um filme mais apropriado para crianças, o realizador traz-nos uma das grandes obras do cinema, capaz de cativar pais e filhos ainda nos dias de hoje. Aliás, o próprio Spielberg afirmou ter ficado surpreendido com a quantidade de adultos que adorou o filme, feito a pensar nos mais pequenos. Em “ET”, um jovem terráqueo tem de ajudar um alien a regressar à sua família, contudo, esta não será uma missão fácil.




12. CINDERELLA (1950)

cinderella

Este clássico da Disney mostra-nos que o bem prevalece e que não devemos desistir dos nossos sonhos, mesmo que este seja casar com um príncipe. A história segue uma jovem transformada em criada pela sua madrasta, que a proíbe de ir ao baile organizado pelo rei para que o príncipe possa escolher a sua futura esposa. Com a ajuda de uns ratinhos amigos e da fada madrinha, Cinderella vai conseguir livrar-se da opressão da sua família adotiva.




11. TOY STORY: OS RIVAIS (1995)

toy story

Apesar do que alguns de vocês sugeriram, a verdade é que “Toy Story” não chega ao nosso TOP 10 mas não podia ficar de fora desta lista. A história, cujo novo capítulo irá sair algures durante o próximo ano, segue dois amigos improváveis que terão de aprender a lidar um com o outro.




10. HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001)

harry potter

A primeira vez que vi “Harry Potter” foi na escola, numa aula especial em que a professora trouxe os famosos carrinhos com a televisão e o leitor de VHS. Na altura os livros já eram populares mas longe estávamos de adivinhar o grande êxito da saga e o modo como esta nos marcaria durante a infância até a adultez. Perfeito para o público de todas as idades, “Pedra Filosofal” estreia o nosso TOP 10!




9. SPACE JAM (1996)

space jam

O filme com o melhor site de sempre, sim ainda está online e aconselhamos-te muito a conhecer, junta as estrelas da NBA com as igualmente famosas personagens dos Looney Tunes. O grupo terá de derrotar aliens que vêm para destruir a terra e tudo culmina em duas horas de vários momentos no mínimo peculiares.




8. POCAHONTAS (1995)

pocahontas

Mais um filme sobre aceitar as diferenças, “Pocahontas” ensina uma lição importante enquanto nos diverte com os seus momentos mais animados. Longe da crueldade da sua história original, o filme reflete sobre o mal que fazemos ao outros somente pela sua cultura nos ser estranha. No final, aprender com eles só nos torna mais ricos. Em tom de curiosidade, Pocahontas foi a primeira princesa Disney não-branca. De igual modo, ela é das únicas princesas que não precisa ser salva, conseguindo não somente lutar por si mas também por aqueles que ama.




7. SHREK (2001)

shrek

“Somebody once told me the world is gonna roll me, I ain’t the sharpest tool in the shed. She was looking kind of dumb with her finger and her thumb, in the shape of an “L” on her forehead”. Se te lembras desta letra, possivelmente estás a ficar velho! “All Star” dos Smash Mouth  é a música que ficou conhecida por fazer parte de “Shrek”, o filme que seguia um ogre não muito inteligente na sua jornada com um burro muito chato e uma princesa incapaz de aceitar quem realmente era.




6. ALADDIN (1992)

aladdin

O “príncipe” Ali Ababwa conquistou o coração de Jasmine e também de toda uma geração. Aladdin é um rapaz pobre que vive na rua até conhecer uma princesa que terá de salvar. Mas não somente o jovem ficou conhecido, afinal, quem se pode esquecer do divertido e carismático génio, interpretado por Robin Williams.




5. MULAN (1998)

mulan

Mais guerreira que princesa Disney, Mulan regressará brevemente ao cinema enquanto live-action e não é de admirar. O filme inspira especialmente as raparigas a serem independentes e a não desistirem dos seus sonhos somente por serem raparigas. A obra é definitivamente um marco mas não podemos também esquecer o quão divertido é!




4. A BELA E O MONSTRO (1991)

a bela e o monstro

Um típico caso de Sindrome de Estocolmo ou uma história de amor? Nunca saberemos. O eterno dilema à parte, temos uma inspiradora história de aceitação e de determinação.




3. A PEQUENA SEREIA (1989)

a pequena sereia

Repleto de músicas que ficarão para sempre na nossa cabeça, “A Pequena Sereia” abre o nosso TOP 3. O filme segue uma jovem princesa que, para conseguir conhecer um príncipe por quem se apaixona e descobrir o que é viver como humana, troca a sua voz pela habilidade de caminhar sobre as duas pernas.




2. SOZINHO EM CASA (1990)

sozinho em casa

O nosso querido filme de Natal, “Sozinho em Casa” ainda nos faz rir com as situações mirabolantes que apresenta e o seu segundo lugar é bem merecido. Kevin McCallister é um rapaz esquecido pela família em casa, vendo-se obrigado a salvá-la de dois ladrões muito azarados e praticamente imortais.




1. REI LEÃO (1994)

rei leão

Muitos de vocês pediram e votaram e heis que “Rei Leão” se torna no filme que mais infâncias marcou. Drama, superação e muita comédia, são os ingredientes que tornam este filme no melhor filme para crianças mas igualmente naquele que mais pequenos traumatizou – não façam piadas com o Mufasa… Será sempre cedo demais! Para contra-balançar vermos o pai do protagonista morrer à nossa frente sem nada podermos fazer (em que raio estavam eles a pensar?!), temos os divertidos e relaxados Timon e Pumba que ajudarão Simba a salvar o seu reino. Em tom de curiosidade, este foi o primeiro filme dobrado em português de portugal, trabalho que nos valeu o prémio de melhor dobragem aquando do lançamento do filme!

Já reviste algum destes filmes em adulto?

[tps_footer]

[/tps_footer]

0 thoughts on “Filmes que marcaram a nossa infância

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *